(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

194. Introdução

194.1 Finalidades deste HOWTO

Este é um guia de referência de configuração dos sistemas operativos baseados no kernel Linux e dos programas que rodam neles, permitindo sua utilização mais confortável por pessoas que falem a Língua Portuguesa.

Este HOWTO é bastante extenso por causa da complexidade do tema abordado e pela necessidade de tratar as diferenças entre as diversas distribuições de Linux existentes. O texto tem uma sequência lógica que deve ser seguida para sua perfeita compreensão. Certifique-se de ter lido atentamente antes de me enviar um email perguntando algo.

O texto contém uma descrição do tratamento do teclado e das fontes de caracteres do console, bem como do suporte a várias línguas nacionais. O Sistema de Janelas X também é discutido, fazendo-se uma comparação entre ele e o modo de texto. Por fim, são fornecidas instruções para a configuração do sistema operativo e de diversos aplicativos importantes.

Como os programas mais antigos não foram desenhados com suporte a caracteres acentuados ou internacionalização, às vezes é preciso usar algum artifício que permita contornar o problema, mas o resultado nem sempre é totalmente satisfatório. As dificuldades encontradas centram-se essencialmente em torno de quatro pontos:

  • a introdução de caracteres acentuados através do teclado, como seja a escrita de jo~ao em vez da sua forma correcta: joão;
  • a exibição dos mesmos na tela do computador. O suporte resume-se normalmente à correcta localização das teclas, nada mais;
  • o correto tratamento de convenções nacionais de formato de datas, horas e valores monetários;
  • a exibição de mensagens, títulos e demais informações dos programas em outra língua que não o Inglês, que é a língua original da maioria deles.

Excetuando-se aspectos específicos do Linux, como a configuração do modo texto e do kernel, a maioria das informações contidas neste documento pode ser aplicada a outros sistemas Unix. Exemplos são as configurações do Sistema de Janelas X e de vários aplicativos, que foram usadas em Solaris e Digital UNIX. Os mapas de teclado para terminais X e estações de trabalho Sun foram criados e são usados em máquinas que rodam Solaris.

194.2 Onde encontrar a versão mais recente

Os Linux HOWTO fazem parte do Projeto de Documentação Linux (Linux Documentation Project -- LDP). Os documentos do LDP são mantidos em servidores da Universidade da Carolina do Norte (UNC) e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos da América, e podem ser obtidos via FTP anônimo nos seguintes endereços:

Pode-se também folhear os documentos HOWTO em formato HTML no endereço

Muitas localidades mantêm cópias desses documentos. Deve-se dar preferência ao acesso à cópia mais próxima, para economizar o precioso tráfego internacional na Internet e também evitar a sobrecarga da máquina metalab.unc.edu. Uma lista completa dessas localidades pode ser obtida em

Eis uma lista dos endereços recomendados:

Brasil

Portugal

Os HOWTO estão disponíveis em diversos formatos, gerados a partir de um mesmo documento fonte usando-se o software SGMLtools (maiores informações em http://www.sgmltools.org/).


Página seguinte Página anterior Índice