(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

407. 3c509 / 3c509B

Status -- Suportado.

Esta placa é bastante barata e tem um bom desempenho para um projeto non-bus-master. As desvantagens são que o 3c509 original exige uma latência de interrupção muito baixa. A 3c509B não deve sofrer do mesmo problema, por ter um buffer maior (veja abaixo). Estas placas usam os transferidores PIO, similares a placa ne2000, e também uma placa de memória compartilhada como uma wd8013 será mais eficiente em comparação.

A 3c509 original tem um buffer de pacote pequeno (4kB total, 2kB Rx, 2kB Tx), fazendo que o programa de controle ocasionalmente derrube um pacote se interrupções mascararem por muito tempo. Para minimizar este problema, você pode tentar desmascarar as interrupções durante as transferências dos discos IDE (veja man hdparm) e/ou aumentando a velocidade do seu barramento ISA para que a transferência IDE termine mais cedo.

O modelo mais novo 3c509B tem 8kB integrado, e o buffer pode ser separado em 4/4, 5/3 ou 6/2 para Rx/Tx. Esta montagem é mudada com o utilitário da configuração DOS, e é armazenado no EEPROM. Isto deve aliviar o problema acima com a 3c509 original.

Os usuários de 3c509B devem usar o utilitário DOS fornecido para incapacitar o suporte Plug and play, e para montar o meio de saída para o qual eles necessitam. O programa de controle Linux atualmente não suporta a montagem do meio de Auto-detecção, para que você tenha que selecionar 10Base-T ou 10Base-2 ou AUI.

Com respeito as características de detecção de meios, Cameron disse: ``A auto-seleção é uma característica do programa de controle comercial para a 3C509(B). AFAIK ninguém nunca reivindicou, o programa de controle Linux tenta. Quando o programa de controle/net/3c509.c reconhece o meu 3C509B na hora da inicialização, ele diz: eth0: 3c509 em 0x300 tag 1, 10baseT port, ... revelando que a placa está configurada para 10BASE-T. Ela descobre que lendo a pequena EEPROM, que em minha modesta opinião é a maneira certa de fazê-lo.''

Quanto a coisa de plug-and-play, Cameron acrescenta: ``Foi uma decisão de marketing para ligar o PnP como numa montagem padrão de fábrica. Se isto causou a você uma controvérsia, ou não, por favor, diga o que sente quando enviar uma mensagem em sua placa de garantia. Quanto mais informações eles tenham, melhores decisões podem ser tomadas. Também verifique com seu fornecedor de placa-mãe para ver se você precisa de uma atualização BIOS.''

Note que para desligar o PnP inteiramente, você deve fazer um 3C5X9CFG /PNP:DISABLE e então prosseguir com restabelecimento para assegurar que tenha efeito.

Algumas pessoas perguntam sobre as montagens da Estação de Trabalho e ``Velocidade Mais Alta do Modem'' apresentados na configuração dos utilitários DOS. Donald escreve: ``Esta são somente dicas para o programa de controle, e o programa de controle Linux não usa estes parâmetros: ele sempre otimiza para desempenho alto mais que latência baixa (`Servidor'). Latência baixa foi extremamente importante para os antigos; para reduzir a latência do programa de controle do MS-DOS pois a 3c509 incapacita interrupções para algumas operações, bloqueando as interrupções de porta serial. Assim há a necessidade de montagem da velocidade de modem. O programa de controle Linux evita a necessidade de incapacitar interrupções por longos períodos operando somente em pacotes totais, por exemplo não iniciando a transmissão de um pacote até que ele esteja completamente transferido para a placa.''

Note que a detecção de placa ISA usa um método diferente que a maioria das placas. Basicamente, você pergunta às placas para responder enviando dados para um ID_PORT (porta 0x100 para 0x1ff nos intervalos de 0x10). Este método de detecção significa que uma placa particular sempre será detectada antes numa configuração 3c509 ISA múltipla. A placa com o endereço Ethernet de hardware mais baixo sempre terminará sendo eth0. Isto não deveria incomodar ninguém, exceto aquelas pessoas que queiram designar um endereço hardware de 6 bytes para uma interface particular. Se você tiver placas 3c509 múltiplas, é melhor acrescentar os comandos ether=0,0,ethN sem a porta específica i/o (por exemplo, use i/o=zero) e permitir que o teste separe a placa que vem primeiro. Usando um valor i/o diferente de zero assegurará que ela não detecta todas as suas placas, por isso não faça isto.

Se isto realmente incomoda você, dê uma olhada no mais recente programa de controle do Donald pois você vai poder usar um valor 0x3c509 nos não utilizados campos de endereço mem para ordenar a detecção que sirva.


Página seguinte Página anterior Índice