(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

620. O Cuidado e Alimentação da Fita e as Unidades de Fita

620.1 Formatando

Antes que uma fita possa ser usada, ela deve ser formatada. O processo de formatação planeja um setor de informações sobre a fita. Outras interfaces da fita não exigem tipicamente a formatação. O motivo que leva as fitas da unidade de disquete a precisarem de formatação é que elas precisam parecer uma unidade de disquete (meio grosseiro, mas qual é - funciona :-).

Posso formatar minhas fitas sob o domínio de Linux?

Não ainda, mas já se está trabalhando para isso.

Até que a formatação esteja disponível sob o domínio de Linux, você terá que usar o Atrapalhado DOS (arghhh!) ou comprar fitas pré-formatadas. Porém, algumas das fitas pré-formatadas não são verificadas para os setores ruins! Se o programa de controle ftape encontrar uma fita sem nenhum bloco ruim, emitirá uma advertência. Se o ftape fizer pouco caso de suas fitas pré-formatadas, tente o seu software DOS. Se tanto o software DOS e ftape fizerem pouco caso de suas fitas, uma reformatação provavelmente sanará o problema.

Note que para poder usar suas fitas recém-formatadas sob o domínio de ftape, você deve apagar a fita primeiro:

        # mt -f /dev/nftape erase

Quais programas de formatação posso usar sob o domínio do DOS?

Os que se seguem são conhecidos por funcionarem:

  • Colorado Memory System's software (tape.exe)
  • Conner Backup Basics v1.1 e todas as versões do Windows
  • Norton Backup
  • QICstream version 2
  • Tallgrass FileSecure v1.52
  • Escom Powerstream 3.0 (qs3.exe -- QICstream v3)

Estes programas são conhecidos por serem mais ou menos defeituosos:

  • Conner Backup Basics 1.0
  • Colorado Windows tape program
  • CP Backup (desperdício de espaço na fita, mas tirando isso é legal)

Como regra geral, a maioria dos softwares sob domínio de DOS devem funcionar. O Conner Backup Basics v1.0 tem um parâmetro off by one (alguém que não conseguiu ler os especificações QIC-80 direito!), que está corrigido na versão 1.1. Porém, o ftape detecta isto, e funcionará ao redor dele. Dennis T. Flaherty (<dennisf@denix.elk.miles.com>) relata que os proprietários do Conner C250MQ podem obter a nova v1.1, chamando Conner no 1-800-4Conner (nos EUA) e pedir uma atualização (por uma taxa nominal pelo disquete). As versões do Windows devem funcionar bem. Algumas versões do programa de fita do Colorado para Windows, têm um erro off-by-one no número dos segmentos. ftape também detecta e funciona ao redor do defeito.

A Central do Ponto da Cópia de Segurança pode ser usada, mas desperdiça espaço de fita precioso quando encontra um ponto na fita ruim.

NOTA: Se estiver executando a formatação do software sob o domínio do DOS, que não tenha sido mencionado aqui, por favor envie a informação relevante para mim ( <kjj@pobox.com>), para que eu possa atualizar a lista.

620.2 Retensionando

As fitas QIC são particularmente sensíveis ao estiramento. O motivo é que as fitas da unidade de disquete são pré-formatadas com setor de informação, onde como outros tipos de fita tem sua informação sincronizada escrita como os dados são escritos na fita. Se a fita da unidade de disquete esticar e os campos de sincronia saírem de sincronia o resultado serão erros de leitura. O problema é pior com fitas mais longas.

É uma boa idéia retensionar as novas fitas algumas vezes antes de usá-las e antes de formatá-las. Você deve tentar também retensionar a fita se você estiver começando a ter erros de leitura. Pode também ser uma boa idéia retensionar a fita antes de fazer a cópia de segurança.

620.3 Limpeza do Dispositivo

O revestimento da fita é de um composto de óxido. Quando a fita é arrastada através do cabeçote, ele tem a tendência a deixar pequenas quantias de resíduos no cabeçote. Você deve periodicamente usar um limpador de fita - seguindo as especificações para o dispositivo em questão. Limpadores de fita estão disponíveis em qualquer distribuidor de fitas.

Mais uma nota adicional sobre a limpeza de fita. Você pode querer limpar o dispositivo depois do primeiro uso de uma fita novinha em folha. Uma fita novinha em folha deixará muito pouco resíduo na primeira vez que for usada.

Meus agradecimentos a Neal Friedman pela explicação e sugestão para que esta informação fosse incluída no COMO FAZER.


Página seguinte Página anterior Índice