(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

 

--- O que Faz o Magnux Linux ser Magnux Linux

Este documento lista algumas das características que são particulares ao Magnux Linux. Ele é voltado para usuários de outros sistemas Linux/Unix que queiram saber o que encontrarão no Magnux Linux que é similar a outros sistemas ou, o que é melhor, o que é implementado de forma diferente ou mesmo não é implementado. Ele também mostra alguns itens que o sistema oferece de novo. Seu objetivo é fornecer uma ajuda para que estes usuários consigam uma transição mais suave e consciente para o novo sistema.

Note que este texto não é direcionado para o usuário que está tendo seu primeiro contato com sistemas Linux. Para isso, recomenda-se a leitura do Guia de Instalação do Magnux Linux. Este guia lista o passo a passo da instalação do sistema, além de fornecer instruções para a configuração de alguns aspectos do sistema. Além disso, novos usuários devem também consultar as páginas de documentação do Magnux Linux para obter mais informações sobre outras características.

Sistema de Arquivos

O Magnux Linux é instalado sobre um sistema de arquivos que segue o padrão FSH (Filesystem Hierarchy Standard). Devido a esta característica, quem tem conhecimento do padrão se sentirá confortável utilizando o sistema. Além disso, o FHS foi adotado pela Linux Standard Base como padrão de estrutura do sistema de arquivos oficial para sistemas Linux. Hoje em dia vários outros sistemas se apressam para se adaptar a estes padrões -- isto deve tornar este tipo de organização do sistema mais comum para usuários Linux e torná-los mais familiares com o Magnux Linux.

Alguns itens deste documento evidenciam algumas particularidades do Magnux Linux que não são cobertos pelo FHS e LSB.

/etc/periodic

Os scripts de execução periódica são mantidos no diretório /etc/periodic/scripts e eles não definem por si só de quanto em quanto tempo são executados. Para isso existem os diretórios /etc/periodic/daily, /etc/periodic/weekly e /etc/periodic/monthly onde devem ficar os scripts que deverão ser executados diariamente, semanalmente e mensalmente, respectivamente. Para definir o período de um script basta criar um link simbólico no diretório correspondente. Por exemplo, para agendar a limpeza do sistema de arquivos semanalmente deve-se executar o comando "ln -s ../scripts/clean-filesystems /etc/periodic/daily". Esta forma torna fácil modificar a agenda do sistema e executar um script manualmente, caso seja necessário.

Note que os diretórios /etc/cron.daily, /etc/cron.weekly e /etc/cron.monthly são suportados mas não são utilizados pelos scripts originais do sistema. Arquivos colocados nestes diretórios por pacotes "externos", em conformidade com o LSB, serão interpretados.

Note também que não existem os diretórios /etc/periodic/hourly ou /etc/cron.hourly. Eles não são suportados pelo sistema, nem especificados no LSB. Se você precisa executar programas em períodos menores que 1 dia, você deve criar uma entrada em /etc/crontab ou em um arquivo em /etc/cron.d.

/etc/init.d e /etc/rcn.d

O Magnux Linux utiliza o esquema de scripts do System V, com layout de diretórios em conformidade com o LSB. Isso significa que os scripts são encontrados no diretório /etc/init.d. Todos eles suportam os comandos padrão LSB "start", "stop", "restart" e "force-reload". Alguns outros scripts aceitam outros comandos, notadamente "reload".

Os diretórios de nível de execução (run level) se encontram em /etc/rcn.d, onde n é o número do nível de execução. A localização destes arquivos não é especificada pelo LSB -- o Magnux Linux segue o padrão original do System V.

Outros arquivos normalmente associados à configuração do sistema quando este é iniciado também se encontram em /etc (p. ex. /etc/rc.local).

/etc/system

Todos os aspectos particulares de um sistema Magnux Linux são mantidos em arquivos de configuração no diretório /etc/system. Estes arquivos podem ser editados com qualquer editor de texto simples, e os parâmetros têm a forma "NOME=valor". Comentários no arquivos indicam o que cada parâmetro altera no sistema.

/etc/system/subsys

No diretório /etc/system/subsys são encontrados arquivos com parâmetros específicos de serviços do sistema. Estes arquivos podem ser utilizados para alterar o funcionamento de determinado serviço, sem a necessidade de se alterar o script em /etc/init.d. Após alterar parâmetros nestes arquivos, os serviços correspondentes têm que ser reiniciados com o comando /etc/init.d/serviço restart.

/etc/system/interfaces

Este diretório contém os arquivos de configuração de dispositivos de rede. Os arquivos devem ter o mesmo nome do dispositivo que configuram (eth0, eth1:1, ppp0 etc.). Após criados os arquivos de configuração de dispositivo, eles podem ser ativados e desativados com os comandos /sbin/ifup e /sbin/ifdown, respectivamente (e.g. /sbin/ifup eth1:1).

inittool

O Magnux Linux fornece o comando inittool para gerenciar os links simbólicos dos diretórios de nível execução. Resumidamente, o comando pode ser usado para se automatizar a execução de um serviço quando o sistema é iniciado (comando inittool -e serviço), ou desativar o serviço (inittool -d serviço).

O Guia de Instalação do Magnux Linux possui uma seção inteira sobre serviços do sistema e o uso do inittool para gerenciá-los.

iniciar serviços

Nenhum serviço do sistema é iniciado automaticamente após ter sido instalado. Deve-se utilizar o comando inittool (veja a seção anterior) explicitamente para fazer com que um serviço seja iniciado junto com o sistema.

O programa de instalação ajusta o sistema para iniciar somente os seguintes serviços: atd, cron, syslog e inetd.

/media

Em discussões para a preparação da especificação FHS 2.2, foi enviada uma proposta para a criação de um diretório para a montagem de dispositivos removíveis (disquetes, ZIP etc.). A opinião geral era de que não era apropriado utilizar diretórios sob /mnt, por este já ser utilizado diretamente para a montagem temporária de sistemas de arquivos. A proposta sugeria a utilização do diretório /media para este propósito.

O Magnux Linux adotou a utilização do diretório /media para a montagem deste tipo de dispositivo. Por exemplo, existem os diretórios /media/cdrom, /media/zip etc.

Na prática, é possível montar sistemas de arquivos em qualquer diretório do sistema. No entanto, os diretórios em /media já constam em vários arquivos de configuração do sistema.

apsfilter

O Magnux Linux utiliza o sistema de impressão apsfilter para a formatação de arquivos de diversos formatos para a impressão, em impressoras locais ou remotas. O comando apsfilter_setup deve ser utilizado para configurar o apsfilter.

procmail

O sistema de mensagens eletrônicas não utiliza pode default o procmail para a entrega de mensagens locais. Ao invés disso, é utilizado um programa mínimo especializado somente em entrega local (mail.local). Se for desejado utilizar as funcionalidades extras fornecidas pelo procmail, bastará instalar o pacote procmail, descomentar algumas linhas no arquivo de geração de configuração do sendmail (/etc/mail/sendmail.mc), gerar a configuração (m4 < sendmail.mc > sendmail.cf) e reiniciar o sendmail (/etc/init.d/sendmail restart).