(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

374. Problemas com placas SMC Ultra/EtherEZ e WD80*3

Problema: Você tem mensagens como as que se seguem:

        eth0: bogus packet size: 65531, status=0xff, nxpg=0xff

Causa: Há um problema com a memória compartilhada.

Solução: A causa mais comum para isto são as máquinas PCI que não estão configuradas para mapear os dispositivos de memória ISA. Por isso você acaba lendo a RAM do PC (todos valores 0xff) ao invés da RAM na placa que contém os dados do pacote recebido).

Outros problemas típicos que são fáceis de consertar são os conflitos de placas, tendo cache ou sombra de ROM incapacitada para aquela região, ou rodando seu barramento ISA mais rápido que 8Mhz. Há também um número surpreendente de falhas de memória nas placas Ethernet, então rode um programa de diagnóstico se você tiver um para sua placa Ethernet.

Problema: SMC EtherEZ não funciona num modo de memória não compartilhada (PIO).

Causa: Versões mais antigas do programa de controle Ultra só suportaram a placa no modo de memória compartilhada da operação.

Solução: O programa de controle na versão do kernel 2.0 e mais nova, também suporta o modo de operação i/o programado. Atualize para a v2.0, ou consiga a substituição para o kernel v1.2.13 do site ftp/www do Donald.

Problema: wd8003 antiga e/ou wd8013 chave-configurável sempre obtém o IRQ errado.

Causa: As placas wd8003 antigas e clones wd8013 chave-configurável não tem a EEPROM que o programa de controle pode ler a partir da configuração IRQ. Se o programa de controle não puder ler o IRQ, então ele tenta o auto-IRQ para descobrir o que é. E se o auto-IRQ voltar para zero, então o programa de controle apenas determina IRQ 5 para uma placa de 8 bits ou IRQ 10 para placa de 16 bits.

Solução: Evite o código de auto-IRQ, e diga ao kernel que o IRQ que você chaveou a placa foi através de argumento de tempo de inicialização. Por exemplo, se você estiver usando IRQ 9, usar o que se segue deve funcionar.

LILO: Linux ether=9,0,eth0

Problema: A placa SMC Ultra é detectada como wd8013, mas o IRQ e a base da memória compartilhada estão errados.

Causa: A placa Ultra parece muito uma wd8013, e se o programa de controle Ultra não estiver presente no kernel, o programa de controle wd pode enganar a Ultra como uma wd8013. O teste Ultra vem antes do teste wd, assim isto geralmente não deve acontecer. O Ultra armazena o IRQ e base mem na EEPROM diferentemente de uma a wd8013, por isso os valores bogus são reportados.

Solução: Recompile só com o programa de controle que você precisa no kernel. Se você tem uma mistura de placas wd e Ultra em uma máquina, e está usando os módulos, então carregue o módulo Ultra primeiro.


Página seguinte Página anterior Índice