(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

619. Conseguir e Instalar ftape

619.1 Conseguindo ftape

As versões do kernel v2.0.X já tem a versão 2.08 do ftape. Eu recomendo, porém que você pegue a versão mais recente do pacote de código de fonte completo para ftape. É uma versão mais nova, inclui arquivos que não estão incluídos na distribuição kernel e inclui documentação muito melhor sobre como instalar o ftape.

A versão 2.11a ou mais nova de ftape está disponível a partir de http://samuel.math.rwth-aachen.de/~LBFM/claus/ftape/ftape-page.html. No momento em que escrevia esta versão do documento COMO FAZER, a v3.xx estava disponível. Eu recomendo ficar com a v2.xx a menos que você esteja pronto, disposto, e apto para usar uma sub-versão de desenvolvimento com defeito.

619.2 Instalando o programa de controle

As seções que se seguem fornecem informação útil para que você vá andando com a instalação do v2.11a.

Uma vez que tenha baixado o código fonte (provavelmente ftape-2.11a.tar.gz), precisa-se descompactá-lo. Você pode fazer isto determinando em qual diretório você quer que o código fonte seja localizado. Eu recomendo /usr/src/ ou ~/src. Quando o arquivo compactado for extraído, ele descarrega tudo para dentro de um subdiretórioftape-2.11a, para que você acabe, no exemplo que dei, com alguma coisa assim /usr/src/ftape-2.11a ou ~/src/ftape-2.11a. É possível deixar cair toda a distribuição ftape para dentro do diretório /usr/src/linux/drivers/char/ftape, mas para descompactar o arquivo para um local como sugeri primeiramente, leia primeiro toda a documentação, e então decida como você quer proceder.

Leia o arquivo README. O README é leitura obrigatória. É o topo da árvore, por assim dizer. Se houver arquivos específicos o README diz a você para você lê-los. Isto tornará o processo muito menos complicado.

NÃO prossiga com a compilação do pacote até que tenha lido os arquivos README apropriados e o guia de instalação Install-guide.

O README menciona a lista de correspondência linux-tape. Eu recomendo a subscrição ao grupo de notícias linux.dev.tape. A máquina servindo a lista de correspondência está sobrecarregada.

Há duas maneiras para que o suporte ftape possa ser acrescentado ao kernel.

  • Compile-o diretamente para dentro do kernel.
  • Compile-o como um módulo kernel.

Destes dois métodos, o primeiro tem um potencial menor de problemas. O segundo tem o benefício de só consumir memória enquanto o programa de controle estiver carregado. O autor original do ftape (Bas Laarhoven) salientou que o ftape não foi originariamente projetado para ser usado com módulos. Eu compilo ftape diretamente para dentro do kernel do meu computador. Em geral, poucas dificuldades ou complicações são relatadas quando se faz desse jeito. Uma boa maneira prática é compilar para dentro do kernel a menos que você tenha uma boa razão para não fazê-lo ou esteja querendo aceitar qualquer das complicações que possam surgir quando se faz de outra forma. Se você compilá-lo para dentro do kernel, por favor tenha em mente que você não pode usar zftape ao invés deftape porque os dois usam o mesmo número de dispositivos importantes.

Se você estiver compilando o programa de controle diretamente para dentro do kernel, você pode geralmente ignorar as instruções relativas aos módulos.

Se você tiver um kernel v1.2, você deve usar o pacote dos módulos -1.3.57 , e não o pacote dos módulos -1.2.8 (Bjørn Ekwall, mantenedor do pacote dos módulos, encoraja isto).

Se você estiver usando a v1.3.x do kernel, você deve considerar mudar para v2.0.x. v1.3.x foi a sub-versão de desenvolvimento anterior à sub-versão da produção v2.0.x.

619.3 Seguindo o desenvolvimento do controlador ftape

Se você quer seguir o desenvolvimento do programa de controle ftape, você deve ler o grupo de notícias da Usenet linux.dev.tape. Isto é realmente a passagem da lista de correspondência para linux-tape@vger.rutgers.edu, mas desde que vger seja trazido para seus joelhos devido a carga de várias listas de correspondência Linux, eu recomendo a todos lerem os grupos de notícias.

Se você não conseguir ler as notícias, você pode subscrever-se a lista de correspondência FITA mandando um email dizendo `subscribe linux-tape' (no corpo ) para majordomo@vger.rutgers.edu. Ao subscrever-se você receberá uma correspondência de boas vindas que lhe dirá como submeter as correspondências reais e como sair da lista novamente.

Por favor note que eu não, repito eu NÃO tenho nenhum poder especial sobre esta lista de correspondência. Se você estiver empacado na lista, nem se preocupe em me contar isto. Eu só posso dar de ombros e enviar-lhe minha solidariedade (mas isto não vai tirá-lo da lista).

619.4 Misturando ftape e as unidades de disquete

Desde que tanto o dispositivo de unidade de disquete e o ftape precisam do FDC (e do IRQ6), eles não podem ser executados simultaneamente. Por isso, se você tiver montado uma unidade de disquete e tentar acessar a unidade de fita, o ftape vai se queixar de que não pode pegar o IRQ6 e então morrer. Isto é especialmente um problema quando se estiver projetando um disco de emergência para usar com o ftape. Esta solução portanto é tanto carregar o disco de inicialização/superusuário para dentro do disco em memória e então desmontar a unidade de disquete, ou ter dois controladores de dispositivo de unidade disquete.


Página seguinte Página anterior Índice