(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

348. Vídeo e som

348.1 Posso executar vídeo games de 32-bits sob DOSEMU?

Mark Rejhon (mdrejhon@magi.com) relata que:

Com as recentes melhorias do DPMI que está na versão 0.60, pode-se executar alguns vídeo games de 32-bits no DOSEMU. Caso o jogo seja compatível com OS/2 DOS, há chance de funcionar no DOSEMU (exemplo: jogos de 32-bits incluem Descent, Dark Forces, Mortal Kombat 2, Rise of The Triad, que foram todos testadas com sucesso nas versões recentes do DOSEMU).

Antes de tentar executar um vídeo game, deve ter-se um teclado configurado no modo de teclado bruto e modos gráficos VGA capacitados, no arquivo /etc/DOSEMU.conf. Caso se tenha executado com sucesso os programas gráficos no DOSEMU, e se esteja preparado para correr o risco de um possível colapso de sistema (isto é, porque você está deixando seu DOSEMU executar com acesso à placa de vídeo como superusuário, o que deixa a possibilidade de colocar a placa de vídeo num estado de difícil recuperação) então se pode seguir em frente e tentar executar o vídeo game.

Note que os cronômetros dos jogos podem ser um pouco lentos, devido às múltiplas perguntas ao Linux e à falta de um suporte de cronômetro de alta freqüência. Assim os jogos podem rodar em qualquer lugar a uma velocidade de 5 a 100 por cento. Tipicamente, a velocidade é aproximadamente 50 por cento nos lançamentos recentes do DOSEMU e espera-se que melhore posteriormente.

Quem sabe, possa até mesmo funcionar. Caso não se possa colocá-lo para funcionar, verifique na EMUfailure se o programa está listado lá, ou esteja em uma categoria de programas que no momento ou quem sabe nunca funcionaram com o DOSEMU. Se você acha que ele deveria estar listado na EMUfailure, relate o ocorrido para linux-msdos@vger.rutgers.edu.

Acréscimo de (lermen@elserv.ffm.fgan.de(97/2/11)):

Há regra de segurança quando se tiver capacitado o DPMI e se tiver acesso de superusuário ao DOSEMU (especialmente ao se usar os jogos baseados em dos4gw), onde o cliente é capaz de acessar todo o espaço do usuário, e conseqüentemente também pode modificar o próprio código DOSEMU. Deve-se usar a opção 'seguro ligado' em /etc/DOSEMU.conf que incapacita esta função, mas então não se pode executar aqueles jogos.

348.2 A saída do DOSEMU gera uma tela cheia de caracteres estranhos. O que fazer?

O problema é que a informação da fonte para a tela de texto VGA não está sendo salva. Obtenha uma cópia do pacote svgalib. Os fontes atuais estão em:

metalab.unc.edu:/pub/Linux/libs/graphics/svgalib125.tar.gz
Pode também estar disponível como um pacote em sua distribuição favorita de Linux (por exemplo, Conectiva Linux, Red Hat, Slackware, etc.). Use o modo savetextmode para salvar o modo de texto atual e fontes para um arquivo em /tmp antes de executar o DOSEMU. Execute então textmode ao sair do DOSEMU para restaurá-lo.

Acréscimo de (lermen@elserv.ffm.fgan.de):

Verifique também em /src/arch/linux/debugger/README.recover e README.dosdebug, os quais podem auxiliar na recuperação.

348.3 Como fazer para que o DOSEMU funcione com outra placa de vídeo Trident/Actix/?

[A tela treme violentamente, mostra a mensagem de iniciação de vídeo BIOS e congela]

Andrew Tridgell (tridge@nimbus.anu.edu.au) relata o seguinte:

Descobri que com versões prévias, funcionaria ao se usar:

   ports { 0x42 }

mas às vezes, a máquina entra em colapso quando estava alterando o BIOS de vídeo no DOSEMU. Isto é porque se está permitindo que o VGA BIOS reprograme o relógio, o que gera uma enorme demanda no Linux.

Isto me estimulou a escrever atualizações para somente leitura e máscaras para DOSEMU, as quais creio que estejam na versão mais recente. Uso agora:

   ports { readonly 0x42 }
a qual inicializa o DOSEMU mais lentamente, mas com mais segurança.

---------------------

Tim Shnaider (tims@kcbbs.gen.nz) também relatou (94/1/18) que

Uma maneira de consertar isto é usar o programa GETROM, descarregar o vídeo BIOS para um arquivo e editar o arquivo config no diretório /etc/DOSEMU. Haverá umas poucas linhas de vídeo. Eis aqui minha linha de vídeo:

   vídeo { vga console graphics chipset trident memsize 1024 vbios_arquivo
   /etc/DOSEMU/vbios }
onde o vbios é o arquivo gerado pela digitação de:
   getrom > vbios

---------------------

Douglas Gleichman (p86884@tcville.edsg.hac.com) relata o seguinte (com os Ultra Gráficos ATI):

Para o DOSEMU 0.52 é necessário acrescentar esta linha ao seu arquivo DOSEMU.conf:

 ports  { 0x1ce 0x1cf 0x238 0x23b 0x23c 0x23f 0x9ae8 0x9ae9 0x9aee 0x9aef }
O 1 da placa listará uma falha, mas os programas de gráficos rodarão bem.

348.4 Por que o software de placa de som não funciona com o DOSEMU?

Hannu Savolainen (hsavolai@cs.Helsinki.FI) relata que:

O programa DOSEMU e qualquer DOS roda sob o controle de um sistema operacional de modo protegido. Isto significa que a memória não está mapeada como o programa espera. Se de alguma forma se conseguir iniciar o DMA baseado na gravação com SoundBlaster, o som não encontra seu caminho para o aplicativo. Ele só destruirá alguns dados na memória.

James B. MacLean (macleajb@ednet.ns.ca) relatou (94/6/19) que: Desculpe por desapontá-lo, mas o DOSEMU não suporta diretamente a interceptação necessária de interrupções ou o DMA geralmente requerido no acesso de placas de som via DOSEMU :-(.

E Corey Sweeney (orey@d94.nnb.interaccess.com) relata (97/2/15):

O código de som está sendo atualmente desenvolvido (N.T: esta resposta foi desenvolvida em 1997 e a realidade neste momento é distinta).


Página seguinte Página anterior Índice