(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

270. Compatibilidade de Hardware

270.1 Hardware que não é compatível com o Linux

A maioria dos hardwares instalados no sistema são compatíveis sobre o Linux, porém existem exceções como o modem, a Porta USB e o decodificador MPEG; esteja ciente de que você não pode usar o modem, que deve ser um problema para alguns de vocês. Os modems instalados na VAIO são chamados de modem DSVD, que é uma variante do ""Winmodem."

(Adicionado em: 12/28/98) Modelos mais novos parecem ter um modem normal ao invés de um Winmodem.

270.2 Hardwares Parcialmente Compatíveis

A placa de som e a de Vídeo instaladas são parcialmente compatíveis.

Placa de Som

A Placa de Som é compatível com o Linux mas com suporte do Sistema de Som da Microsoft + Sound Blaster; se você quiser usar MIDI sobre o Linux, você precisa ajustar as entradas de som; neste caso, cancele o Sound Blaster; se você precisa do MIDI, e da entrada de som, você pode precisar considerar a aquisição do OSS/Linux, do qual você pode usar todas as suas capacidades sobre o Linux. A Placa de som equipada com o VAIO é a Yamaha OPL3SA, e o OSS/Linux possui suporte total a ela. Ela parece com aquela síntese da tabela de amostra de sons mencionada na especificação que é realmente a síntese do software, assim você não perde as capacidades do hardware. No período em que eu estou escrevendo isto, existe o OSS/Free 3.8, que suporta esta placa de som sobre o controlador de áudio OPL3-SA1. Observe que isto não está instalado inicialmente no 2.0.x., e você precisará baixar do site da OSS. O 2.1.x vem com a versão atualizada do OSS/Free, mas não testei a compatibilidade com ele. Se você ver que está funcionando com sua placa de som, por favor me avise.

Placa de Vídeo

A Placa de Vídeo é parcialmente suportada no Linux. Você não terá problemas usando ela no modo de console do Linux. Se você deseja usá-la sobre o X Window, consiga o 3.3.1 ou um XFree86 posterior, que possui suporte a ATI Rage. Outro sistema X Window comercial deve suportar isto também, porém a aceleração 3D desta placa de vídeo não funcionará sobre o Linux, pois não existe dispositivo para isto (Atualização: 12/29/98). Para o modelo 505, controladores ALSA no XFree86 Versão 3.3.3 ou posterior são compatíveis.


Página seguinte Página anterior Índice