(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

57. O que são Bogomips

De Lars Wirzenius, wirzeniu@kruuna.Helsinki.FI de 9 de Setembro de 1993, explicando o Bogomips, com informação adicional detalhada por Wim van Dorst:

`MIPS é a sigla para Milhões de Instruções por Segundo; ela é a medida para a velocidade da computação de um programa. Como a maioria destas medidas, ela é mais freqüentemente aumentada do que usada corretamente (é muito difícil comparar o MIPS para diferentes tipos de computadores).

BogoMips é uma invenção do Sr. Linus. O kernel (ou era um controlador de dispositivo?) precisa de um tempo de loop (o tempo também é uma sigla e/ou precisa ser exato para um método de espera de um loop sem uso), que deve ser calibrado para a velocidade do processador da máquina. Daí, o kernel mede na hora da inicialização quão rápido um certo tipo de loop roda em um computador. "Bogo" vem de "bogus", isto é, algo que é falso. Então, o valor do Bogomips fornece alguma indicação da velocidade do processador, mas é também um modo não muito exato para ser chamado de tudo menos Bogomips.

As razões (existem duas) pelas que ele é imprimido durante a inicialização são: (A) - ele é um pouco útil para depuração e para a verificação das caches dos computadores e do trabalho do botão turbo e (B) - Linus adora rir quando vê as pessoas confusas no news.'

BogoMips estão sendo determinados por /usr/src/linux/init/main.c (algoritmo em C simples), e a variável do kernel loops_per_sec é usada em vários controladores da rede, scsi, e seções de chat. As funções de atraso atuais estão em assembler, portanto cada porta tem a sua própria em /include/asm/delay.h. Esta variável loops_per_sec é usada em vários controladores para dispositivos da rede, scsi e chat, veja:

find /usr/src/linux -name '*.[hcS]' -print -exec fgrep loops_per_sec {} \;


Página seguinte Página anterior Índice