(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

309. Executando o XFree86

Com o arquivo XF86Config configurado, você está pronto para iniciar o Servidor X e executar alguns testes. Primeiro, certifique-se de que o /usr/X11R6/bin está na rota padrão de pesquisa de executáveis.

O comando que inicia o XFree86 é:

startx

Esta é a uma interface para o programa xinit (no caso de se estar acostumado a usar xinit em outros sistemas UNIX).

Este comando iniciará o Servidor X e executará os comandos encontrados no arquivo .xinitrc no seu diretório pessoal. O .xinitrc é apenas um programa contendo os clientes X a serem executados. Caso este arquivo não exista, o padrão do sistema /usr/X11R6/lib/X11/xinit/xinitrc será usado.

Um arquivo modelo .xinitrc se parece com isso:

#!/bin/sh

xterm -fn 7x13bold -geometry 80x32+10+50 &
xterm -fn 9x15bold -geometry 80x34+30-10 &
oclock -geometry 70x70-7+7 &
xsetroot -solid midnightblue &

exec kde 

Este programa iniciará dois clientes xterm, um oclock e cria uma janela raiz (segundo plano) com a cor midnightblue. Então iniciará o gerente da janela kde. Note que kde é executado pelo interpretador de comandos devido ao comando exec. Isto faz com que o processo xinit seja substituído por kde. Uma vez que o processo kde saia, o servidor X será finalizado.

Certifique-se sempre que o último comando em .xinitrc foi iniciado com o comando exec, e que não está colocado em segundo plano (nenhum & foi colocado na extremidade da linha), senão o Servidor X será finalizado assim que ele inicie os clientes no arquivo .xinitrc.

Alternativamente, pode-se sair de X pressionando as teclas ctrl-alt-backspace. Isto interromperá o Servidor X incondicionalmente, saindo-se do sistema X Window.

Acima você teve uma configuração de desktop muito, muito simples. Muitos programas e configurações maravilhosas estão disponíveis com um pouco de trabalho em seu arquivo .xinitrc.

Se você for um iniciante no ambiente do Sistema X Window, firmemente sugerimos que escolha um livro como O Sistema X Window: Um Guia do Usuário . O uso e a configuração de X é extremamente mais poderoso para ser todo coberto somente nestes documentos pequenos. Veja as páginas do manual para xterm, oclock para obter dicas de como começar.

309.1 Uso

Este documento foi registrado em 1996 por Eric S. Raymond. Pode-se usá-lo, propagá-lo e reproduzi-lo livremente, contanto que:

  • Não se omita ou se altere esta nota de direitos autorais.
  • Não se omita ou se altere o número da versão ou a data.
  • Não se omita ou se altere o indicador do documento para a versão WWW atual.
  • Seja assinalada claramente qualquer versão resumida ou alterada.

Estas restrições são para proteger os leitores em potencial de versões mutiladas ou muito antigas. Se você acha que tem uma boa razão para uma exceção, por favor pergunte-me.

309.2 Agradecimentos

Este documento foi iniciado por Matt Welsh no mais profundo abismo do tempo. Obrigado, Matt!


Página seguinte Página anterior Índice