(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

341. Compilando e instalando o DOSEMU

341.1 Onde estão as instruções de instalação?

As instruções de instalação do DOSEMU estão no arquivo "QuickStart".

341.2 Os principais erros cometidos durante a compilação e instalação do DOSEMU são:

1. Esquecer de ler o Guia QuickStart. 2. Tentar compilar alguma versão antiga do DOSEMU. 3. Tentar compilar com um kernel mais antigo que 2.0.28 ou 2.1.15. 4. Ter os fontes errados do kernel do Linux colocados em /usr/src/linux ou o arquivo /usr/src/linux/include/version.h não pôde ser localizado. 5. Usar o DOSEMU com um kernel que não tenha IPC compilado nele. 6. Compilar com um gcc mais antigo que 2.7.2 ou libc muito antiga. 7. Esquecer de editar o arquivo /etc/DOSEMU.conf. 8. Executar o DOSEMU com acesso a partições que ainda estejam montadas. 9. Não instalar o DOSEMU com privilégios suficientes (por exemplo, superusuário).(04/08/97)

341.3 Como usar o DOSEMU com uma versão mais antiga do Kernel Linux.

Caso ainda se utilize o kernel 1.2.13 e não se pode atualizá-lo por alguma razão, deve-se usar o DOSEMU-0.60.4. Caso se utilize alguma versão do kernel anterior a 2.0.28 e 2.1.15, Hans Lermen ( lermen@elserv.ffm.fgan.de) relata que:

> A versão do 0.64.3.tgz do DOSEMU é para as versões 2.xx.yy do kernel > Linux?

Sim, porém ...

  if ( ((xx == 0) && (yy >= 28)) || ((xx >= 1) && (yy >= 15)) )
    take_DOSEMU_0_64_4();
  else {
    if (xx == 1)  exit(1);
    take_DOSEMU_0_64_2_x();
  }

;-)

341.4 Como gerar binários para versões aout?

A partir da versão 0.64.4 não há mais suporte a a.out. Caso ela seja realmente necessária, deve ser usada a versão 0.64.3.1. O programa "configure" deve cuidar disto, caso se utilize uma configuração padrão (11/2/97).

341.5 Como compilar o DOSEMU numa máquina com pouca memória?

Marty Leisner (leisner@sdsp.mc.xerox.com) relata (08/04/95) que:

Caso se tenha problemas com a utilização de toda a área de troca, pode-se querer acrescentar CFLAGS+=-fno-inline após CFLAGS no arquivo dpmi/Makefile. Deve-se ser cuidadoso ao se fazer isso, assim como deve ser verificada a área de troca. Linux tem problemas às vezes quando não há área de troca disponível.

341.6 A compilação falha com alguns erros estranhos relativos a "slang". O que fazer?

Provavelmente foi instalada uma versão própria da biblioteca slang. Hans Lermen <lermen@elserv.ffm.fgan.de> diz que (11/02/97):

  configure --enable-force-slang

341.7 Quais opções de configuração estão disponíveis?

Pode-se utilizar o comando:

configure --help
para conseguir a lista de opções configuráveis disponíveis (12/02/97).

341.8 Como posso acelerar a compilação?

Marty Leisner (leisner@sdsp.mc.xerox.com) indica que (08/04/95):

A otimização padrão é -O2. Pode-se editar o arquivo makefile para usar -O (compilação mais rápida e menor).

341.9 Mais dicas de compilação de Marty...:

Marty Leisner (leisner@sdsp.mc.xerox.com) relatou (08/04/95) que:

Pode ser necessário construir o kernel para se ter uma versão atualizada no sistema local. Caso contrário é possível modificar manualmente o parâmetro KERNEL_VERSION no Makefile de mais alto nível. O número tem o formato "nmmmppp", onde "n" é a versão, "mmm" é a versão menor e "ppp" é o nível da atualização. Por exemplo, o kernel 1.1.88 é representado como "1001088" e o kernel 1.2.1 é igual a "1002001".

Contribuição de (lermen@elserv.ffm.fgan.de):

Para versões posteriores a 0.64.3 esta estratégia não funcionará. É necessário ter uma versão válida, que tem que ser parte integrante do /usr/include padrão. Caso a versão não esteja disponível, ou foi executado o comando 'make clean' nos fontes do kernel ou a distribuição utilizada não tem este arquivo.

341.10 É necessário compilar o DOSEMU como superusuário (root)?

(08/04/95)

Não, mas ele deve ser instalado como superusuário.

Marty Leisner (leisner@sdsp.mc.xerox.com) adiciona o seguinte:

Para acessar as portas E/S (inclusive o console), o DOSEMU precisa rodar como superusuário. Rodando o DOSEMU num terminal xterm ou sob X Window e solicitar acesso direto ao hardware direto permite que se execute o DOSEMU como usuário normal. As implicações de estabelecimento da identificação do usuário e segurança serão aperfeiçoadas nas versões em desenvolvimento (11/08/95).

Verifique o conteúdo do arquivo /doc/SECURITY.readme para maiores informações(09/02/97).

341.11 Como atualizar o DOSEMU?

Para atualizar o DOSEMU para uma nova versão, deve-se executar o comando "make pristine;./configure; make". Caso se omita o comando "pristine", a versão do novo executável estará incorreta. Isso se conseguir ser compilada (09/02/97).

341.12 Que versões do DOS podem ser executadas com o DOSEMU?

O OpenDos da Caldera (formalmente conhecido como DrDOS) é conhecido por funcionar com o DOSEMU (Nicolas St-Pierre <draggy@kosmic.org>. Como o OpenDos pode ser usado livremente para uso não comercial, pode ser uma opção interessante. Porém, a sua redistribuição não é permitida. Deve-se obter por si só o OpenDos do site da Caldera em http://www.caldera.com/dos. Esperemos que isto mude logo, para que o DOSEMU possa distribuir uma imagem de disco rígido inicializável. MsDos-6.22 é conhecido por funcionar com o DOSEMU. MsDos-7 também conhecido por Windows 95 funciona com o DOSEMU também, supondo-se que se tenha o logo de inicialização desligado e não se acione a interface gráfica na inicialização. Caso se tenha uma imagem inicializável denominada de "Disco de Resgate", criada durante a instalação do Windows, se terá à disposição as configurações corretas. Ao se usar a instalação normal do Windows 95 para transferir os arquivos de sistema, verifique o arquivo msdos.sys gravado no disco rígido, onde se deve alterar os seguintes parâmetros na seção [Options] para: [Options] Logo=0 BootGUI=0

341.13 Versões que não podem ser executadas sob o DOSEMU:

DOS 4.01 tem seus próprios problemas, e portanto também não funcionará com o DOSEMU (Mattias Hembruch <mghembru@ece.uwaterloo.ca> 03/04/97).


Página seguinte Página anterior Índice