(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

33. Introdução

Antes de começar a ler: Não sou um bom escritor, e é possível que haja alguns erros neste documento. Sinta-se encorajado para me informar os erros.

33.1 Descrição dos componentes

O servidor web que esperançosamente você irá ter após ler este COMO FAZER é composto de várias partes, as fontes originais do apache com alguns programas de correção e alguns executáveis externos. Recomendo usar os programas nas versões que eu testei, o que provavelmente irá compilar sem grandes problemas e resultará num programa residente altamente estável. Se for corajoso, tente compilar todas as últimas coisas com as suas toneladas de recursos, porém, não me responsabilize se algo falhar ;-). Todavia, você pode relatar outras configurações que funcionem para serem incluídas em futuras versões deste documento. Todos os passos foram testados numa máquina com Linux 2.0.35, então o COMO FAZER é específico para Linux, mas talvez seja capaz de funcionar em outros Unixs também.

Você necessariamente não tem que compilar todos os componentes. Tentei estruturar este COMO FAZER de modo que seja possível pular algumas partes em que você não esteja interessado.

Este documento também não é o manual do usuário do Apache, SSL, PHP/FI, ou do frontpage. A principal intenção é poupar alguns provedores de serviços web de dores de cabeça quando instalando seus servidores, e fazer uma pequena contribuição para a comunidade Linux. O PHP é uma linguagem de roteiros que suporta páginas de HTML dinâmico. É um pouco parecida com a SSI do Apache, porém mais complexa e com módulos de bancos de dados para vários bancos de dados populares. As bibliotecas GD não são necessárias pelo PHP. O SSL é uma implementação do Suporte para Transações Seguras (SSL) da Netscape que permite conexões seguras através de redes inseguras, isto é, transmitir números de cartão de crédito coletados em formulários na Internet. O frontpage é uma ferramenta web do tipo WYSIWYG (o que você vê (na tela) é o que você terá (na impressora)) que faz uso de algumas extensões específicas do servidor chamadas de webbots. Algumas pessoas pensam que o frontpage é legal porque se pode criar discussões na web e formulários de retorno sem ter que saber nem um pouco de html ou cgi. Ele protege igualmente o criador de ter que fazer o envio do seu site através de ftp usando um editor embutido. Se você quer suportar o frontpage mas não quer configurar um servidor windows, as extensões do servidor apache são a sua escolha.

33.2 Configurações que funcionam

Como esse documento só foi baixado umas 100 vezes desde que eu o publiquei, só recebi poucos retornos. Em particular, ninguém me falou de outras combinações que funcionam. As combinações que funcionaram para mim são:

  • Linux 2.0.31, Apache 1.2.4, PHP 2.0.0, SSL 0.8.0, fp 98 3.0.3 (*)
  • Linux 2.0.33, Apache 1.2.5, PHP 2.0.1, SSL 0.8.0, fp 98 3.0.3 (*)
  • Linux 2.0.35, Apache 1.2.6, PHP 3, SSL 0.8.0, fp 98 3.0.4
(*) a versão 3.0.3 é: não recomendada

33.3 Histórico

v0.0/Abr 98: Versão anterior

v1.0/Jun 98: Agora usando Apache 1.2.6, seção fp atualizada, correções mínimas

v1.1/Jul 98: Versão reestruturada e passada para o sgm

Pode-se achar a última versão deste documento em http://www.faure.de.


Página seguinte Página anterior Índice