(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

 

--- Documentação

Aqui você encontra extensa documentação sobre o Magnux Linux, Linux e Unix em geral. Esta sem dúvida não é a lista definitiva de documentos disponíveis. Você deve exercitar sua capacidade de busca e usar uma ferramente de busca da Internet para procurar o assunto que você deseja, mas a os documentos apresentados aqui devem ser suficientes para ajudá-lo a conhecer o Magnux Linux e endender e usar as funcionalidades básicas de um sistema Linux.

FAQ

Algumas perguntas e problemas acontecem freqüentemente, e ter que explicar toda a vez o que fazer para solucioná-los não é produtivo. Por isso as perguntas mais freqüentes (e suas respostas) sobre o Magnux Linux estão condensadas na FAQ do Magnux Linux.
Nota: FAQ é a sigla do inglês "Frequently Asked Questions" ou, em português, "perguntas feitas freqüentemente".

Sobre o Magnux Linux

Alguma documentação já existe em forma eletrônica mas a grande maioria ainda se encontra na cabeça dos desenvolvedores. Abaixo estão os documentos que já foram registrados. Você deve volta-e-meia voltar a esta página para conferir os novos documentos sobre o Magnux Linux!
  • Guia Rápido de Instalação - é, como o nome diz, um guia rápido, pequeno, mas bem eficiente, que ensina os usuários os passos a dar para ter o Magnux Linux instalado.
  • O que faz o Magnux Linux ser Magnux Linux - este texto tenta explicar de forma sucinta as principais diferenças e similaridades entre o Magnux Linux e outros sistema Linux. Ele existe para auxiliar usuários de outros sistema Linux a entender as diferenças práticas entre os sistemas, e o que fazer para lidar com elas.
  • Contribuindo - Como contribuir com o projeto. Este texto ainda não está finalizado, mas já dá uma idéia para usuários mais experientes.

Artigos

Aqui estão alguns artigos escritos especialmente para o Magnux Linux.
  • Usando Watchlists no Magnux Linux — Explica o que são e como usar o sistema de watchlists para facilitar a vida do administrador em caso de modificações e/ou perda de arquivos fundamentais do sistema.

HOWTOs (ou "Como fazer")

Os documentos HOWTOs do Linux são uma poderosa fonte de informação sobre como efetuar várias tarefas em sistemas Linux. Há HOWTOs sobre as mais triviais tarefas e as mais complicadas. Além das suas versões originais em inglês você pode contar com algumas traduções para o português, resultado do excelente trabalho desenvolvido pela equipe da LDP-BR.

Mini-HOWTOs ("Mini-Como fazer")

Os mini-HOWTOs têm o mesmo objetivo que os HOWTOs: documentar diversos aspectos dos sistemas Linux e, principalmente, ensinar como fazer (e como não fazer!) determinadas coisas. Os mini-HOWTOs geralmente cobrem assuntos não tão complexos ou não tão extensos quanto os HOWTOs (daí o prefixo "mini"), mas na verdade alguns "mini" se tornaram tão completos e extensos que contêm mais informações que alguns HOWTOs!

Páginas de Manual

Páginas de manual são documentos que estão disponíveis on-line em seu Magnux Linux e são acessadas usando o comando man(1). Elas são fontes importantes de conhecimento e excelentes como referência. Por exemplo, para acessar a página de manual do comando ls(1) você deve usar o seguinte comando:

$ man ls

Tal convenção é importante porque é possível haver páginas de manual com o mesmo nome em seções diferentes (o man(1) sempre dá preferência à seção de menor número). Por exemplo, para ver a página de manual do comando crontab(1) você pode usar o seguinte comando:

$ man crontab

Já para ver a página de manual sobre o formato do arquivo /etc/crontab, crontab(5), você usa:

$ man 5 crontab

Nota: os números entre parênteses que as vezes acompanham nomes de comando (como em ls(1), man(1) e crontab(5)) estão intimamente ligados às páginas de manual. Eles na verdade se referem aos históricos manuais originais do sistema Unix, que eram divididos em grandes seções numeradas de 1 a 8 seguindo a seguinte categorização:
  • 1 - comandos e utilitários em geral
  • 2 - funções C de chamada ao sistema operacional
  • 3 - funções da biblioteca C
  • 4 - arquivos especiais (em /dev)
  • 5 - formato de arquivos e convenções
  • 6 - jogos e passatempos
  • 7 - pacotes de macro para o nroff(1), convenções e coisas que não se encaixam em outros lugares
  • 8 - comandos e utilitários do sistema operacional
  • 9* - rotinas do kernel
* a seção 9 não constava nos manuais histórico, mais foi adotada por alguns sistemas, incluindo o Magnux Linux.