(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

186. Execução remota de aplicações

Uma das mais agradáveis características do Unix (ainda uma das mais desconhecidas para novos usuários) é seu grande suporte à execução remota e distribuída de aplicações.

186.1 Telnet

Telnet é um programa que permite à uma pessoa usar um computador remoto como se aquela pessoa estivesse realmente no site remoto. Telnet é uma das mais poderosas ferramentas para Unix, pemitindo uma real administração remota. É também um programa interessante, do ponto de vista de usuários, porque permite o acesso remoto à todos os seus arquivos e programas, a partir de qualquer local da Internet. Combinado com um servidor X, não há diferença (além da demora) entre estar na console ou no outro lado do planeta. Servidores e clientes Telnet estão disponíveis na maioria das distribuições Linux.

Sessões remotas criptografadas estão disponíveis através de SSH ( http://www.ssh.fi/sshprotocols2/index.html) dessa maneira permitindo efetivamentee uma administração remota seguran.

186.2 Comandos remotos

Em Unix, e particularmente no Linux, existem comandos remotos que permitem a interação com outros computadores a partir do prompt do sistema. São exemplos: rlogin, que permite o login em uma máquina remota de uma maneira similar ao telnet, o rcp que permite a transferência remota de arquivos entre máquinas, etc. Finalmente, o comando remoto rsh permite a execução de um comando em uma máquina remota sem estar realmente logado na outra máquina.

186.3 O Sistema X Window

O Sistema X Window foi desenvolvido no MIT na no final da década de 1980, se tornando rápidamente o sistema de interface gráfica padrão para a indústria de estações gráficas para Unix. O software está disponível gratuitamente, é muito versátil, e conveniente para uma grande variedade de plataformas de “hardware”. Qaulquer ambiente X é constituído de duas partes distintas, o servidor X e um ou mais clientes X. É importante perceber a distinção entre o servidor e o cliente. O servidor controla o monitor diretamente e é responsável por toda entrada/saída através do teclado, mouse ou monitor. Os clientes, por outro lado, não acessam o monitor diretamente – eles se comunicam com o servidor , o qual manuseia toda entrda e saída. É o cliente que faz todo o processamento real – processando aplicações ou qualquer coisa. Os clientes se comunicam com o servidor, fazendo com que ele abra uma ou mais janelas para manusear a entrada e saída para aquele cliente.

Resuminido, o Sistema X Window permite a um usuário se conectar em uma máquina remota, executar um processo (por examplo, abrir browser para web) e Ter a saída exibida em sua própria máquina. Because the process is actually being executed on the remote system, very little CPU power is needed in the local one. Indeed, computers exist whose primary purpose is to act as pure X servers. Such systems are called X terminals.

Existe uma versão para o sistema X Window para Linux e pode ser encontrada em: Xfree. It is included in most Linux distributions.

Como Fazer relacionados:

186.4 VNC

VNC significa Virtual Network Computing (Computação em Rede Virtual). É em essência, um sistema de exibição remota que permite a que se veja o ambiente de “desktop” de uma máquina, não só onde ela está processando, mas de qualquer local da Internet e a partir de uma grande variedade de arquiteturas de máquina. Existem Tanto os servidores quanto os clientes para Linux, bem como para várias outra plataformas. É possível executar o MS-Word em uma máquina Windows NT ou 95 e Ter o resultado exibido em uma máquina Linux. O oposto também é verdade; é possível executar uma aplicação em uma máquina Linux e ter o resultado exibido em uma outra máquina Linux, ou Windows. Um dos clientes disponíveis é uma applet Java, que permite que o monitor remoto possa ser processado dentro de um browser para web. Um outro cliente é uma versão para Linux que utiliza a biblioteca gráfica SVGAlib, permitindo que máquinas 386s com um mínimo de 4 MB de memória RAM se tornem terminais X completamente funcionais.


Página seguinte Página anterior Índice