(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

399. Configurando a Janela de Recepção TCP

ethernet,TCP Mais uma vez, placas com quantidades de RAM pequenas e caminhos de dados relativamente lento entre a placa e a memória do computador tem problemas. O tamanho padrão da janela de recepção TCP é 32kB, o que significa que um computador mais rápido na mesma sub-rede que você, pode enviar 32k de dados em você, sem parar para ver se você recebeu corretamente qualquer parte.

Versões recentes do comando route tem a capacidade de modificar o tamanho desta janela na execução. Usualmente é somente para a rede local que esta janela deve ser reduzida, pois os computadores além de alguns roteados são `armazenados' o bastante para não representar um problema. Um exemplo de uso pode ser:

route add <whatever> ... window <win_size>

onde win_size é o tamanho da janela que você deseja usar (em bytes). Uma placa de 8 bits 3c503 num barramento ISA operando à velocidade de 8MHz ou menos trabalharia bem com uma janela de aproximadamente 4kB. Uma janela muito grande causaria a sobreposição de pacotes recebidos, e uma redução drástica na velocidade da Ethernet. Você pode verificar o estado operacional através do seguinte comando: cat /proc/net/dev o qual mostrará qualquer condição de pacote descartado ou sobreposto que tenha ocorrido.


Página seguinte Página anterior Índice