(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

398. Velocidade do Barramento ISA

ethernet,barramento ISA Como mencionada acima, se os pacotes são retirados da placa rápido o suficiente, então uma condição de descarte/sobreposição de pacote recebido não ocorrerá mesmo quando a quantidade de memória no buffer de pacotes for pequena. O fator que determina a taxa em que os pacotes são retirados da placa para a memória do computador é a velocidade do caminho que os dados percorrem entre os dois e a velocidade do barramento ISA (se a CPU for tão lenta quanto um 386sx-16, então isto também terá um papel).

O relógio de barramento ISA recomendado é de cerca de 8MHz, mas muitas placas-mãe e dispositivos periféricos podem ser rodados a freqüências altas. A freqüência do relógio para o barramento ISA pode usualmente ser estabelecido na configuração CMOS, selecionando um divisor da placa principal da CPU da freqüência do relógio.

Por exemplo, aqui estão algumas velocidades de recepção como foram medidas pelo programa TTCP num 40MHz 486, com uma placa WD8003EP de 8 bits, para velocidades de barramento ISA diferentes.

        Velocidade do Barramento ISA (MHz)      Rx TTCP (kB/s)
        -------------------     --------------
        6.7                     740
        13.4                    970
        20.0                    1030
        26.7                    1075

Você seria muito pressionado a fazer melhor que 1075kB/s com qualquer placa Ethernet de 10Mb/s, usando o TCP/IP. Porém, não espere que todos os sistemas funcionem em velocidades altas de barramento ISA. A maioria dos sistemas não funcionarão apropriadamente à velocidades acima de 13MHz (também, alguns sistemas PCI tem a velocidade de barramento ISA fixa em 8MHz, por isso que o usuário final não tem a opção de aumentá-la).

Além disso para acelerar as velocidades de transferência, geralmente se tem o benefício de uma redução no uso da CPU devido a duração mais curta da memória e aos ciclos de i/o (note que os discos rígidos e as placas de vídeo localizadas no barramento ISA também experimentará um aumento de desempenho a partir de uma velocidade de barramento ISA aumentada).

Certifique-se de fazer uma cópia de segurança de seus dados antes de experimentar velocidades de barramento ISA maiores que 8MHz, e teste exaustivamente todos os periféricos ISA para se certificar de que todos estão operando corretamente depois de fazer qualquer aumento de velocidade.


Página seguinte Página anterior Índice