(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

166. Conectando-se ao Servidor Linux

Por favor consulte o diagrama mostrado no capítulo Introdução para compreender o esquema usado. Estação de Trabalho 1 (W/S1) está na rede 172.16.0.0 e pode acessar o servidor Linux diretamente. Já a estação de trabalho 2 (W/S2) está na rede 172.17.0.0 e precisa usar o roteador 172.17.0.254 para acessar a máquina Linux. A informação do roteador precisa ser fornecida ao se configurar os clientes na Estação de Trabalho 2. Netware se refere ao roteador como 'ip_router'.

Estamos usando o W/S2 para ilustrar a configuração de clientes. Para configurar a Estação de Trabalho 1 basta alterar o endereço 172.17.0.5 para 172.16.0.5 e ignorar todas as referências ao roteador.

Caso não se tenha um roteador na rede, pode-se ir diretamente para a seção:

166.1 Configurar o servidor Linux

Pode-se ignorar esta seção caso não se utilize um roteador.

Deve-se configurar o servidor Linux para reconhecer o roteador e assim permitir que a Estação de Trabalho 2 conecte-se ao servidor de Rede. Para configurar o servidor Linux deve-se acessar o sistema como superusuário. Na linha de comandos deve-se digitar (para maiores informações consulte o Guia de Administrador de Redes, disponível em http://www.conectiva.com.br):

   route add gw default 172.16.0.254

Para usar este roteador toda vez que o servidor Linux for reinicializado deve-se editar o arquivo /etc/rc.d/rc.inet1 e alterar a linha que contém a definição de roteador para o seguinte: GATEWAY = "172.16.0.254". Certifique-se que a linha que acrescenta o roteador não está comentada.

Alternativamente pode-se acrescentar rotas às redes no outro lado do roteador. Para tanto pode-se utilizar o seguinte comando:

   route add -net 172.17.0.0 gw 172.16.0.254

Para utilizar esta rota toda vez que o Linux for inicializado, deve ser acrescentado o seguinte comando ao seu arquivo /etc/rc.d/rc.local.

166.2 Configurar o servidor Netware

Para configurar o servidor Netware deve-se ter permissão de supervisor ou no mínimo permissão de operador do Console. Caso não se tenha nenhum destes privilégios, solicite ao Administrador da Rede que o auxilie na configuração. No Servidor, deve ser habilitado o tipo de frame Ethernet_II em LAN digitando-se os seguintes comandos ou incluindo-os no arquivo AUTOEXEC.ncf.

   load NE2000 frame=Ethernet_II name=IPNET
   load TCPIP
   bind IP to IPNET addr=172.16.0.2 mask=FF.FF.FF.0

Pode ser necessário especificar o slot ou o número de placa ao se carregar o programa de controle NE2000 dependendo da configuração da máquina (ex.: load NE2000 slot=3 frame=.....).

166.3 Configuração do Cliente Netware

Na Estação de Trabalho tem-se a escolha de utilizar-se Windows 3.1, Windows For WorkGroups ou Windows 95/98. O procedimento de instalação difere entre o Windows 95/98 e versões mais antigas, caso se esteja utilizando o cliente 32 bits da Microsoft ou Novell. Caso se utilize um cliente 16 bits, o procedimento é similar e pode-se consultar as instruções de instalação do Windows 3.x. Para a instalação do cliente 32 bits para Windows 95 por favor siga para Instalação do Windows 95.

Windows 3.x

Caso se esteja utilizando Windows 3.1 ou Windows For WorkGroups pode-se instalar o cliente Netware (VLMs) e alguns arquivos adicionais que são fornecidos com o disquete TCPIP, a saber:

TCPIP.exe, VTCPIP.386, WINSOCK.dll e WLIBSOCK.dll

Note que o arquivo WINSOCK.dll é diferente daqueles fornecidos pelo Windows 95 e Trumpet. Deve-se instalar o Cliente Netware com suporte para Windows. A seguir copie VTCPIP.386, WINSOCK.dll e WLIBSOCK.dll para o diretório SYSTEM e TCPIP.exe para o diretório NWCLIENT. Agora modifique o STARTNET.bat no diretório NWCLIENT para:

   lsl
   ne2000                       ----> o programa de controle da placa de rede
   c:\windows\odihlp.exe    ----> no caso de Windows For Workgroups
   ipxodi
   tcpip                                        ----> acrescentar esta linha
   nwip                         ----> caso se utilize Netware/IP
   vlm

A seguir deve ser criado um subdiretório (por exemplo) \NET\TCP e copiar-se os arquivos HOSTS, NETWORKS, PROTOCOLS e SERVICES, a partir do /etc do servidor Linux ou do diretório SYS:ETC do servidor Netware. Edite o arquivo copiado HOSTS para acrescentar a linha com o novo servidor Linux. Isto possibilitará a execução de consultas ao servidor Linux através do endereço http://linux.meudominio/ ao invés de http://172.16.0.1/ no navegador WWW.

   127.0.0.1      localhost
   172.16.0.1     linux.meudominio

A seguir deve ser editado o arquivo NET.cfg no diretório NWCLIENT:

   Link Driver NE2000
       port 300
       int 3
       MEM D0000
       FRAME Ethernet_802.2

; ---- acrescentar estas linhas ----

      FRAME Ethernet_II

   Protocol TCPIP
      PATH TCP_CFG C:\NET\TCP
      ip_address  172.17.0.5
      ip_netmask  255.255.255.0
      ip_router   172.17.0.254   ---> acrescentar somente o endereço do roteador                                        
                                 ---> caso tenha que se utilizar um para 
                                 ---> alcançar seu servidor HTTP 

Link Support
      MemPool 6192       ---> o mínimo é 1024. Tente com valores diferentes
      Buffers 10 1580    ---> este também pode ser bem configurado

;---------------------------------
; Pode ser necessário acrescentar estas linhas caso se utilize Netware/IP
;
   NWIP
      NWIP_DOMAIN_NAME  meudominio
      NSQ_BROADCAST   ON
      NWIP1_1 COMPATIBILITY   OFF
      AUTORETRIES     1
      AUTORETRY SECS  10

A seguir deve ser editado o arquivo SYSTEM.ini no diretório WINDOWS e acrescentada a seguinte entrada em VTCPIP.386:

   [386Enh]
   .....
   network=*vnetbios, vipx.386, vnetware.386, VTCPIP.386
   .....

A seguir a estação deve ser reinicializada, deve-se executar STARTNET.bat e pode-se usar o navegador WWW preferido para acessar as páginas da Rede. Não é necessário ter acesso ao Netware e não é necessário executar o TCPMAN (caso se utilize Trumpet Winsock).

Windows 95

Esta sessão explica como instalar o cliente 32 bits no Windows 95. Primeiramente deve-se instalar o seguinte:

 Cliente para Redes Netware (da Microsoft ou Novell) 
 Protocolo Microsoft TCP/IP  
 Adaptador de Rede 

Para instalar estes itens, clique em Meu Computador, Painel de Controle, Redes. Clique Acrescentar. Neste momento se terá à disposição uma janela que exibe Cliente, Adaptador, Protocolo e Serviço. Para instalar o Cliente para Rede Netware:

  1. Duplo clique em Cliente 
  2. Clique em Microsoft ou Novell 
  3. Duplo Clique no Cliente para Rede Netware 

Para instalar o Protocolo TCP/IP:

  1. Duplo Clique no Protocolo 
  2. Clique em Microsoft 
  3. Duplo Clique em TCP/IP 

O Windows 95 por padrão instala vários outros protocolos automaticamente. Remova-os clicando sobre eles e clicando o botão de Remover. Tipicamente o Win95 instala o protocolo Microsoft NetBeui e o protocolo IPX/SPX compatível. Pode-se apagar o protocolo NetBEUI, mas o protocolo IPX/SPX poderá ser necessário para se acessar o Servidor Netware.

Para configurar o TCP/IP, deve-se clicar sobre TCP/IP, em Propriedades, e após clique na tabela de endereços IP:

  Especifique o endereço IP de sua máquina como 172.17.0.5
  Na caixa de Máscara de Sub-rede informe 255.255.255.0
selecionar a tabela de Roteador:
Informe o endereço do roteador em Novo roteador como 172.17.0.254
  Clique o botão Acrescentar
O endereço do roteador deve passar a aparecer na caixa de roteadores instalada. Agora clique em OK.

Você deverá obter a mensagem para reinicializar o sistema. Faça isso. É possível agora utilizar o navegador WWW para acessar o Servidor HTTP.

166.4 Configurar o Cliente Microsoft

Caso se esteja utilizando um Cliente Microsoft para acessar a rede, então esta seção detalha como instalar o TCP/IP para:

Nota: Para habilitar o acesso ao servidor Linux através da referência http://linux.meudominio/ ao invés de http://172.16.0.1/ no navegador WWW e todos os demais programas da Intranet é necessário editar o arquivo HOSTS. Pode-se acrescentar entradas adicionais para cada uma das máquinas (Netware, Unix, WinNT) também. A família Windows mantém o arquivo HOSTS em \WINDOWS ou em \WINDOWS\SYSTEM dependendo da versão. Deve-se editar este arquivo e acrescentar uma linha para o servidor Linux como:
   127.0.0.1      localhost
   172.16.0.1     linux.meudominio

   172.16.0.2     netware.meudominio
   172.16.0.3     winNT.meudominio
   172.16.0.5     ws_1

Windows para Workgroups

Esta seção explica como instalar o cliente 32 bits no Windows For WorkGroups. Primeiramente deve-se ter à mão os programas de controle TCP/IP para o Windows da Microsoft. A versão atual é 3.11b e está disponível em ftp://ftp.microsoft.com ou em outros servidores com o nome de tcp32b.exe. Certifique-se de ter carregado o Win32s antes de tentar carregar o programa de controle TCP/IP 32 bits.

Tendo expandido os arquivos TCP/IP para dentro de um diretório temporário (digamos C:\TEMP), verifique no diretório \WINDOWS\SYSTEM a existência de cópias de OEMSETUP.INF. Caso haja alguma, renomeie-as, copie o arquivo OEMSETUP.INF do diretório TEMP para o diretório \WINDOWS\SYSTEM. Caso se tenha carregado qualquer outra pilha de protocolo no sistema, deve-se removê-las antes de prosseguir.

Inicie a Configuração da Rede ou Configuração Windows. Mude o ambiente de Rede:

    Clique o botão Redes
    Clique Instalar Rede Microsoft Windows.
    Escolha suporte para redes adicionais (se necessário)
    Clique OK
Serão apresentadas perguntas sobre os adaptadores de rede - onde deve ser selecionada a adequada. Caso isso não ocorra, então deve ser adotado o seguinte procedimento:
     Clique o botão Adaptador 
     Selecione um adaptador (digamos o NE2000)
     Clique OK
     Clique o botão do Protocolo
     Selecione o protocolo MS TCP/IP-32
     Clique OK
É possível agora configurar a pilha do protocolo TCP/IP. Pode-se sempre reconfigurá-la ressaltando o protocolo TCP/IP mostrado nos Adaptadores da caixa e clicando-se no botão da Configuração.
   Na caixa de endereço IP entre 172.17.0.5
   Na caixa de Máscara de Sub-rede entre 255.255.255.0
   Entre o endereço do roteador na caixa de caminho padrão como 172.17.0.254

Clique OK. O computador solicitará a reinicialização, que deve ser executada. Deve-se agora poder usar o navegador WWW para conexão com o Servidor Linux HTTP.

Windows 95

Esta seção explica como instalar o cliente 32 bits Microsoft no Windows 95. Primeiramente deve-se instalar os seguintes módulos:

   Cliente para Rede Microsoft
   Protocolo TCP/IP da Microsoft 
   Adaptador de Rede

Para instalar estes itens, clique em Meu Computador, Painel de controle, Redes. Clique Acrescentar. Se estará agora em uma janela que exibe Cliente, Adaptador, Protocolo e Serviço. Para instalar o Cliente para Rede Netware:

  1. Duplo Clique no Cliente
  2. Clique em Microsoft
  3. Duplo clique no Cliente para Redes Microsoft

Para instalar o Protocolo TCP/IP:

  1. Duplo Clique no Protocolo
  2. Clique em Microsoft
  3. Duplo Clique em TCP/IP

O Windows 95 por padrão instala vários outros protocolos automaticamente. Remova-os clicando sobre eles e clicando o botão de Remover. Tipicamente o Windows 95 instala o protocolo Microsoft NetBeui.

Para configurar o TCP/IP clique em TCP/IP, em Propriedades, clique na tabela de endereços IP.

  Especifique um endereço IP da máquina como 172.17.0.5
  Na caixa de Máscara de Sub-rede informe 255.255.255.0
Selecione a tabela de Roteador
Informe o endereço de roteador na caixa do Novo roteador como 172.17.0.254
Clicar sobre o botão Acrescentar
O endereço do roteador deve agora aparecer sob a caixa de roteadores instalada. Clique agora em OK.

Deve-se obter a mensagem para reinicializar o equipamento, o que deve ser executado. Deve-se agora poder usar o navegador WWW para conectar-se ao Servidor HTTP.

Windows NT

Esta seção detalha como instalar o cliente TCP/IP para Windows NT 4.0.

Inicie o Painel de Controle/Rede.

Selecione a tabela de Adaptador.
Clique Acrescentar para acrescentar um novo adaptador.
 
Deve-se estar preparado para informar detalhes sobre o adaptador de rede - selecione o apropriado.
Selecione a tabela dos Protocolos. 
Clicar Acrescentar.
Selecionar o protocolo TCP/IP. 
Clicar OK.
Agora se estará pronto para configurar a pilha do protocolo TCP/IP. Sempre é possível reconfigurar isso escolhendo-se o protocolo TCP/IP e clicando-se no botão Propriedades.

Selecione a tabela do endereço IP
Marque a caixa de verificação 'Especificar um endereço IP'
Na caixa de endereço IP entre 172.17.0.5
Na caixa de Máscara de Sub-rede entre 255.255.255.0
Informe o endereço de roteador na caixa de Caminho Padrão como 172.17.0.254

Clique OK. O computador solicitará a sua reinicialização. Pode-se agora usar qualquer Navegador para conectar-se ao Servidor HTTP.

166.5 Configurar o TCP/IP no Macintosh

Caso se esteja utilizando um equipamento Macintosh para acessar a rede, então leia com atenção esta seção, a qual detalha como instalar o MacTCP para PowerMacs.

Nota: Para habilitar o acesso ao servidor Linux como http://linux.meudominio/ ao invés de http://172.16.0.1/ no navegador WWW e todos os comandos da Intranet, é necessário editar o arquivo HOSTS. O formato deste arquivo é diferente daquele usado nos Unix. Os arquivos hosts Mac estão baseados na RFC-1035. Pode-se acrescentar entradas adicionais para cada uma das máquinas (Netware, Unix, Windows NT) também. O MacOS mantém seu arquivo HOSTS na Pasta de Preferências sob Pasta do Sistema. Edite o arquivo e acrescente uma linha para o servidor Linux como:

  linux.meudominio    A  172.16.0.1
  netware.meudominio  A  172.16.0.2
  winNT.meudominio    A  172.16.0.3
  estação_1           A  172.16.0.5

MacTCP

Esta seção explica como instalar o MacTCP. Primeiramente deve-se ter disponíveis os arquivos MacTCP da Apple ou instalá-los a partir da conexão Internet CD. Para configurar o MacTCP, clique o Menu Apple / Painel de Controle / TCP/IP. Na tela mude a configuração de 'Conectar via:' para 'Ethernet'.

Mude o parâmetro 'Configurar' para 'Manual'.

Na caixa de endereços IP informe 172.17.0.5
Na caixa de Máscara de Sub-rede informe 255.255.255.0
Entre o endereço de seu roteador no campo Endereço do roteador para 172.17.0.254

Clique OK. Agora será possível utilizar o navegador WWW para acessar o Servidor HTTP.


Página seguinte Página anterior Índice