(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

157. Configurando PPP para suporte IPX

As novas versões do pppd servidor PPP para Linux têm suporte que permitem que você leve pacotes IPX através de uma ligação de série PPP. Você precisa pelo menos da versão ppp-2.2.0d ou do servidor. Veja o COMO FAZER PPP para detalhes de onde encontrar isto. Quando você compila pppd você deve se assegurar que você capacitou o suporte IPX adicionando as duas linhas seguintes:

IPX_CHANGE = 1
USE_MS_DNS = 1

para: /usr/src/linux/pppd-2.2.0f/pppd/Makefile.linux.

O IPX_CHANGE é que configura o suporte IPX dentro do PPP. A diretiva USE_MS_DNS permite que as máquinas Microsoft Windows95 façam buscas por nomes.

O truque para fazê-lo funcionar é saber como configurá-lo.

Existem várias maneiras para fazer isto, mas eu só vou descrever as duas das quais eu recebi informações. Eu ainda não experimentei, então considere esta seção experimental e se você obtiver algo para trabalhar, me informe.

157.1 Configurando um servidor IPX/PPP

A primeira coisa que você precisa fazer é configurar a sua máquina Linux como um servidor IP/PPP. Não entre em pânico! Isto não é difícil. De novo, siga as instruções no COMO FAZER PPP e faça isto bem feito. Quando tiver terminado, você precisa fazer algumas modificações simples para deixar o IPX trabalhando sobre a mesma configuração.

Primeiros passos.

Um dos primeiros passos que você deve fazer é configurar a sua máquina Linux como um roteador IPX como está descrito na seção apropriada citada anteriormente neste documento. Você não precisará usar o comando ipx_route para a interface ppp, porque o pppd configurará isto para você, como faz para IP. Quando você tiver o servidor ipxd rodando, ele detectará automaticamente qualquer interface IPX nova e propagará roteadores provenientes delas. Deste modo, o seus servidores dialup serão vistos automaticamente por outras máquinas quando elas conectarem.

Projeto

Quando você estiver funcionando como um servidor, normalmente será de sua responsabilidade assinar endereços de rede para cada uma das ligações PPP quando elas forem estabelecidas. Esta é um ponto importante; cada ligação PPP será uma rede IPX e terá um único endereço de rede IPX. Isto significa que você deve decidir como colocará endereços e quais serão. É uma convenção simples para colocar um endereço de rede para cada dispositivo de série que suportará IPX/PPP. Você poderá colocar endereços de rede IPX baseados na identificação de acesso do usuário conectado, mas eu não vejo nenhuma razão particular para fazer assim.

Eu presumo que isto é o que você tenha feito e que existem dois dispositivos de série (modems) que nós usaremos. Os endereços que eu assinei nestes exemplos inventados são:

dispositivo de Endereço de Rede IPX 
------ -------------------
ttyS0  0xABCDEF00
ttyS1  0xABCDEF01

Configure o pppd

Configura seu arquivo /etc/ppp/options.ttyS0 como se segue:

ipx-network 0xABCDEF00
ipx-node 2:0
ipxcp-accept-remote

e o seu arquivo /etc/ppp/options.ttyS1 como:

ipx-network 0xABCDEF01
ipx-node 3:0
ipxcp-accept-remote    

Estes arquivos pedirão ao pppd para colocar os endereços de rede IPX apropriados para a conexão quando esta for estabelecida; ajuste o número do nó local para 2 ou 3 e isto deixará o número do nó remoto com o qual ele pensa que está. Note que cada um dos endereços são números hexadecimais e que 0x é requisitado no início do endereço de rede, mas não é requisitado no início do endereço do nó.

Existem outros lugares onde estas informações podem ser configuradas. Se você só tem um modem dialin, então uma entrada pode ir dentro do arquivo /etc/ppp/options. Alternativamente, esta informação pode ser passada na linha de comando para pppd.

Teste a configuração do servidor

Para testar a configuração você precisará ter uma configuração de cliente conhecida para trabalhar. Quando o emissor chamar, acessar e iniciar o pppd ele designará o endereço de rede, informará o número do nó do servidor e negociará. Quando isto estiver completo e depois que o ipxd for detectado, a interface nova do cliente deverá ser capaz de estabelecer conexões IPX para servidores remotos.

157.2 Configurando um cliente IPX/PPP

Na configuração de um cliente, querendo ou não você configura o sua máquina Linux como um roteador IPX dependendo se você tem um LAN local que você deseja que aja como um roteador IPX. Se você é um servidor solitário conectando para um servidor dialin IPX/PPP então você não precisa do ipxd, mas se você tem uma LAN e deseja todas as máquinas no LAN para fazer uso da rota IPX/PPP então você deve configurar e fazer funcionar o ipxd como está descrito. A configuração é muito mais simples porque você não precisa ter dispositivos múltiplos de série para configurar.

Configurando pppd

A configuração mais simples é uma que permite ao servidor fornecer todas as informações de configuração de rede IPX. Esta configuração deve ser compatível com a configuração de servidor descrita acima.

De novo, você precisa adicionar algumas opções para seu arquivo /etc/ppp/options, e elas são:

ipxcp-accept-network
ipxcp-accept-remote
ipxcp-accept-local

Estas opções dizem ao pppd para agir passivamente e aceitar todas os detalhes de configuração provenientes do servidor. Você pode fornecer valores de padrões aqui para servidores que não fornecem detalhes, adicionando ipx-network e entradas ipx-node similares para a configuração de servidor.

Testando o cliente IPX/PPP

Para testar o cliente, você precisará um servidor funcionando conhecido para dialin. Depois que você tenha discado e o pppd estiver funcionando, você deverá ver detalhes do IPX configurados no seu dispositivo ppp0, onde você executa o comando ifconfig e você deverá ser capaz de usar ncpmount.

Eu não estou certo se você terá que adicionar manualmente rotas IPX assim você pode alcançar servidores de arquivos distantes ou não. Se alguém possuir esta configuração funcionando e puder me falar, ficarei muito grato.


Página seguinte Página anterior Índice