(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

553. Dicas sobre Tentativa de Usar uma Placa Desconhecida

Se você ainda não está certo que placa é, mas tem pelo menos reduzido um pouco, então você pode montar um kernel com muitos programas de controle incluídos, e ver se algum deles autodetectam a placa na inicialização.

Se o kernel não detectar a placa, pode ser que a placa não esteja configurada para um dos endereços que o programa de controle testa quando procura uma placa. Neste caso, você pode querer tentar conseguir scanport.tar.gz de seu site ftp linux local, e ver se ele pode localizar para onde sua placa está chaveada. Ele investiga o espaço i/o ISA a partir de 0x100 para 0x3ff procurando dispositivos que não estejam registrados em /proc/ioports. Se ele encontrar um dispositivo desconhecido iniciando em algum endereço particular, você pode então explicitamente apontar os testes Ethernet para aquele endereço com um argumento de inicialização ether=.

Se você conseguir ter a placa detectada, você pode então calcular as chaves desconhecidas mudando-as uma de cada vez e vendo em que base i/o e IRQ que a placa é detectada. A montagem IRQ pode também ser determinada seguindo os vestígios no verso da placa para onde as chaves estão soldadas. Contando os dedos de ouro do lado de trás, do fim da placa com o suporte de metal, você tem a IRQ 9, 7, 6, 5, 4, 3, 10, 11, 12, 15, 14 no dedos 4, 21, 22, 23, 24, 25, 34, 35, 36, 37, 38 respectivamente. Placas de 8 bits só têm até o dedo 31.

As chaves que parecem não fazer nada, geralmente estão selecionando o endereço de memória de uma inicialização ROM opcional. Outras chaves que estão localizadas perto dos conectores BNC ou RJ-45 ou AUI são geralmente para selecionar o meio de saída. Estas também estão tipicamente perto da caixa preta do conversor de voltagem marcado YCL, Valor, ou Fil-Mag.

Uma boa coleção de chaves para várias placas pode ser encontrada na seguinte URL:

Ethercard Settings.


Página seguinte Página anterior Índice