(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

 

--- Atualiza��o do Hor�rio de Ver�o/2002

Por solicitação da Justiça Eleitoral em virtude das eleições de outubro de 2002, o início do horário de verão brasileiro (decreto 4.399 de 1º de outubro de 2002) foi atrasado para 3 de novembro de 2002. Esta mudança não estava prevista nos arquivos de configuração de fusos horários do Magnux Linux I-4 e, por isso, o sistema "iniciou" o horário de verão em 14 de outubro deste ano.

Esta página contém o arquivo de atualização que corrige o problema, além de instruções passo a passo sobre como atualizar seu sistema.

Obs.: o horário normal/de verão é apenas a representação do relógio interno do sistema, que é sempre mantido em UTC. Assim, após efetuar os passos descritos aqui, a data do sistema não precisa ser modificada, nem a data de nenhum arquivo criado enquanto a hora estava "errada".

Para atualizar siga os seguintes passos:

  1. Baixe o arquivo zoneinfo2002.tar.gz.
  2. Como usuário root, mude para o diretório /usr/share/zoneinfo e descompacte o arquivo baixado anteriormente. Supondo que o arquivo zoneinfo2002.tar.gz foi baixado em /tmp, os comandos são os seguintes:

    # cd /usr/share/zoneinfo # tar xzf /tmp/zoneinfo2002.tar.gz

  3. Caso seu arquivo /etc/localtime seja cópia do arquivo antigo (e não um link simbólico), atualize-o com o comando:

    # cp /usr/share/zoneinfo/Brazil/East /etc/localtime

A partir deste momento, os novos processos já obterão o registro correto do início do horário de verão e, assim, mostrarão a data correta. É recomendável que o sistema seja reiniciado para que todos os processos do sistema utilizem a informação do arquivo de data corrigido.