(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

 

--- Segunda Fase da Instalação

A instalação do Magnux Linux é feita em duas fases. A primeira é totalmente dependente do meio de instalação usado. Por exempo, as opções de instalação a partir do CD-ROM são diferente da instalação via rede. No entanto, todos estes meios diferentes têm como único objetivo preparar o ambiente para a segunda fase da instalação, que é comum a todos eles.

Principais Passos

O programa de instalação foi desenvolvido para ser auto-explicativo, o mais simples e prático possível, sem, no entanto, deixar de ser poderoso e robusto. Desta forma este documento não descreverá em detalhes todos os passos dados na segunda fase. Ao invés, serão comentados somente os pontos-chave que podem causar alguma dificuldade, ou aqueles que podem afetar o comportamento do sistema após instalado.

Nota: durante todo o processo de instalação várias mensagens de diagnóstico são escritas para o console virtual 3, que pode ser acessado com a combinação de teclas Alt-F3. Tais mensagens podem ser úteis para identificar algum problema na instalação mas seu conteúdo só é recomendado para quem tem estômago forte. :-)

Layout do Teclado

A primeira questão da segunda fase da instalação refere-se ao layout do teclado a ser adotado. O layout escolhido é ativado imediatamente (use a caixa de entrada para testá-lo) e será utilizado durante a instalação e, mais importante, usado no console do sistema após a instalação.

Módulos Adicionais

A tela de módulos adicionais existe para que você carregue no sistema módulos para dispositivos que não foram detectados pelo programa de instalação. Isto pode ser útil principalmente para dispositivos ISA não-plug-and-play.

Note que o Magnux Linux só poderá ser instalado em discos SCSI se o suporte de software foi carregado, o que acontece automaticamente para a maioria das controladoras SCSI atuais. Se o suporte não foi carregado os discos não aparecerão na tela de particionamente e será necessário voltar e carregar o módulo de suporte.

Note também que você pode precisar informar os parâmetros do módulo para que ele funcione corretamente. Oa parâmetros mais comuns são o endereço de E/S e IRQ. Por exemplo, para configurar uma placa de rede NE2000 ISA antiga, configurada no endereço 0x320 e IRQ 5 deve-se usar os seguintes parâmetros:

io=0x320 irq=5

Partições

O programa de instalação oferece duas opções para particionar seus discos: uma utilizando o cdfisk(8), um editor de partições tela-cheia e mais amigável, e o velho e bom fdisk(8). Qual usar é uma questão de gosto. Se você é novato no Linux, o cfdisk é o mais recomendado.
Nota: no diretório "ut" da árvore de diretórios dos arquivos de instalação se encontra o programa FIPS que pode ser usado para se dividir uma partição e criar espaço para a instalação do Magnux Linux.

Seleção de Pacotes

Na lista de pacotes de um grupo, você pode usar a tecla F3 para procurar um pacote conhecido.

Na tela com a listagem dos grupos de pacote, o espaço disponível mostrado é um espaço estimado e não significa que você o terá totalmente. A razão de tal imprecisão tem a ver com a forma de particionamento usada, mais a distribuição de arquivos nos pacotes de software. Como 95% do espaço usado em uma instalação do Magnux Linux se concentra sob a partição /usr, a lógica utilizada pelo programa de instalação é comparar o tamanho dos pacotes com o tamanho da partição /usr ou, se esta partição não foi definida, o da partição raiz.

Cópia dos Arquivos

Enquanto o programa de instalação prepara para copiar os pacotes há um momento de aparente inatividade que pode demorar alguns minutos, dependendo do número de pacotes selecionados para a instalação. Isso é bastante perceptível principalmente quando se pede para instalar todos os arquivos.

Configuração das Interfaces de Rede

Não é recomendado configurar mais de uma interface para usar o protocolo DHCP de auto-configuração. Se isto for necessário é preferível configurar somente uma interface e copiar sua configuração para as outras, após o sistema ter sido instalado.

Usuário Principal/Administrador

A última opção de configuração pedida é a criação de um usuário que será o administrador ou principal usuário do Magnux Linux sendo instalado. Apesar de opcional, é altamente recomendado que um usuário seja cadastrado neste ponto pois o programa de instalação fará alguns ajustes extra que por sua vez farão este usuário ser incluidos em grupos de usuários especiais, além de ser quem receberá todas as notificações do sistema enviadas por e-mail.

Depois da Instalação

O programa de instalação foi desenvolvido não só para copiar os arquivos que compõem o Magnux Linux mas também configurar várias opções de forma a deixá-lo pronto para a entrar em ação. Desta forma, terminada a instalação seu sistema está pronto para ser usado e aproveitado!

Problemas

Apesar de ter sido testada exaustivamente, a instalação do Magnux Linux pode conter falhas que só aparecem em determinadas situações. Além disso, hardware defeituosos ou fora das especificações podem causar problemas difíceis de identificar e sanar. Por isso, se você está enfrentando problemas na instalação do sistema, certifique-se do seguinte:
  • Seu hardware se enquadra na lista de hardware suportado pelo kernel Linux.
  • Você utilizou valores ou opções corretas para o tipo de dispositivo, por exemplo utilisando propositalmente ou por acidente opções sensíveis do fdisk(8). irá
Se nenhuma causa foi identificável, só lhe resta pedir ajuda a usuários e desenvolvedores do Magnux Linux nas lista de discussão. Neste caso é muito importante que você explique claramente o que aconteceu, relacione sucinta mas completamente sua configuração de hardware e envie as últimas mensagens apresentadas no console virtual 3.