(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

167. Configurando a Intranet

Uma Intranet não pode estar completa sem antes habilitar o compartilhamento de recursos entre diferentes plataformas. Será necessário suporte a outros sistemas de arquivos para que se possa acessar os dados disponíveis. Este documento fornece instruções sobre como conectar o Linux aos seguintes sistemas de arquivos:

Estes sistemas de arquivos podem ser compilados no de kernel Linux ou acrescentado como módulos, dependendo da versão que se esteja utilizado. Caso você não esteja familiarizado com a compilação do kernel pode-se consultar o COMO FAZER kernel http://metalab.unc.edu/mdw/HOWTO/Kernel-HOWTO.html e o COMO FAZER Módulos http://metalab.unc.edu/mdw/HOWTO/Module-HOWTO.html para compilar o kernel com módulos.

167.1 NCPFS

Para compartilhar os arquivos no servidor Netware será necessário suporte ao NCP (ncpfs). Os NCPFS funcionam com as versões do kernel 1.2.x e 1.3.71 e superiores. Não funciona com nenhuma versão do kernel anterior a 1.3.x. Não é possível acessar o banco de dados do NDS na Netware 4.x, mas se pode fazer uso do bindery. Caso se esteja utilizando o Netware 4.x é possível capacitar o suporte bindery para recipientes específicos usando-se o comando set Bindery Context no console, como por exemplo:


  set Bindery Context = CORP.CNC;WEBUSER.CNC
No exemplo acima dois recipientes têm suporte bindery capacitados.

Será necessário ter à disposição os utilitários do sistema de arquivos NCP a partir da URL ftp://metalab.unc.edu/pub/Linux/system/filesystems/ncpfs/ncpfs.tgz (atualmente ncpfs-2.0.10).

Instalação

Para instalar os utilitários ncpfs, deve-se executar:

   zcat ncpfs.tgz | tar xvf -

para expandir os arquivos dentro de seu próprio diretório. Neste caso será gerado o diretório ncpfs-2.0.10. Vá até o diretório ncpfs antes de prosseguir com a instalação. Leia o README e edite o Makefile se necessário.

A instalação do ncpfs depende da versão do kernel que se estiver utilizando. Para o kernel 1.2, deve-se simplesmente digitar "make". Depois disso ao se comandar "make install" fará com sejam instalados os executáveis e as páginas de manual.

Ao se utilizar o Kernel 1.3.71 ou posterior, poderá ser necessário recompilar o kernel. Com este kernel, o ncpfs já estará incluído na árvore de fonte principal. Para verificar se o kernel precisa ser recompilado, basta digitar:

   cat /proc/filesystems

Deve ser mostrada uma linha dizendo que o kernel reconhece o ncpfs.

Caso o ncpfs não esteja presente, pode-se recompilar o kernel ou acrescentar os ncpfs como um módulo. Para recompilar o kernel deve-se digitar "make config" e responder à seguinte pergunta apresentada:

O protocolo IPX (CONFIG_IPX) [N/s/?]

simplesmente responda 's'. Provavelmente não será necessária toda a rede interna que é solicitada a seguir. Uma vez que o kernel esteja instalado com sucesso, reinicialize, verifique o sistema de arquivos /proc/ e caso tudo esteja OK, prossiga com a instalação dos utilitários ncpfs. Mude o diretório para o local onde estejam os arquivos ncpfs baixados e digite "make". Depois que a compilação estiver terminada, digite "make install" para instalar os vários utilitários e as páginas do manual.

Montando os NCPFS

Para verificar a instalação, pode-se digitar:

   ipx_configure --auto_interface=on --auto_primary=on

....espere 10 segundos e digite:

   slist

Você deve poder ver uma lista dos servidores Netware disponíveis. Agora estamos prontos para compartilhar os arquivos a partir do servidor Netware.

Suponhamos que precisemos acessar os arquivos HTML a partir do diretório \home\htmldocs no volume VOL1: no servidor CNC_NW. Recomendo que seja criado um novo usuário (digamos) 'EXPORTAR' com a senha 'EXP123' neste servidor para serem concedidos direitos de acesso adequados ao diretório usando-se os utilitários SYSCON ou NWADMIN.

Na máquina Linux crie um novo diretório /mnt/CNC_NW e após digite o comando:

   ncpmount -S CNC_NW -U EXPORTAR -P EXP123 /mnt/CNC_NW

para montar o sistema de arquivos Netware. Digite a seguir o comando:

   ls /mnt/CNC_NW/vol1/home/htmldocs

o qual deverá mostrar uma lista de todos os arquivos em CNC_NW/VOL1:\HOME\HTMLDOCS (usando as observações do arquivo Netware). Caso haja algum problema, por favor leia o COMO FAZER IPX em http://metalab.unc.edu/mdw/HOWTO/IPX-HOWTO.html para informações mais detalhadas sobre o protocolo IPX.

167.2 SMBFS

Para compartilhar os arquivos no servidor Windows você precisará de suporte para SMB (smbfs).

Você precisará baixar os utilitários do sistema de arquivo SMB a partir de ftp://metalab.unc.edu/pub/Linux/system/filesystems/smbfs/smbfs.tgz (atualmente smbfs-2.0.1) a partir do Metalab.

Instalação

Para instalar os utilitários smbfs, deve-se digitar:

   zcat smbfs.tgz | tar xvf -

para expandir os arquivos dentro de seu diretório próprio. Neste caso será criado o diretório smbfs-2.0.1. Vá para o diretório smbfs antes de prosseguir com a instalação. Leia o README e edite o Makefile se necessário.

A instalação do smbfs depende da versão do kernel que se estiver utilizando. No kernel 1.2, deve-se simplesmente digitar 'make'. Digitando-se posteriormente 'make install' serão instalados os executáveis e as páginas do manual;

Caso se utilize o Kernel 2.0 ou posterior, será necessário recompilar o kernel. Com estes kernels, o suporte ao smbfs já estará incluída na árvore principal de fontes. Para verificar se o kernel precisa ser recompilado, digite:

   cat /proc/filesystems

Deve ser apresentada uma linha indicando que o kernel tem suporte ao smbfs.

Caso o smbfs não esteja presente, pode-se tanto recompilar o kernel quanto acrescentar um módulo. Para recompilar o kernel deve-se digitar 'make config' e quando for solicitada a resposta ao suporte de sistemas de arquivos SMB, basta simplesmente responder afirmativamente. Uma vez que o kernel seja instalado com sucesso, reinicialize o sistema e verifique o sistema de arquivos /proc/ e caso tudo esteja em ordem prossiga com a instalação dos utilitários smbfs. Mude o diretório para o local onde os arquivos smbfs foram instalados e digite 'make'. Após a finalização da compilação, digite 'make install' para instalar os vários utilitários e as páginas do manual.

Montando o SMBFS

Em nosso exemplo vamos supor que o servidor Windows NT é chamado de 'CNC_NT' e está compartilhando seu diretório C:\PUB\HTMLDOCS com um nome compartilhado de 'HTMLDOCS' sem senha. Na máquina Linux cria-se um novo diretório chamado /mnt/CNC_NT. Agora deve-se digitar o comando:

   smbmount //CNC_NT/HTMLDOCS /mnt/CNC_NT -n

para montar o sistema de arquivo SMB (Windows Compartilhado). Caso isso não funcione, tente o seguinte comando:

   smbmount //CNC_NT/COMMON /mnt/CNC_NT -n -I 172.16.0.3

Digitando-se o comando:

   ls /mnt/CNC_NT
obtém-se uma lista de todos os arquivos em bsol;bsol;CNC_NT\PUB\HTMLDOCS (usando a observação do arquivo Windows).

167.3 NFS

Em primeiro lugar será preciso um kernel com sistema de arquivo NFS compilado ou disponível como módulo.

Suponha que se tenha uma máquina Unix rodando o NFS com o nome CNC_UNIX e endereço IP igual a 172.16.0.4. Pode-se verificar os diretórios que estão sendo exportados (compartilhados) por esta máquina digitando-se o comando:

   showmount -e 172.16.0.4

Uma vez que conheçamos os diretórios exportados pode-se montá-los informando o comando de montagem apropriado. Recomendo que seja criado um subdiretório sob '/mnt' (digamos) 'CNC_UNIX' e este seja utilizado como ponte de montagem.

   mount -o rsize=1024,wsize=1024 172.16.0.4:/pub/htmldocs /mnt/CNC_UNIX

O rsize e wsize poderão ser alterados dependendo do ambiente.

Caso se tenha algum problema, por favor leia o COMO FAZER NFS em http://metalab.unc.edu/mdw/HOWTO/NFS-HOWTO.html para maiores informações sobre o sistema de arquivos NFS.


Página seguinte Página anterior Índice