(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

285. Como eu ativo os controladores vesafb?

[Nota: A informação é baseada no que eu sei e tenho conseguido êxito usando o kernel v2.1.112 do Linux em P75+ com uma placa gráfica ATI VideoExpress de 2 MB. Sinta-se livre para me enviar emails com casos/informações especias para diferentes placas gráficas].

Assumindo que está usando o menuconfig, você precisará fazer as seguintes etapas:

Vá no menu Code Maturity Level (Nível de Maturidade do Código), e habilite o prompt para o desenvolvimento e/ou para controladores incompletos [note que isto pode mudar para kernels futuros - quando isto acontecer, este HOWTO será revisado].

Vá para o menu Console Drivers (Controladores de Console), e habilite o seguinte:

  • VGA Text Console
  • Video Selection Support
  • Support for frame buffer devices (experimental)
  • VESA VGA Graphic console
  • Advanced Low Level Drivers
  • Select Mono, 2bpp, 4bpp, 8bpp, 16bpp, 24bpp and 32bpp packed
  • pixel drivers
  • VGA character/attributes support

VGA Chipset Support (Suporte ao Chipset VGA - somente texto) - vgafb - é usado para ser parte da lista acima, mas ele foi removido pois é desaprovado agora e não será mais suportado por um longo tempo; ele será removido logo. Use o Console de Texto VGA ao invés disso.

Assegure-se de que o suporte a variável Mac bpp compactada não está habilitada [como o do 2.1.111, isto parece ficar ativado se a opção Advanced Low Level Divers (Controladores Avançados de Alto Nível) está inicialmente selecionada].

Certifique-se de que estes não irão ser módulos. [Não tenho certeza se é possível construí-los como módulos ainda - por favor, corrija-me se necessário].

Então reconstrua o kernel, modifique o /etc/lilo.conf para incluir o parâmetro VGA=ASK, e execute o lilo; isto é necessário em ordem para você ser capaz de selecionar os mods que deseja usar.

Reinicialize o kernel, e como um teste simples, tente entrar com 0301 no prompt VGA (isto fornecerá a você 640x480 @ 256), e você deve ser capaz de ver um pequeno logo do Pinguim.

Uma vez que você pode ver que está funcionando bem, você pode explorar os vários modos VESA (veja acima) e decida entre um deles que você acha o melhor, e colo que em definitivo o parâmetro "VGA=x" no lilo.conf. Quando você escolheu o que você mais gosta, procure o decimal equivalente das tabelas acima e use o número decimal correspondente (isto é, para 1280x1024@ 256, você usa somente "VGA=775"), e re-execute o lilo. Para referências adicionais, leia os COMO FAZER sobre LoadLin/LILO.


Página seguinte Página anterior Índice