(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

184. Compartilhamento de arquivos e de impressoras

O principal propósito da maioria das Redes Locais baseadas em PC, é prover o serviços de compartilhamento de arquivos de impressoras aos usuários. O Linux como um servidor de arquivos e de impressão corporativo revela-se uma grande solução.

184.1 Ambiente Apple

Conforme descrito em seções anteriores, o Linux suporta a família Appletalk de protocolos. O software netatalk para Linux, permite que clientes Macintosh vejam sistemas Linux Systems como se fossem um outro Macintosh na rede, ocompartilhamento de arquivos, e o uso de impressoras conectadas aos servidores Linux.

FAQ e Como Fazer Netatalk:

184.2 Ambiente Windows

Samba é um conjunto de aplicações que permitem à maioria dos sistemas Unixs(e em particular o Linux) a integrarem um rede Microsoft, tanto como cliente como um servidor. Agindo como um servidor, ele permite que Windows 95, Windows para Workgroups, DOS e clientes Windows NT, acessem arquivos Linux e serviços de impressão. Ele pode substituir completamente o Windows NT para serviços de arquivos e de impressão, incluindo o download automático de “drivers” de impressoras para clientes. Agindo como cliente , permite à uma estação montar localmente arquivos windows compartilhados exportados.

De acorodo com a Meta-FAQ do Samba:

"Vários usuários reportam que, comparado com outras implementações SMB, o Samba 
é mais estável, rápido, e compatível com mais clientes. Administradores de 
algumas grandes instalações dizem que o Samba é o único servidor SMB disponível 
o qual pode escalar para dezenas ou centenas de usuários, sem causar pane.

184.3 Ambiente Novell

Conforme descrito em seções anteriores, o Linux pode ser configurado para agir como com cliente, ou servidor, NCP, permitindo assim serviços de arquivos e de impressão sobre uma ree Novell, tanto para clientes Unix fo como para clinetes Novell.

184.4 Ambiente Unix

A maneira preferida de compartilhar arquivos em um ambiente de rede Unix é através do NFS. NFS significa Network File Sharing, um protocolo originalmente desenvolvido pela Sun Microsystems. É uma forma de compartilhar arquivo entre máquinas como se ele fossem locais. Um cliente "monta" um sistema de arquivos "exportado" por um servidor NFS. O sistema de arquivos montado parecerá para a máquina cliente como se fosse parte do sistema de arquivos local.

É possível montar o sistema de arquivos raiz em tempo de startup, permitindo assim que clientes em estações diskless possam dar o boot e acessarem todos os arquivos do servidor. Em outras palavras, é possível Ter um computador completamente funcional, sem um hard disk.

Coda é um sistema de arquivos para rede(como o NFS) que suporta opração disconectada, cache persistente, entre outras facilidades. Está incluída nos núcleos 2.2.x. Realmente prático para rede lentas ou não confiáveis, e laptops.

Documentos relacionados ao NFS:

CODA pode ser encontrado em: http://www.coda.cs.cmu.edu/
Página seguinte Página anterior Índice