(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

27. Os Sistemas

O grupo da engenharia de aplicações na Digital produz desenhos de exemplo usando CPUs e chipsets de suporte. São placas mãe do tamanho de PC-AT, com todas as funcionalidades normalmente encontradas em placas mãe de Pentium de última geração. Originalmente estes desenhos tencionavam ser utilizados como pontos de partida para terceiros para produzirem novas placas. Estes desenhos de primeira geração são chamadoas Placas de Avaliação (Ebs). E como o esforço de engenharia requerido para se construir uma placa mãe cresceu substancialmente (devido às altas velocidades e a necessidade de encontrar emissões de rádio freqüência e atendimento a determinadas normas), a ênfase foi deslocada para prover placas mães que possam ser construídas em escala.

Os grupos de sistemas da Digital produziram diversas gerações de máquinas usando processadores Alpha. Alguns destes sistemas usam suporte lógico que é desenhado pelos grupos e alguns dos chipsets em formato de "commodity" pela Digital. Em alguns casos, os sistemas são uma combinação de ambos.

Vários outros construtores de sistemas usam processadores Alpha. Algumas destas empresas partem de desenhos de sistema a partir do zero, e outros usam chipsets de suporte da Digital, clones ou exemplos modificados de desenhos da Digital ou simplesmente empacotam sistemas usando placas construídas e testadas pela própria Digital.

O EB64: o desenho usando 21064 com controladora de memória implementada usando lógica programável. E/S provida pelo uso de lógica programável a interface 486<-> e chip ponte ISA. Ethernet embutida na placa mãe, Super E/S (2S, 1P, FD), Ethernet e ISA. Tamanho PC-AT. Pode ser executada a partir de fontes de energia padrões de PCs.

O EB64+: utiliza 21064 ou 21064A e APECs. Tem expansão AS e PCI (3 ISA, 2 PCI, um par em cada barramento compartilhado). Suporte 36 bits DRAM SIMs. Barramento ISA gerado pela Intel SaturnE/S e ponte PCI-ISA. SCSI embutida (NCR 810 em PCI), Ethernet (Digital 21040), teclado, MOUSE (estilo PS2), SuperE/S (2S, 1P, FD),RTC/NVRAM. Inicialização ROM em EPROM. Tamanho PC-AT. Pode ser executada a partir de fontes de energia padrões de PCs.

O EB66: utiliza 21066 ou 21066A. O subsistema de E/S é idêntico ao EB64+. Tamanho PC AT baby. Pode ser utilizada com fontes de energia padrão PC. O esquema do EB66 foi publicado como um cartaz comercial de marketing como o "primeiro processador no mundo com PCI pré-construído" (há duas versões deste cartaz - eu desenhei os circuitos e escrevi a chamada para a primeira versão e alguns americanos escreveram a segunda).

O EB164: Usa 21164 e ALCOR. Tem expansão ISA e PCI (3 conectores de barramento ISA, 2 PCI de 64 bits (um dos quais é compartilhado com o conector ISA) e 2 conectores PCI de 32 bits). Usa Bcache SIMMs adicional. Subsistema de E/S provê SuperE/S (2S, 1P, FD), teclado, MOUSE (estilo PS2), RTC/NVRAM. Inicialização ROM está em flash. Placa mãe do tamanho PC-AT. Requer 3.3 V de saída de força.

O AlphaPC64 (conhecido como Cabriolet): derivado como EB64+ mas como uma placa em tamanho pequena, com inicialização ROM via Flash, com SCSI ou Ethernet embutidas na placa. 3 conectores ISA, 4 PCI (um par em conectores compartilhados) usando SIMMs Bcache. Requer 3.3 V de saída de força.

O AXPpci33 (conhecido como NoName), é baseado no EB66. Este desenho é produzido pelo grupo de OEM da Digital (TOEM). Usa um processador 21066 executando 166MHz ou 233MHz. Tem também um tamanho pequeno e pode ser executado com alimentação de energia padrão PC. Tem 5 conectores ISA e 3 PCI (um par em um conector compartilhado). Há duas versões, com conectores PS/2 ou DIN grandes para o teclado.

Outras placas mãe baseadas em 21066: muitas das outras placas mãe baseadas em 21066 no mercado são também baseadas na EB66 - não há atualmente muitas opções de sistemas no mercado quando o desenho do 21066 foi desenvolvido, uma vez que todo o controle é feito pelo processador.

Multia (conhecida como Universal Desktop Box): é um sistema muito compacto baseado em 21066. Inclui 2 conectores PCMCIA, gráfico21030 (TGA), Ethernet 21040e NCR 810 SCSI em conjunto com unidade de disquete, 2 portas seriais e uma porta paralela. Tem uma capacidade de expansão limitada (um conector PCI) devido ao seu tamanho compacto. Há algumas restrições no uso do conector PCI. Note-se que há Multia baseado em 21066A e Pentium.

DEC PC 150 AXP (conhecida como Jensen): este é um sistema Digital muito antigo, uma das primeiras versões de sistemas Digital. É mencionada somente porque um número relativamente grande de máquinas estão disponíveis no mercado de Segunda mão. O Jensem tem o formato torre que utiliza um procedimento um 21064 150 Mhz (versões posteriores tem processadores mais evoluídos). Ele usa lógica programável para a interface 486 EISA com uma ponte E/S para a CPU.

Outros sistemas 21064(A): há 3 ou 4 desenhos de placas mãe (não se incluindo sistemas Digital) e uma série de outros que são reconhecidamente derivados do desenho do EB64+, incluindo-se:

  • EB64+ (alguns comerciantes empacotam e vendem sem nenhum modificação), no formato AT..
  • Placas mãe Aspen Systems: derivada do EB64+; formato baby-AT.
  • Placa servidora Aspen Systems: muitos conectores PCI (inclusive ponte).
  • AlphaPC64 (conhecida como Cabriolet), formato baby AT.

Outros sisistemas 21164(A): a única que eu conheço não é simplesmente um clone da EB164 e sim um sistema desenvolvido pela DeskStation. Este sistema é implementado usando-se memória e controladora de E/S proprietária da Desk Station. Não sei como o Linux se comporta neste equipamento.


Página seguinte Página anterior Índice