(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

 

--- Contribuindo

Você contribuir com o projeto Magnux Linux de várias formas. Estamos constantemente criando e revisando programas e textos, além de traduzir algum material, sempre que possível em conjunto com outros voluntários de outros grupos e sistemas, para que os esforços não sejam duplicados.

Criando e Traduzindo Documentos

Se você tem facilidade e gostaria de desenvolver textos técnicos; ou se tem domínio do idioma inglês e gostaria de traduzir texto, o melhor a fazer é juntar-se no esforço coletivo do projeto LDP-BR. O Magnux Linux utiliza vários documentos produzidos e traduzidos pelo LDP-BR e é nele que deve se concentrar os esforços de tradução.

Claro, se o que você vai desenvolver ou traduzir é específico do Magnux Linux, então o melhor a fazer e perguntar, antes de começar, na lista usuarios-magnux se já não há alguém trabalhando no texto em questão.

Programas e Pacotes

Contribuir com programas e pacotes requer conhecimentos mais avançados do sistema Linux e do empacotamento de programas rpm. Dependendo do que você quer contribuir, pode ser necessário ter conhecimento de programação, principalmente das linguagens C, perl e do shell. Em qualquer caso, é necessário ter conhecimento do uso do CVS, já que toddo os arquivos necessários para a montagem do Magnux Linux são mantidos sob controle deste sistema. (Se você já está familiarizado com sistemas de controle de versão, como o SCCS ou SourceSafe, não deixe de ler o CVS Rápido para saber como funcionam as coisas no CVS.)

Acessando o Servidor CVS

O servidor CVS do Magnux Linux está disponível em cvs.magnux.org. Para extrair os módulos do sistema, é necessário registrar-se primeiro. Os seguintes comandos irão fazer isso:

$ cvs -d :pserver:anoncvs@cvs.magnux.org:/cvs login (Logging in to anoncvs@cvs.magnux.org) CVS password: $

Não é necessario senha para acessar o CVS. Assim, simplesmente pressione ENTER no CVS password:.

Para obter o módulo módulo, você pode executar o seguinte comando:

$ cvs -d :pserver:anoncvs@cvs.magnux.org:/cvs co módulo

Os seguintes módulos existem no servidor CVS:

magnux
Os arquivos que compõem o sistema. Este é o novo e único módulo necessário para se obter os fontes do sistema.
rpm
Os arquivos necessários para se criar os pacotes .rpm que usados para a instalação de programas e arquivos. Este módulo não é mais utilizado e será removido a qualquer momento. Não o use.
src
O código-fonte de programas particulares, arquivos extras, páginas de manual etc. Esta árvore é dissociada da dos pacotes de programa por razões história, o que poderá ser consertado a qualquer momento. Este módulo não é mais utilizado e será removido a qualquer momento. Não o use.
doc
Documentação em geral. Este módulo não é mais utilizado e será removido a qualquer momento. Não o use.

Após ter obtido todos os arquivos, envie uma mensagem na lista usuarios-magnux para obter intruções para a montagem do ambiente de desenvolvimento.

CVS na Web

Se você quer apenas consultar poucos arquivos do sistema, não é necessário baixar todo os arquivos do CVS. Você pode utilizar nossa consulta ao CVS na web.