(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

351. Problemas e dificuldades

351.1 Assuntos de Segurança

Um DOSEMU completo precisa ter acessos como superusuário para, por exemplo, acessar portas seriais ou paralelas. O DOSEMU roda com acesso de superusuário só onde ele é necessário, e altera este privilégio imediatamente após. Mas com DPMI, o programa de cliente DOS pode acessar todo o espaço do usuário e permite a modificação do próprio código do DOSEMU. O uso da opção 'secure on' em /etc/DOSEMU.conf previne isto, mas então não se pode mais executar alguns aplicativos como os vídeos games de 32-bits lermen@elserv.ffm.fgan.de. Por exemplo executar um compilador bem conhecido com acesso completo pode ter implicações menores de segurança do que alguns jogos obtidos de alguma fonte obscura.

351.2 DOSEMU finaliza ao ser inicializado. Tenho um Win95 instalado.

DOSEMU confia que a Versão Dos no hdimage e o dispositivo mapeado, o qual deve conter o command.com, são os mesmos. Se não, o DOSEMU entrará em colapso mais cedo ou mais tarde. Com a opção de inicialização dupla que o Win95 oferece quando se pressiona as teclas F4, F5 e F8 com o texto "Iniciar Win95", as versões no dispositivo do Win95 podem trocar. Deve-se ter um cuidado especial com o command.com. Deixe a variável de ambiente de trabalho de config.emu apontar para a versão estática correta do command.com, como por exemplo: shell=c:\win95\command.com c:\ /P /E:1024 (97/02/28)

Aprenda sobre dosdebug e use-o para controlar uma sessão DOSEMU.

351.3 O DOSEMU não finaliza! Como se pode encerrá-lo?

Aprenda sobre dosdebug e use-o para controlar uma sessão DOSEMU (97/2/9).

351.4 O DOSEMU entrou em colapso e agora não é possível digitar nada.

Daniel Barlow(jo95004@sable.ox.ac.uk) relata que:

Caso não se tenha acesso ao terminal ou à rede que se possa usar para acessar o sistema local, pode-se ter que pressionar o botão de Reset do equipamento. Caso ainda se possa obter de alguma maneira um ambiente de trabalho funcional, deve-se executar "kbd_mode -a" para trocar o teclado do modo bruto e/ou "stty sane" no console para que se possa ver o que se está digitando.

Uma coisa útil a fazer é usar um programa para executar o DOSEMU e executar "kbd_mode -a" automaticamente logo depois do DOSEMU. Quando o DOSEMU finalizar de forma anormal, o programa usualmente recomeça a rodar e executa o comando "kbd_mode -a" automaticamente.

351.5 Foi habilitada a memória EMS no DOSEMU.conf mas ainda não funciona.

Rob Janssen (rob@pe1chl.ampr.org) relata que:

Não se deve esquecer de carregar o ems.sys no arquivo config.sys.

351.6 Como me livro das irritantes mensagens de "mudança de disco"?

Obtenha e instale klogd, por exemplo em:

         metalab.unc.edu:/pub/Linux/system/Daemons/sysklogd1.2.tgz

351.7 Por que o DOSEMU executa uma segunda vez depois de sair no modo console?

Aldy Hernandez (aldy@sauron.cc.andrews.edu) responde que:

Deve-se se incapacitar o vídeo e/ou o caching BIOS.

351.8 Por que o DOSEMU roda em um terminal, mas não na console?

JyiJiin Luo (jjluo@casbah.acns.nwu.edu) relata que:

Experimentei exatamente este problema. Imaginei que todo o vídeo shadow no AMI BIOS estivesse desabilitado. Agora o DOSEMU roda bem no meu sistema.

351.9 Como é possível acelerar o DOSEMU?

Em alguns casos é útil jogar com o valor da variável HogThreshold no arquivo DOSEMU.conf.

Daniel Barlow(jo95004@sable.ox.ac.uk) afirma que:

HogThreshold (Registro de Entrada) deve ser configurado para aproximadamente metade do valor de BogoMips que o sistema relata na inicialização.

351.10 Meu dispositivo de CDROM tem problemas na leitura de alguns arquivos sob DOSEMU. O que fazer?

Vinod G Kulkarni (vinod@cse.iitb.ernet.in) informa que:

Quando o CDROM é montado no Linux e usado de dentro do DOSEMU (dispositivo mapeado), podem ocorrer alguns problemas. O programa de controle do CD-ROM (iso9660) no kernel tenta descobrir o tipo de arquivo (por exemplo se são binários ou textos). Caso não consiga encontrar, tenta adivinhar o tipo usando uma heurística. Esta heurística falha sob algumas circunstâncias quando um arquivo texto (quase) está para ser tratado como binário. Não sei se é um problema ou uma característica.

O resultado disto é que ao se copiar tal arquivo do CD-ROM (do próprio Linux e não necessariamente do DOSEMU), o arquivo resultante será usualmente maior que o arquivo original (espaços vazios são acrescentados antes de ^J,^M.). Assim um programa rodando no DOSEMU apresentará uma mensagem de erro e será suspenso, o que pode ser tomado como problema do DOSEMU.

Rob Janssen (pe1chl@rabo.nl) relata que:

A maneira de resolver isto é desligar toda a conversão, usando-se a opção "-o conv=binary" para o comando montar, montando o CD-ROM, ou usando o seguinte em /etc/fstab:

/dev/cdrom      /cdrom          iso9660 conv=binary,ro
Nenhuma atualização no kernel é necessária.

351.11 Como vejo o resultado da depuração?

Daniel Barlow(jo95004@sable.ox.ac.uk) indica que:

A partir do 0.60, a saída da depuração é redirecionada para um arquivo especificado na linha de comando. Pode-se usar o comando "dos -D+a -o /tmp/debug" para registrar todas as saídas em /tmp/debug. Não deve haver mais necessidade de qualquer redirecionamento em stderr.

351.12 Por que os toques no teclado ecoam duuaass veezzeess??

Nick Holloway (alfie@dcs.warwick.ac.uk) responde que:

Após executar o DOS depois de usar algumas configurações stty, tinha pressões duplas de tecla. Eu agora posso revelar a razão disto!

Só acontece quando o DOS é executado numa console com configuração 'istrip'. Isto se deve (eu acho) aos códigos de investigação brutos sendo mutilados pelo parâmetro 'istrip', assim aquela tecla lança resultados que parecem resultados de pressão.

Logo o processo de entrada necessita ser desligado, quando se estiver utilizando os códigos de investigação numa console (não seria uma boa idéia fazê-lo para as linhas tty).

351.13 DOSEMU embaralha a tela. O que fazer?

Para aquelas placas gráficas não inteiramente suportadas no DOSEMU, com gráficos de console habilitados, um colapso pode deixar a console embaralhada e de uma maneira quase impossível de se usar. Para se preparar para tal situação, Spudgun <spudgun@earthlight.co.nz> indica a seguinte solução:

Primeiro salve seus registros quando executar no console: ~> cat /usr/bin/savetextmode ~> restoretextmode -w /etc/textregs ~> restorefont -w /etc/fontdata Então, quando um colapso acontecer, deve ser executado o seguinte programa: restoretextmode -r /etc/textregs restorefont -r /etc/fontdata restorepalette

Se isto não corrigir o problema, nada o fará .

Também achei que às vezes ter um servidor X executando coloca os registros de minhas placas Vid em um estado estranho, onde este programa fez coisas ainda piores. Eu acho que uma vez que se substitua os servidores X e/ou se execute savetextmode num terminal virtual enquanto o X é executado pode ajudar.

351.14 MS FoxPro 2.6 não rodará no DOSEMU?

FoxPro 2.6 não roda em dispositivos de rede. Alexey Naidyonov <growler@growler.tsu.tula.ru> fala sobre aquele problema:

Eu acho que seus arquivos FoxPro estão no disco redirecionado, certo? O problema é que o FoxPro não roda em tal disco, mas quando eu disse { partição ... } em /etc/DOSEMU/conf, ele passou a ser executado normalmente.


Página seguinte Página anterior Índice