(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

340. Preliminares

340.1 O que é o DOSEMU?

Para citar o manual "DOSEMU" é um programa a nível do usuário que usa certas características especiais do kernel Linux e um processador 80386 para executar um ambiente MS-DOS o qual, chamamos de caixa DOS. A caixa DOS é uma combinação de truques de hardware e software com as seguintes habilidades:

* virtualizar todas as entradas/saídas e as instruções de controle do processador.

* suportar os modos de endereçamento e de tamanho da palavra do "modo real" da família do processador iAPX86, apesar de ainda estar rodando dentro do modo de ambiente protegido.

* apanhar todas as chamadas do sistema DOS e BIOS e emular tais chamadas quando são necessárias para a operação apropriada e bom desempenho dos programas.

* simular um ambiente de hardware sobre o qual os programas DOS estão acostumados a ter o controle.

* fornecer os serviços MS-DOS através dos serviços nativos Linux; por exemplo, o DOSEMU pode fornecer um dispositivo de disco rígido que é de fato uma hierarquia de diretório Linux.

340.2 Nomes e números

(xx/yy/zz) significa que o dia zz do mês yy do ano xx (2/9/97).
winemu significa que o WinOS/2 está rodando em DOSEMU(2/10/97).

340.3 Qual versão do DOSEMU deve ser utilizada?

DOSEMU usa o mesmo esquema de numeração do kernel. Segundos números ímpares são para possíveis desenvolvedores instáveis, segundos números pares são para lançamentos considerados estáveis. No momento em que escrevia este documento, 0.64.4 é o último lançamento estável, enquanto 0.65.0.6 é a última versão em desenvolvimento. Assim caso se queira usar o DOSEMU, deve ser utilizada a versão estável mais recente.

340.4 Qual é a versão mais recente do DOSEMU e onde é possível obtê-la?

A mais nova versão do DOSEMU de (9/2/97) é a DOSEMU 0.64.4 e pode ser obtida em:

tsx-11.mit.edu:/pub/linux/ALPHA/DOSEMU/, ou
ftp.suse.com:/pub/DOSEMU/.

No entanto, as versões instáveis estão também disponíveis para os desenvolvedores e testadores. Elas podem ser obtidas em:

http://www.ednet.ns.ca/auto/rddc.
Deve-se lembrar que é um código ALPHA: pode haver problemas sérios e muito pouca documentação para as novas características. No momento sabe-se que a versão em desenvolvimento possui problemas. Por favor, use-a somente se quiser fazer um desenvolvimento ativo. Não relate os problemas na versão de desenvolvimento, conserte-os.

340.5 Onde fazer perguntas?

Caso se tenha algum problema em relação à instalação e execução do DOSEMU depois de ler a documentação, tente primeiro procurar sozinho, provavelmente a pergunta já deve ter sido feita e respondida antes. Tente a busca em alguma máquina de pesquisa da Internet para obter esta informação. Por exemplo pode-se perguntar em:

http://www.dejanews.com.

para encontrar todos os artigos mais recentes que contém as palavras chaves da dúvida. Procurar sozinho provavelmente será mais rápido ao se ter uma questão bem conhecida, além de liberar os desenvolvedores de responder questões triviais, propiciando um maior desenvolvimento do DOSEMU (9/2/97).

340.6 Onde relatar vírus e fazer perguntas?

Caso se queira fazer perguntas e relatar sobre vírus relacionados ao DOSEMU, pode-se considerar a adesão à lista de correspondência sumária msdos-linux. Para inscrever-se, envie correspondência para Majordomo@vger.rutgers.edu com o seguinte comando no corpo de sua mensagem de email:

    subscribe linux-msdos-digest nome_do_usuário@endereço_email
Caso se queira sair da lista de correspondência, pode-se enviar um email para Majordomo@vger.rutgers.edu com o seguinte comando no corpo de sua mensagem de email:
    unsubscribe linux-msdos-digest nome_do_usuário@endereço_email
(11/08/95). Ao se estar inscrito no linux-msdos, pode-se enviar notícias como correspondências para linux-msdos@vger.rutgers.edu. Está disponível uma função de reenvio que remete a correspondência para linux-msdos@vger.rutgers.edu como mensagens para o grupo de notícias chamado linux.dev.msdos. Caso o seu provedor de Notícias não carregue tal grupo, solicite que aquele grupo seja acrescentado (10/02/97).

340.7 Como acompanhar o desenvolvimento?

Para se acompanhar o desenvolvimento do DOSEMU, existem listas de mensagens para os desenvolvedores. Para inscrever-se, basta enviar um email para Majordomo@ednet.ns.ca com o seguinte comando no corpo de sua mensagem de email:

    subscribe msdos-devel nome_do_usuário@endereço_email

Para sair desta lista basta enviar uma mensagem para Majordomo@ednet.ns.ca com o seguinte comando no corpo do email:

    unsubscribe DOSEMU-devel nome_do_usuário@endereço_email
Por favor, não use esta lista com os mesmos propósitos da linux-DOSEMU-digest. As contribuições para o msdos-devel devem ser focalizadas no desenvolvimento do DOSEMU. Problemas de instalação por exemplo não devem ser relatados aqui e são normalmente ignorados por aqueles que lêem aquela lista (09/02/97).

340.8 Qual a documentação disponível sobre o DOSEMU?

O manual do DOSEMU (DOSEMU.texinfo) escrito por Robert Sanders não tem sido atualizado há algum tempo, mas ainda é uma boa fonte de informações. É distribuído em conjunto com o DOSEMU.

O "Guia de Manutenção do DOSEMU para Iniciantes" ou DANG é um mapa rodoviário contendo as operações internas do DOSEMU. É projetado para os aventureiros, aqueles que desejam modificar sozinhos o código da fonte. O DANG é mantido por Alistair MacDonald ( alistair@slitesys.demon.co.uk) e pode ser encontrado no diretório doc da árvore de fontes do DOSEMU.

A lista de problemas conhecidos do EMU (EMUfailure.txt) contém a lista de todos os programas conhecidos que não funcionam com o DOSEMU.

E, claro, há o FAQ/COMO FAZER DOSEMU. Ele é periodicamente enviado à lista de discussão e pode ser encontrado no diretório doc. A versão mais recente pode ser encontrada em: ftp.mathematik.th-darmstadt.de:/pub/linux/bonnes/(97/2/9).

340.9 Tenho um programa que não consegue ser executado e ele não está listado no arquivo EMUfailure. O que fazer?

Primeiro deve-se verificar se a falha do programa não é causada por alguma das carências do DOSEMU listada no arquivo EMUfailure. Caso ache que trata-se de uma nova situação, por favor relate o caso para: linux-msdos@vger.rutgers.edu. Certamente isso poderá ajudar a outros usuários. Deve-se, nestes casos, enviar informações detalhadas sobre a configuração utilizada, versão do kernel, DOSEMU, etc. e fornecida descrição detalhada dos erros observados. Pode-se usar o xdos para cortar e colar a mensagem de erro. Nós conhecemos o conteúdo de ../etc./config.dist. por isso só devem ser enviadas as linhas ativas do conf.DOSEMU. Deve ser investigada através a saída de depuração e serem enviadas somente as saídas relevantes. (10/2/97).

340.10 Como submeto mudanças ou acréscimos ao COMO FAZER?

O método preferido é editar o arquivo DOSEMU-HOWTO-xx.x.sgml incorporar as mudanças, criar-se um arquivo diff digitando-se:

diff -uw arquivo_original arquivo_novo

e enviá-lo para bon@elektron.ikp.physik.th-darmstadt.de. Caso não conheça SGML não há problemas. As mudanças ou novas informações também serão aceitas. A criação de um arquivo diff só torna mais fácil para o mantenedor do COMO FAZER. :-)(09/02/97)

340.11 Mensagem de Greg...

A menos que dito ao contrário, os documentos COMO FAZER Linux são registrados por seus respectivos autores. Os documentos COMO FAZER Linux podem ser reproduzidos e distribuídos total ou parcialmente, em qualquer meio físico ou eletrônico, contanto que a nota de direitos autorais esteja presente em todas as cópias. A redistribuição comercial é permitida e encorajada, no entanto, o autor deve ser notificado sobre tais distribuições.

Todas as traduções, trabalhos derivados, ou trabalhos conjuntos que incorporam os documentos COMO FAZER Linux devem possuir esta nota de direitos autorais. Isto é, não se pode produzir um trabalho derivado do COMO FAZER e impor restrições adicionais em sua distribuição. Exceções a estas regras podem ser permitidas sob certas circunstâncias.

Resumindo, desejamos promover a disseminação das informações aqui contidas através de tantos canais quanto possível. Porém, nós realmente queremos reter os direitos autorais dos documentos COMO FAZER.

Caso se tenham perguntas, por favor entre em contato com Tim Bynum, o coordenador do COMO FAZER Linux em linux-howto@metalab.unc.edu.


Página seguinte Página anterior Índice