(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

375. Problemas com placas 3Com

Problema: A 3c503 pega a IRQ N, mas esta é necessária para algum outro dispositivo que precisa da IRQ N (exemplo: programa de controle CD ROM, modem, etc.). Isto pode ser solucionado sem a compilação de um novo kernel?

Solução: O programa de controle 3c503 testa uma linha de IRQ livre na ordem {5, 9/2, 3, 4}, e ele deve pegar uma linha que não esteja sendo usada. O programa de controle escolhe quando a placa está em operação.

Se você estiver usando um programa de controle modular, você pode usar os parâmetros de módulo para configurar várias coisas, inclusive o valor da IRQ.

O seguinte exemplo seleciona IRQ9, locação de base 0x300, <ignored value>, e if_port #1 (o transceptor externo).

io=0x300 irq=9 xcvr=1

Alternativamente, se o programa de controle estiver compilado dentro do kernel, você pode configurar os mesmos valores na inicialização passando os parâmetros via LILO.

LILO: linux ether=9,0x300,0,1,eth0

O seguinte seleciona a IRQ3, testa para locação de base<ignored value>, e o padrão if_port #0 (o transceptor interno).

LILO: linux ether=3,0,0,0,eth0

Problema: 3c503: interrupção configurada X inválida, usará a autoIRQ.

Causa: A placa 3c503 só pode utilizar uma destas IRQ: {5, 2/9, 3, 4} (estas são as únicas linhas que estão conectadas à placa). Se você passa um valor de IRQ que não está no conjunto acima, você vai receber a mensagem acima. Geralmente, especificar um valor de interrupção para a 3c503 não é necessário. A 3c503 irá fazer autoIRQ quando ela for configurada através do ifconfig'ed, e escolher uma destas IRQ: {5, 2/9, 3, 4}.

Solução: Use uma das IRQs válidas relacionadas acima, ou habilite autoIRQ não especificando uma linha de IRQ.

Problema: Os programas de controle 3c503 disponibilizados não usam a porta AUI (thicknet). Como posso escolhê-la (diferente da porta padrão thinnet)?

Solução: A porta AUI 3c503 pode ser selecionada em tempo de inicialização com a versão para o programa de controle do in-kernel, e a inserção do módulo para o programa de controle modular. A seleção é indicada no bit mais baixo da variável atualmente não utilizada dev->rmem_start, então um parâmetro de inicialização igual a:

LILO: linux ether=0,0,0,1,eth0

deve funcionar para programa de controle para in-kernel.

Para especificar a porta AUI quando carregando como um módulo, apenas acrescente xcvr=1 às linhas de opções de módulo junto com seus valores irq e i/o.


Página seguinte Página anterior Índice