(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

163. Introdução

Em termos simples, a Intranet é um termo descritivo sendo usado para a implementação da tecnologia da Internet internamente a uma organização, mais que para uma conexão externa com a Internet global. Esta implementação é feita de maneira tal a entregar transparentemente os recursos imensos de informação de uma organização para cada estação individual com custos, tempo e esforço mínimos. Este documento tenta explicar em termos simples como configurar uma Intranet usando as ferramentas que estão prontamente disponíveis e geralmente custam pouco ou são grátis.

Este documento supõe que já se saiba como instalar o TCP/IP no servidor Linux e como conectá-lo fisicamente a rede local usando uma placa de rede Ethernet (vide Guia do Administrador de Redes Linux). Supõe-se também que se tenha algum conhecimento básico de sistemas Netware, Windows NT e Mac. A configuração do servidor Netware é mostrada usando-se a versão 3.1x como base. Pode-se ainda usar o INETCFG para obter-se o mesmo resultado. Do lado cliente as opções estão entre Windows 3.1x, Windows para Workgroups, Windows 95, Windows NT e o Apple PowerMac.

Estou usando os endereços reservados de rede (RFC-1918) de 172.16.0.0 e 172.17.0.0 somente como exemplo. Deve-se escolher os endereços adequados, dependendo de sua configuração.


       Servidor    Servidor     Servidor
       Linux       Netware      WFWG/WinNT
     172.16.0.1   172.16.0.2   172.16.0.3
         |           |           |    172.16.0.0
   ------+-----+-----+--------+--+--------------
               |              | 172.16.0.254
             W/S 1          Roteador
           172.16.0.5         | 172.17.0.254
                              |
                    ----------+-------+--------
               172.17.0.0             |
                                    W/S 2
                                  172.17.0.5

163.1 O que é necessário?

Serão necessários os seguintes softwares antes de se iniciar a instalação:

163.2 Novas versões deste documento

As novas versões do COMO FAZER do Servidor Intranet Linux serão periodicamente enviadas para as listas comp.os.linux.announce e comp.os.linux.help. Elas também serão transferidas para vários servidores de transferência de arquivos FTP, incluindo metalab.unc.edu.

A versão mais recente deste documento está disponível na formatação HTML em http://www.inet.co.th/cyberclub/karnadp/http.html.

163.3 Retorno

Se você tiver perguntas ou comentários sobre este documento, por favor sinta-se à vontade para enviar para Pramod Karnad, em karnad@indiamail.com. Sugestões, críticas e correspondências são sempre bem vindas. Caso seja encontrado algum erro neste documento, por favor avise-me para que eu possa corrigí-lo. Obrigado.


Página seguinte Página anterior Índice