(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

152. Configurando o seu computador Linux como um cliente NCP.

Se você for um usuário de tecnologia de rede mista que abrange ambos protocolos IP e IPX, é provável que em algum momento ou outro você tenha desejado ter os dados de acesso do seu computador Linux guardados num servidor de arquivo Novell na sua rede. A Novell já oferece há tempo um pacote de servidor NFS para os seus servidores de arquivo que permitirão isto, mas se você for uma instalação pequena, ou tiver um número pequeno de pessoas interessadas em fazer isto, fica difícil justificar o custo de um pacote comercial.

Volker Lendecke <lendecke@namu01.gwdg.de> escreveu um módulo Linux de kernel de sistema de arquivo que suporta uma sub-rede do NPC Novell que permitirá que você monte volumes Novell no seu sistema de arquivo Linux sem requerimento de qualquer produto adicional para o seu servidor de arquivo. Volker chamou o pacote de ncpfs e derivou as informações principais necessárias provenientes do livro "Netzwerkprogrammierung in C" por Manfred Hill e Ralf Zessin (mais detalhes do livro estão contidas dentro do arquivo LEIAME no pacote ncpfs).

O software motiva o Linux a emular uma estação de trabalho para serviços de arquivo. Ele também inclui um utilitário de impressão pequeno que permite que você imprima para séries de impressão Novell (isto está documentado mais adiante na seção Imprimir Cliente). O pacote ncpfs executará com os servidores de arquivo Novell versão 3.x e mais tarde não executará com o Novell 2.x. O cliente ncpfs também trabalhará com produtos fechados Novell compatíveis, porém infelizmente, alguns produtos que pretendem ser compatíveis, não o são suficientemente. Para usar ncpfs com servidores de arquivos Novell 4.x, o servidor de arquivo deve ser configurado para operar no modo bindery emulation porque ncpfs não suporta o NDS.

152.1 Obtendo o ncpfs.

O último pacote ncpfs foi projetado para ser construído contra a versão do kernel ou dos kernels 1.2.13 antes da 1.3.71 (isto inclui 2.x.x). Se você não está usando um kernel em nenhuma destas categorias então você terá que atualizar o seu kernel. O COMO FAZER Kernel descreve como fazer isto em detalhes.

Você pode obter o pacote ncpfs pelo ftp anônimo proveniente do site pessoal de Volker em : ftp.gwdg.de ou sunsite.unc.edu ou sites mirror. A versão vigente quando este documento foi escrito era: ncpfs-2.0.10.tgz

152.2 Construindo ncpfs para kernel 1.2.13.

Para construir um kernel com suporte Ethernet e IPX

A primeira coisa que você deve fazer é assegurar-se que o seu kernel foi construído com um suporte IPX capacitado. Na versão kernel 1.2.13 você precisa somente assegurar-se que você respondeu Y para a questão: 'The IPX protocol' como está ilustrado:

 ...
 ...
Presuma que as sub redes são locais (CONFIG_INET_SNARL) [y] 
Desative algoritmo NAGLE (normalmente capacitado) (CONFIG_TCP_NAGLE_OFF) [n] 
O protocolo IPX (CONFIG_IPX) [n] y
*
* SCSI support
 ...
 ...
Você também precisa se assegurar de que você incluiu um controlador apropriado para a sua placa Ethernet. Se você não sabe como fazer isto, você deve então ler o COMO FAZER Ethernet.

Você pode então prosseguir na construção do seu kernel. Assegure-se de fazer executar o lilo para instalá-lo quando tiver terminado.

Descompacte o ncpfs software

Usando o TAR:

# cd /usr/src
# tar xvfz ncpfs-2.0.10.tgz
# cd ncpfs

Verifique o Makefile

Se você pretende usar kerneld para auto carregar o módulo kernel ncpfs então você descomenta a linha no Makefile que se refere ao KERNELD. Se você está inseguro do que isto significa, você deve ler o COMO FAZER Kernel para se familiarizar com a configuração de módulo kernel.

Faça o ncpfs software

O software deve compilar claramente sem outras configurações necessárias:

# make

Copie as ferramentas IPX em algum lugar útil se você ainda não as tiver.

Depois que o make tiver completado, você deve encontrar todas as ferramentas que você precisa no diretório ncpfs/bin. Você pode usar:

# make install

para instalar as ferramentas na escolha de diretórios de Volkers. Se você estiver executando um sistema baseado ELF, você necessitará reexecutar `ldconfig -v' para assegurar-se que a biblioteca compartilhada é capaz de ser encontrada.

Copie o módulo ncpfs.o em algum lugar útil se necessário.

Se você estiver compilando para um kernel 1.2.* então você encontrará um arquivo chamado ncpfs.o no diretório ncpfs/bin depois que o make tiver completado. Este é um módulo kernel ncpfs. Você deve copiá-lo em algum lugar útil. No meu sistema Debian eu tinha copiado os módulos /lib/ para o diretório /1.2.13/fs e adicionei ncpfs para o arquivo /etc/módulos, e então ele será então automaticamente iniciado no momento da inicialização. Se você estiver usando alguma outra distribuição você deve descobrir onde ela deixa seus módulos e copiá-los lá ou somente copiá-los para o seu diretório /etc. Para carregar os módulos manualmente, você precisa usar o comando:

# insmod ncpfs.o

152.3 Construindo ncpfs para kernels 1.3.71++/2.0.*.

Para a última versão de ncpfs você deve usar o kernel 1.3.71 ou mais novo, isto inclui os kernels 2.0.*.

Se você pretende usar o kernel que é versão 1.3.71 ou mais novo, então o código de kernel ncpfs foi incluído na distribuição padrão de kernel. Você precisa somente responder Y para:

Opções de rede --->
    ...
    ...
    <*> O protocolo IPX
    ...
Sistemas de arquivo  --->
    ...
    ...
    <*> Suporte de arquivo NCP (para montar volumes NetWare)
    ...

Você ainda precisará seguir as instruções para construções para kernels 1.2.*, e então você pode construir as ferramentas mas não haverá um arquivo de módulo para você instalar.

152.4 Configurando e usando ncpfs.

Configure o software de rede IPX

Existem duas maneiras configuração do software de rede IPX. Você pode configurar manualmente toda a sua informação de rede IPX ou pode escolher deixar o software determinar por si mesmo algumas configurações razoáveis usando o comando:

# ipx_configure --auto_interface=on --auto_primary=on

Isto será razoável na maioria das circunstâncias, mas se não executar para você, então leia a seção 'ferramentas IPX' acima, para configurar o seu software manualmente.

Teste a configuração

Depois que a sua rede IPX está configurada, você deve ser capaz de usar o comando slist para ver uma lista de todos os arquivos de servidor Novell na sua rede:

# slist
Se o comando slist mostrar uma mensagem como: ncp_connect: Invalid argument então o seu kernel provavelmente não suporta IPX. Verifique se você realmente inicializou o kernel apropriado. Quando você inicializa, você deve ver mensagens sobre 'IPX' e 'ncpfs' no sistema de início de mensagens. Se o comando slist não listar todos os seus servidores de arquivo, então você precisará usar método manual de configuração de rede.

Monte um volume Novell (tm)

Se o seu software de rede IPX está executando ok, você agora será capaz de montar um volume de servidor de arquivo Novell dentro do seu sistema de arquivo Linux. O comando ncpmount é usado para este propósito e requer que você especifique ao menos estas informações:

  1. O nome do servidor de arquivo.
  2. A identificação do início do servidor de arquivo. Se ele tiver senha, você também precisará dela.
  3. O ponto de montagem, isto é, onde você quer que a montagem vá. Este será um diretório existente em sua máquina.

Existe um comando equivalente ncpumount para desmontar um sistema de arquivo NPC montado. Os sistemas de arquivo NPC serão desmontados de maneira limpa se você desligar sua máquina normalmente, então você não precisa se preocupar sobre fazer o ncpumount no seu sistema de arquivos manualmente antes para paralisar ou fazer shutdown em sua máquina.

Um exemplo de comando para montar um servidor de arquivo ACCT_FS01, com uma identificação de início de guest sem senha, sob o diretório /mnt/Accounts deverá parecer como o seguinte:

# ncpmount -S ACCT_FS01 /mnt/Accounts -U guest -n
Anote o uso da opção -n para indicar que a senha não é requerida para o acesso. O mesmo acesso especificando uma senha de secret irá parecer como:
# ncpmount -S ACCT_FS01 /mnt/Accounts -U guest -P secret
Se você não especificar tanto a opção -n ou a opção -P será pedido para você uma linha de comando para uma senha.

Verifique a montagem

Se a montagem foi bem sucedida, você encontrará os volumes acessíveis para a identificação de usuário usada para acesso listados como diretórios sob o ponto de montagem. Você também poderá atravessar a estrutura de diretório para encontrar outros arquivos. Uma vez que o NPC não fornece propriedade de arquivos de identificação u ou de identificação guid ou gid, todos os arquivos terão permissão e propriedade determinadas no diretório de ponto de montagem. Tenha isto em mente quando compartilhar montagens entre os usuários Linux.

Configurar montagens para serem executadas automaticamente

Se você necessita ter uma montagem npc permanente, então você vai querer configurar os comandos acima dentro dos seus arquivos rc de modo que eles ocorram automaticamente no momento da inicialização. Se a sua distribuição não fornece uma maneira de configurar IPX, como Debian, eu recomendo que você os coloque no seu arquivo /etc/rc.local se você tiver um. Você deve usar alguma coisa como:

#
#Inicializar o sistema de arquivo ncp 
/sbin/insmod /lib/modules/1.2.13/fs/ncpfs.o

# configurar a rede IPX 
ipx_configure --auto_interface=on --auto_primary=on

# Acesso ao servidor de Contas de Arquivos
ncpmount -S ACCT_FS01 /mnt/Accounts -U guest -n

#
Existe um outro recurso para configurar montagens IPC que é pela construção de um arquivo $HOME/.nwclient. Este arquivo contém detalhes de montagens temporárias ou usuários específicos NPC que serão executados regularmente. Isto permite que você guarde os detalhes das montagens então você pode recriá-los sem ter que especificar todos os detalhes cada vez.

Seu formato é bastante correto:

#A primeira entrada é a entrada do 'servidor preferido' e é 
# usada todas as vezes que você não especificar um servidor explícito. 
#
#Acesso do usuário TERRY para servidor de arquivo DOCS_FS01 com senha 'password'.
DOCS_FS01/TERRY password
#
#Acesso para o servidor de arquivo ACCT_FS01 sem senha.
ACCT_FS01/GUEST -
Para ativar estas montagens você pode usar:
$ ncpmount /home/terry/docs
Para montar: DOCS_FS01com um acesso de TERRY sob o diretório /home/terry/docs. Note que esta entrada foi escolhida porque não foi especificado o servidor de arquivos no comando de montagem. Se os comandos seguintes foram usados:
$ ncpmount -S ACCT_FS01 /home/terry/docs
então um acesso GUEST para ACCT_FS01 deverá ser montado neste lugar.

Nota: para este mecanismo executar, a permissão do arquivo $HOME/.nwclient deve ser 0600 então você precisará usar o comando:

$ chmod 0600 $HOME/.nwclient
Se usuários não-superusuários têm permissão para usar este mecanismo, então o comando ncpmount deve ser Set Userid Root, então você terá que lhes dar permissão:
# chmod 4755 ncpmount

Experimente o utilitário nsend, um utilitário N

para enviar mensagens para o usuário Novell que também está incluído no pacote; é chamado nsend e é usado da seguinte maneira:

# nsend rod Olá           
deverá enviar a mensagem "Olá" para um usuário identificado "rod" no seu servidor de arquivos "primário" (o primeiro que aparece no seu arquivo .nwclient). Você pode especificar outro servidor de arquivo com a mesma sintaxe como para o comando ncpmount.


Página seguinte Página anterior Índice