(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

185. Internet/Intranet

O Linux é uma grande plataforma para agir como servidor de Intranet/Internet. O termo Intranet refere-se à aplicação de tecnologia de Internet dentro de uma organização, principalmente visando a distribuição e a disponibilização de informação dentro da Empresa. Serviços de Internet e Intranet oferecidos pelo Linux inclui correio, news, servidores WWW e muito mais do que será esboçado nas próximas seções.

185.1 Correio Eletrônico

Servidores de Correio Eletrônico

O Sendmail é o programa padrão de fato para servidores de correio (chamado de MTA, ou Mail Transport Agent – Agente de Transporte de Correio) para plataformas Unix. Ele é robusto, escalonável, e propriamente configurado, e com o “hardware” necessário, pode manusear cargas de centenas de usuários sem piscar. Alguns servidores de correio como smail e qmail também estão disponíveis.

Como Fazer para Mail:

Acesso remoto á mensagens

Em uma organização ou Provedor de Acesso, os usuários desejarão acessar suas mensagens remotamente, a partir de sua escrivaninhas. Existem várias alternativas no Linux, incluindo POP (Post Office Protocol – Protocolo de Agência de Correio) e servidores IMAP (Internet Message Access Protocol – Protocolo de Acesso a mensagens Internet). O protocolo POP é usualmente utilizado para transferir mensagens do servidor para o cliente. O protocolo IMAP permite também a manipulação das mensagens ainda no servidor, criação e exclusão remota de pastas no servidor, acesso concorrente a pastas de mensagens compartilhadas, etc.

Cimo Fazer realacionados a Correio:

Agentes de Correio de Usuário

Existem inúmeros ACU (MUA - Mail User Agents) no Linux, tanto no modo gráfico quanto no modo texto. Os mais utilizados incluem: pine, elm, mutt e Netscape.

Software para Listas de Mensagens

Existem várias programas de MLM (Mail List Management – Gerência de Listas de Mensagens) disponíveis para Unix em geral, e para o Linux em particular.

Fetchmail

Um utilitário muito útil relacionado a coreio eletrônico é o fetchmail. Fetchmail é gratuito, full-featured, robusto, utilitário bem documentado para resgate remoto de mensagens e retransmissão, destinado a ser usado em sobre links de TCP/IP sob demanda (tais como conexões SLIP ou PPP). Suporta todos os protoclos de resgate remoto de mensagens atualmente em uso na Internet. Suoporta também IPv6 e IPSEC.

Fetchmail resgata as mensagens de servidores de correio remotos, e faz seu re- encaminhamento via SMTP, de maneira que elas podem ser lidas por agentes normais de correio de usuários tais como mutt, elm ou BSD Mail. Permite `QUE todo tipo de facilidade existente no MTA tais como filtragem, re-encaminhamento, aliases, funcionem exatamente como deveriam em mensagens normais.

O Fetchmail pode ser usado como um gateway POP/IMAP-to-SMTP para todo um domínio DNS, coletando mensagens de uma caixa de entrada única em um Provedor de Acesso. E fazendo a retransmissão, via SMTP, baseado nos cabeçalhos do endereços.

Uma pequena Empresa pode centralizar sua mensagens em uma única caixa postal, configurar o fetchmail para coletar todas as mensagens a serem enviadas, envia- las via uma caixa postal única em seu Provedor de Acesso, e coletar todas as mensagens recebidas a partir da mesma caixa postal.

185.2 Web Servers

A maioria das distribuições Linux incluem Apache. Apache é o servidor número um na Internet, de acordo com http://www.netcraft.co.uk/survey/ . Mais da metade de todos os sites da Internet estão usando o servidor Apache ou um de seus derivados. As vantagens do Apache incluem seu projeto modular, estabilidade e velocidade. Utilizado o hardware e configuração apropriadas, ele pode suportar as maiores cargas: Yahoo, Altavista, GeoCities, e Hotmail são baseados em versões customizadas deste servidor.

Suporte opcional para SSL (que permite transações seguras) também está disponível em:

Como Fazer relacionados:

185.3 Browsers para Web

Existe um grande número de browsers para web, na plataforma Linux. O Netscape Navigator tem sido uma das escolhas desde os primórdios, e o emergente Mozilla (http://www.mozilla.org) terá um versão para Linux. Um outro browser para web, baseado em texto, é o lynx. Ele é rápido e prático quando nenhum ambiente gráfico está disponível.

185.4 Sewrvidores e clientes FTP

FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo para Transferência de Arquivos). Um servidor FTP permite que clientes se conectem a ele para recuperar (download) arquivos. Existem vários servidores e clientes FTP para Linux e estão incluídos na maioria das distribuições. Existem clientes baseados em texto, da mesma forma que outros baseados em interface gráfica. Software para FTP (servidores e clientes) para Linux podem ser encontrados em: http://metalab.unc.edu/pub/Linux/system/network/file-transfer/

185.5 Serviços de News

Usenet (também conhecida como news) é um grande bulletin board system (BBS) que cobre todos os tipo de tópicos e é organizada hierárquicamente. Uma rede de computadores através da internet (Usenet) troca artigos por meio do protocolo NNTP. Existem várias implementações para Linux, tanto para sites excessivamente carregados, ou para sites pequenos que recebem unicamente alguns newsgroups.

185.6 Sistema de Nome de Domínio – DNS (Domain Name System)

Um servidor DNS tem a função de traduzir nomes (legíveis por humanos) para endereços IP. Um servidor DNS não conhece todos os endereços IP do mundo; ao contrário, ele é capaz de requisitar outros servidores para endereços desconhecidos. O servidor DNS ou retornará o endereço IP desejado ao usuário, ou repostará que o nome não pode ser encontrado nas tabelas.

Servir nomes para Unix (e na vasta maioria da Internet) é feito por um programa chamado named. Ele é parte do pacote bind package do Consórcio para Software Internet (Internet Software Consortium).

185.7 Protocolos DHCP e bootp

O DHCP e o bootp são protocolos que permitem à máquina cliente obter informação da rede (tal como seu endereço IP), a partir de um servidor. Várias organizações estão começando a usá-los porque facilitam a administração da rede, especialmente em grandes redes, ou em redes que possuem muitos usuários móveis.

Related documents:

185.8 NIS

O Serviço de Informação de Rede(NIS - Network Information Service) prove uma simples melhora dos serviços de rede consistindo de bancos de dados e processos. Seu propósito é prover informação que tem de ser conhecida através da rede, para todas as máquinas participantes. Pr exemplo, ele permite que um administrador habilite qualquer usuário a acessar qualquer máquina da rede, usando NIS, sem que haja um entrada de senha para cada máquina; Sómente o banco de dados principal precisa ser mantido.

Related HOWTO:

185.9 Autenticação

Também existem vários métodos para se autenticar usuários em redes mistas.


Página seguinte Página anterior Índice