(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

 

--- O que é o Magnux Linux?

O Magnux Linux é um sistema operacional multiusuário e multitarefa construido sob o kernel Linux. Seu objetivo é possuir um elevado nível de segurança e solidez de operação, implementar a "semântica Unix" de forma correta, seguir de forma rígida os padões estabelecidos, além de possuir praticidade e suporte à internacionalização. O Magnux Linux é gratuito, livre, e é desenvolvido de forma aberta, de forma similar ao próprio kernel Linux.

O Magnux Linux foi totalmente desenvolvido no Brasil. Em 1999 decidiu-se que o sistema deveria se tornar uma distribuição "pública" e, para isso, passou por uma recauchutagem para se tornar instalável e usável por um número maior de usuários. (Até então o Magnux Linux era usado em sistemas e projetos específicos, onde se possuia total controle do sistema e se sabia exatamente onde mexer para ajustá-lo e consertá-lo.) Para isso foram desenvolvidas ferramentas de instalação e utilização, documentação básica e, em março de 2001, a primeira versão beta pública, em preparação para a 4ª versão do sistema, foi disponibilizada e um grupo de corajosos de dispôs a testá-la.

Por não ser baseado em nenhum outro sistema, o Magnux Linux segue uma linha de desenvolvimento independente, voltada para os desejos e necessidades de seus usuários (principalmente os brasileiros).

Objetivos

O principal objetivo no desenvolvimento do Magnux Linux é criar um sistema Linux seguro, ou seja, em que seus usuários possam confiar; robusto, prático e com suporte a internacionalização (principalmente ao idioma português do Brasil).

Segurança, Segurança, Segurança

Os procedimentos implementados no Magnux Linux para levá-lo a ser um sistema mais seguro que outras alternativas Linux, são muitos. Primeiramente, e muito mais importante, grande parte de seus programas, servidores etc. passaram (ou vão passar) por auditorias a procura de erros ou falhas que possam comprometer a segurança dos dados de seus usuários. Outra característica -- talvez a que causa a novos usuários mais estranheza (e reclamações) -- é a decisão de por vezes sacrificar funcionalidade e praticidade em nome de segurança. Esta é uma decisão que realmente diferencia o Magnux Linux de outros sistemas.

Praticidade e Robustez

Nenhum nível de segurança funciona bem se não há praticidade na manutenção do sistema. E ele tem que ser capaz de reagir a situações inesperadas e manter seus usuários e administradores avisados sobre falhas e problemas de segurança.

O Magnux Linux possui facilidade de manutenção e atualização. Ele usa o formato de empacotamento de programa RPM, padrão de facto no mundo Linux. E a escolha não foi em vão: o formato RPM foi escolhido pela Linux Standard Base (LSB) como padrão de empacotamento para distribuidores de software independentes. Isso significa que o Magnux Linux já se encontra apto a executar programas desenvolvidos por terceiros que sigam as normas da LSB.

E por falar em padrões, o Magnux Linux tem também como objetivo manter-se dentro dos padrões da indústria e da comunidade Linux. Além da LSB, conforme mencionado no parágrafo anterior, o Magnux Linux já nasceu obedecendo um outro grande padrão Linux, o Filesystem Hierarchy Standars (FHS). A primeira versão alfa já foi construída sob um sistema de arquivos que seguia o padrão FHS (então em sua versão 2.0).

Gratuito, Livre e Aberto

O Magnux Linux é um sistema gratuito, livre e aberto. Isso significa que qualquer pessoa ou empresa pode utilizá-lo, copiá-lo e distribuí-lo livremente (incluindo ganhar dinheiro com isso), alterá-lo, incluir ou excluir funcionalidades etc. Para alguns o Magnux Linux é aquilo que se convencionou chamar "software livre". Note que o Magnux Linux não é um sistema "sem dono" ou de "domínio público". Todo código desenvolvido para o Magnux Linux são de propriedade de seus autores.

O Magnux Linux é um software licenciado sob os termos da Licença Geral Pública (GPL) do projeto GNU que, além de lhe dar os direitos descritos no parágrafo anterior (e que não são os únicos), lhe impõe alguns deveres.

Para maiores informações sobre a GPL recomenda-se a leitura de sua tradução (não oficial) disponível no site do Magnux Linux ou, se preferir, sua versão original em inglês.

Independência ou Morte

O Magnux Linux não é baseado em nenhum outro sistema operacional, montado sob Linux ou não. Em suma ele foi desenvolvido a partir do zero com partes obtidas de vários lugares, mais vasto material desenvolvido exclusivamente para o sistema, sendo a "cola" que uniu todas estas partes o esforço de quem o desenvolveu. Isso lhe garante independência na tomada de decisões sobre qualquer aspecto do sistema. Claro que isso requer um nível maior de responsabilidade, afinal um caminho seguido errado pode deixar muitos usuários furiosos, mas no final tal estratégia tem se mostrado muito mais produtiva.

É claro que tal independência não significa que tudo e qualquer coisa que venha a integrar o sistema tem que ser desenvolvido para o Magnux Linux. Durante o desenvolvimento do sistema, várias soluções de outros sistemas (até mesmo não baseados em Linux) foram incorporadas ao Magnux Linux pelo simples motivo de não valer a pena reinventar a roda todo o momento. No desenvolvimento do Magnux Linux não há espaço para preconceitos sobre a fonte de uma solução qualquer (desde que não haja conflitos legais), afinal o maior beneficiado de um problema solucionado é o usuário!

Além do mais, uma coisa já ficou provada neste tempo todo: montar seu próprio sistema operacional independente é muito mais divertido!