(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

53. Gerenciamento de Energia Avançado

Sistemas portáteis em geral, mas igualmente em computadores de mesa, vêm equipados com suporte para apm, o esquema de ``gerenciamento de energia avançado''. Esta seção descreve como ativar o suporte do apm no seu kernel do Linux. Pessoas que estão acostumadas com o Linux podem achar esta seção um pouco entediante e quererem pular para a próxima.

53.1 O que o APM pode fazer por você

Não quero descrever isto em detalhes aqui, dê uma olhada na Página de controladores APM do Linux em http://www.cs.utexas.edu/users/kharker/linux-laptop/apm.html para mais informações. Tudo o que você precisa saber é que com o auxílio do apm, a cpu pode dizer ao bios quando não há nada de importante para se fazer e deste modo o bios pode tomar conta da economia de energia - por exemplo: reduzindo o clock da cpu, desligando o disco rígido, desligando a luminosidade da tela, etc.

O Apm é também responsável pelo modo de ``suspensão do sistema'' ( ou ``soneca'') e pelo modo de ``suspensão de disco'' ( ou ``hibernação''). Outra característica interessante, mas não muito importante é que com a ajuda do apm, o shutdown -h não irá apenas travar o sistema, mas também desligá-lo.

( A propósito, a maioria dos sistemas Linux coloca um shutdown -r nos seus arquivos /etc/inittab e mapeia isso como o pressionar das teclas Ctrl-Alt-Del. Prefiro ter o shutdown -h neste arquivo, de modo que ao pressionar a famosa combinação de teclas, meu laptop simplesmente se desliga. )

Nem todos os fabricante implementam uma bios apm corretamente, então, alguns laptops têm problemas com controladores apm do Linux ( se a sua máquina tem problemas com apm, será visível com o travamento na inicialização do Linux ou depois do retorno da suspensão ). Se você não tem certeza, dê uma olhada na página do laptop com Linux para o seu modelo específico.

53.2 Como ativar o suporte APM no Linux

É fácil - apenas recompile o kernel do Linux. Consulte o COMO FAZER Kernel se você não sabe como fazê-lo.

Quando o roteiro de configuração chega a seção ``dispositivos de caracter'', a configuração padrão para suporte completo de bios com apm na versão 2.0.30 do kernel ou superior é:

Advanced Power Management BIOS support: Yes
Ignore USER SUSPEND: No
Enable PM at boot time: Yes
Make CPU Idle calls when idle: Yes
Enable console blanking using APM: Yes
Power off on shutdown: Yes

Por favor leia o textos de auxílio do roteiro de configuração. Eles explicam em detalhes o que cada opção faz, então, eu não irei repetí-los aqui.

Se o seu sistema não suporta completamente o padrão de bios com apm, algumas destas opções podem travar o seu sistema. Teste todos os recursos do apm com o novo kernel para ter certeza que tudo está funcionando como devia.

( Uma observação sobre branqueamento de console: David Bateman me disse que não se deve ativar isto pois pode causar problemas com a versão atual do XFree 3.2: ``Os sintomas são que a tela ficará em branco quando o X iniciar, e após pressionar uma tecla ela irá voltar ao normal. É um problema pequeno mais irritante. A próxima versão do XFree, terá um bom suporte DPMS para vários conjuntos de laptops, o que deve incluir o código para desligar o LCD. Verifique a página de manual xset no XFree 3.2A.'' David também notou que o tempo de vida da luminosidade da sua tela é determinado pelo o número de vezes que você o ligou e desligou: ``Então isto é um acordo, o tempo de vida da bateria versus o tempo de vida da tela.'')

( Atualização: Com o XFree 3.3, este problema ainda continua no meu laptop. Me disseram que isto será consertado numa futura versão do kernel. )

53.3 Suporte APM e controladores PCMCIA

Depois de recompilar o kernel, não esqueça de recompilar os controladores pcmcia do linux.

Os controladores pcmcia pré-compilados que vêm com a maioria das distribuições Linux tem o suporte apm desativado, de modo que os bios não podem instruir seus adaptadores de placas para desligarem.

Devem ser recompilados também os controladores, se você fez a atualização para uma nova versão do kernel e o seu kernel antigo foi compilado com a informação da versão do módulo ligada ( esta opção é achada em seção ``suporte de módulo carregável'' da configuração do kernel ).

Leia o COMO FAZER PCMCIA para instruções detalhadas de como compilar os controladores ou olhe a Homepage dos controladores PCMCIA do Linux em http://hyper.stanford.edu/HyperNews/get/pcmcia/home.html.

53.4 O pacote apmd

Agora que você tem o suporte APM instalado, vá e consiga o pacote apmd da página de controladores APM do Linux. Na verdade ele não é necessário, mas é uma coleção de programas bastante útil. O servidor apms registra o comportamento da sua bateria e lhe mandará uma mensagem quando estiver com pouca energia. O comando apm irá suspender o seu sistema com um comando de terminal e xapm mostrará o estado atual da sua bateria.

( Se tiver problemas com cartões pcmcia depois de retornar da suspensão, pode-se usar um pacote apmd alternativo encontrado em http://www.cut.de/bkr/linux/apmd/apmd.html. Ele descarrega o módulo do controlador pcmcia antes de suspender e recarrega o módulo quando volta da suspensão. )

Grant Taylor mexeu um pouco com o pacote apmd e veio com dicas úteis.

Ele achou que o disco rígido de seu laptop esquece do seu período de espera hdparm -S quando retornando da suspensão: ``Modifiquei o apmd para iniciar esta configuração em cada volta da suspensão. Isto pode ser específico do sistema; mas é uma coisa importante a se fazer...''

( Nota: No meu próprio laptop, o bios toma conta do período de espera do disco rígido e inicia os valores na volta da suspensão. Então, não pude testar se este pequeno problema é específico do sistema. Se isso acontece na sua máquina, mande-me uma mensagem. )

Grant também tem uma boa dica para branqueamento de tela com o pacote XFree86 e a ajuda do pacote apmd, você irá achá-lo lá.

53.5 E se o meu laptop não suporta APM?

Se o bios do seu computador não oferece nenhuma configuração de economia de energia ( mesmo os bios mais antigas sem apm devem no mínimo permitir a configuração de espera do disco rígido e do monitor ), pode-se usar hdparm -S para definir o período de espera do disco rígido. Isto irá ajudar bastante, uma vez que a atividade de disco consome bastante energia. O seu sistema deve ter o hdparm instalado, então leia man hdparm para saber a sintaxe do comando.


Página seguinte Página anterior Índice