(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

52. Informações Gerais

Esta seção descreve peculiaridades técnicas sobre baterias de laptop e algumas dicas de economia de energia. Estas informações não são específicas para Linux e se você tem experiência com laptops, pode até conhece-las.

52.1 Tipos de bateria

(Por favor dê uma olhada nos créditos para esta seção.)

Atualmente há três tipos de bateria comumente usadas por computadores portáteis.

  • A bateria de NiCd é a tecnologia padrão usada há anos, mas hoje estão ultrapassadas e novos laptops não a usam mais. Elas são pesadas e muito propensas ao "efeito de memória". Quando se recarrega uma bateria de NiCd que não foi totalmente descarregada, ela se "lembra" da antiga carga e a deixa para que se possa usá-la mais tarde.

    O efeito de memória é causado pela cristalização das substâncias das baterias e pode reduzir permanentemente o tempo de vida da sua bateria, deixando-a igualmente fora de uso. Para evitar isso, descarregue completamente a bateria e depois carregue-a completamente pelo menos uma vez todas as semanas.

    ( Nota sobre o efeito de memória: James Youngman conhece um outro método drástico para "consertar" baterias: "Se sua bateria está sofrendo do efeito de memória, remova-a do seu computador, segure-a a 30 cm de uma mesa ou do chão, e solte-a ( certifique-se que o chão é plano )." Ele diz que isto irá quebrar os cristais que se formaram na bateria e que são a causa do efeito de memória. "Não sei se isso funciona em baterias não NiCd." )

    O Cadmium é uma substância bastante nociva, mas se retornado ao fabricante, pode ser quase completamente reciclado.

    Caso esteja interessado, eis aqui algumas especificações para as baterias de NiCd:

    Voltagem da Célula     :   1,2 V
    Energia / peso         :  40 Wh/kg
    Energia / volume       : 100 Wh/l
    Energia máx.           :  20 Wh
    Temp. de carga         :  10 a 35 C ( 50 a  95 F )
    Temp. de descarga      : -20 a 50 C ( -5 a 120 F )
    Temp. de armazenamento :   0 a 45 C ( 30 a 115 F )
    

  • A bateria de NiMh é o padrão usado atualmente na maioria dos laptops de preços baixos. Elas podem ser feitas pequenas e são menos afetadas pelo efeito de memória do que as de NiCd.

    Todavia, elas apresentam problemas com ambientes com temperaturas muito altas ou baixas. E embora usem menos substâncias nocivas e perigosas, elas não podem ser completamente recicladas (mas provavelmente isto irá mudar no futuro).

    Especificações da bateria de NiMh:

    Voltagem da Célula     :   1,2 V
    Energia / massa        :  55 Wh/kg
    Energia / volume       : 160 Wh/l
    Energia máx.           :  35 Wh
    Temp. de carga         :  10 a 35 C (50 a  95 F)
    Temp. de descarga      :   0 a 45 C (30 a 115 F)
    Temp. de armazenamento :   0 a 30 C (30 a  85 F)
    

  • As novas baterias de alto desempenho usam a tecnologia LiIon. Teoricamente, não há o efeito de memória com estas baterias, mas, elas parecem ter alguns problemas. Suas substâncias não são nocivas ao ambiente, mas devem ser retornadas para a reciclagem.

    Especificações da bateria de LiIon:

    Voltagem da célula     :   3,6 V
    Energia / massa        : 100 Wh/kg
    Energia / volume       : 230 Wh/l
    Energia máx.           :  60 Wh
    Temp. de carga         :   0 a 45 C (30 a 115 F)
    Temp. de descarga      : -20 a 60 C (-5 a 140 F)
    Temp. de armazenamento : -20 a 60 C (-5 a 140 F)
    

Mesmo que as baterias pareçam iguais, você não pode simplesmente fazer uma mudança para a outra tecnologia de bateria. O processo de recarga é diferente para o tipo de bateria que você usa.

Alguns fabricantes integram o circuito recarregador dentro do adaptador ac externo do laptop, então pode ser possível fazer a mudança comprando uma nova fonte de energia. Um bom indicador para uma unidade de recarga externa é quando o seu adaptador ac usa um conector próprio com um monte de fios de energia.

Outros fabricantes põe a unidade de recarga dentro do laptop, onde os usuários não podem simplesmente trocar por uma nova tecnologia. Se o seu adaptador ac usa apenas dois fios de energia para se ligar ao computador (assim como o meu), a unidade de recarga é provavelmente dentro do laptop.

Em caso de dúvida, pergunte ao fabricante se o laptop suporta uma bateria mais moderna.

Uma bateria que não é usada por muito tempo irá se descarregar lentamente com o tempo. E mesmo com o cuidado mais atencioso possível, uma bateria precisa ser substituída depois de 500 a 1000 recargas. Porém ainda não se recomenda usar um laptop sem bateria enquanto se usa um adaptador ac - a bateria geralmente é usada como um grande capacitor para proteger o laptop de possíveis picos de energia.

Como os fabricantes mudam o formato de suas baterias todos os meses, você pode encontrar problemas ao procurar uma nova bateria para o seu laptop daqui a alguns anos. Compre uma bateria de reserva agora - antes que acabe o estoque.

52.2 Economia de energia - Coisas óbvias

Há algumas coisas óbvias que podem ser feitas para se reduzir o consumo de energia do sistema. Bem, talvez não tão óbvias, uma vez que nem todo mundo segue estas regras...

  • Diminua ou desligue a luminosidade da tela quando não precisar dela. A propósito, telas tft usam mais energia do que dstn ( então aí está uma boa desculpa para se comprar o laptop mais barato... ).

    ( David Bateman me disse que usando um monitor crt ( quando estiver usando a bateria ) e desligando a tela do laptop pode-se obter uma economia de até 30 % na bateria: ``Não que isto seja uma peça fundamental para o seu conhecimento, se você tem um crt conectado então por que não o laptop também. '' )

  • Quanto poder de processamento você realmente precisa? Duvido que você faça muito mais do que editar um texto quando numa estrada ( bem, pelo menos eu não compilo kernels do linux ). Quando estiver usando a bateria, a redução da velocidade de clock da cpu irá diminuir o consumo de energia também. Apenas alguns laptops oferecem um seletor do clock da cpu que é capaz de mudar a velocidade entre normal e devagar.

  • Desligue o ventilador da cpu ( se tiver um ). Vários laptops recentes oferecem o opção de bios chamada de "controle de resfriamento". Se a sua cpu está ficando muito quente, esta opção permite que você a resfrie com um ventilador minúsculo ( configurando para ``performance'' ) ou tenha o clock da cpu diminuido ( configurando para ``silence'' ). Para aumentar o seu tempo com a bateria, use ``silence'').

  • Evite usar dispositivos externos ( impressora, monitor crt, unidade zip, câmaras portáteis, etc. ) quando o seu computador estiver usando a bateria. Quando conectado a um impressora de jato de tinta padrão, o tempo da bateria do meu computador passa de 120 para 20 minutos.

  • Evite usar qualquer dispositivo embutido, a não ser que seja necessário: unidades de disquete, disco rígido, cd-rom. Especialmente o acesso a unidade de cd-rom, que irá decrescer dramaticamente o tempo da sua bateria.

  • Cartões pcmcia podem também consumir bastante energia, então, não deixe o seu modem ou adaptador de rede conectado quando não estiver usando. Porém isto é diferente entre os vários fabricantes de pcmcia, então verifique as especificações do produto antes de comprar ( por exemplo: algumas placas nunca se desligam mesmo quando não estão em uso ).

    ( A propósito, recentemente li que os cartões pcmcia são o maior problema para palmtops com windows ce - eles drenam tanta energia que máquinas minúsculas com pequenas baterias necessitam trocas de bateria após alguns minutos... )

  • Use programas simples. Um aplicativo cheio de recursos de multimídia irá criar um número maior de carregamento e atividade de disco / cd-rom, do que um pequeno e simples processador de texto.

  • Grant Taylor tem uma dica para aqueles que desejam fazer uma atualização do sistema: ``Novas versões de alguns componentes atualizáveis consomem menos energia. Por exemplo: um disco rígido Travelstar da IBM com 2,5 polegadas e de 1,6 Gb consome 20 porcento a menos que um disco rígido Toshiba de 500 Mb que veio com o meu laptop.''

  • Se você está prestes a comprar um laptop - não compre um laptop com cache secundário se o tempo da bateria é importante. Um computador com cache secundário é cerca de 10 a 20 % mais rápido e se sairá melhor com aplicativos multimídia, mas irá consumir muita energia. Bjoern Kriews me disse que tem dois computadores quase idênticos , o que não tem cache funciona 4,5 h e o que tem funciona por 3,5 h.

    Se você já tem uma cache secundária instalada, desativá-la irá ajudar bastante. Tente isso e depois me escreva.

  • Outra dica para os que ainda vão comprar laptop - não comprem o último e mais rápido tipo de cpu. Geralmente, as gerações mais antigas são otimizadas pelo fabricante depois de algum tempo sem qualquer notícia. A ``nova'' versão de antigos tipos de cpu freqüêntemente geram menos calor e consomem menos energia do que produtos na primeira versão.

    Existem também laptops frankenstein disponíveis que usam cpus não otimizadas para sistemas portáteis. Como escrevi isto em Maio de 1997, a geração mais nova de laptops pentium-200 funcionava por 20 minutos com bateria e se tornavam tão quentes que queimavam o seu colo. Em quanto que na segunda revisão em Out 97, os laptops pentium-233 funcionavam duas horas ou mais sem qualquer adaptador ac.

Bem, a idéia foi dada. A maioria disto são restrições que provavelmente irão fazer com que você pare de fazer qualquer trabalho sério com o seu sistema Linux ( o melhor jeito de economizar energia quando estiver usando baterias é... não fazer nada. O que aumenta o tempo da minha bateria em quase 100 porcento ).

Então, vamos em frente para outras e mais úteis medidas, que irão economizar a energia, sem provocar distúrbios ao seu equipamento.


Página seguinte Página anterior Índice