(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

308. Configurando o XFree86

308.1 Configuração Normal

Configurar o XFree86 corretamente para seu mouse, teclado, monitor e placa de vídeo costumava ser algo similar a magia negra, exigindo programação manual intensa de um arquivo de configuração complexo. Não é mais assim: a sub-versão 3.2/3.3 tornou o processo quase trivial. Tudo que se faz é iniciar o programa XF86Setup.

Este programa depende do fato de que todos os novos hardwares de PC hoje em dia vêm com monitores EGA/VGA habilitados. Ele chama com freqüência o servidor VGA16 e usa-o para apresentar o X num modo 640x480, ou seja um denominador comum mais baixo. Então ele roda um programa interativo que leva o usuário através de uma série de cinco painéis de configuração -- mouse, teclado, placa (vídeo), monitor, e `outros' (opções do servidor misturadas). O processo todo é completamente indolor.

(Se você estiver executando um Linux Red Hat ou Conectiva Linux, pode-se ter ainda um programa diferente chamado xf86config. Ele funciona de maneira semelhante ao XF86Setup, mas não usa uma interface X e o Servidor VGA16).

Um ponto menos importante para se ter em mente é que, se você for como a maioria das pessoas usando um PC atual, seu teclado é realmente aquele que o XF86Setup chama de ` PC de 102 teclas genérico (internacional)', ao invés do padrão `PC de 101 teclas genérico'. Caso se escolha o padrão (101), o grupo de teclas na extrema direita de seu teclado (teclado numérico e companhia) pode parar de funcionar.

Caso não se tenha certeza sobre o tipo do monitor, pode-se tentar os disponíveis. Examine do alto até embaixo (escolhas mais altas envolvem velocidades mais baixas e são menos exigentes com o hardware). Desista caso se obtenha figura seriamente distorcidas. Distorções menores (figuras levemente grandes, levemente pequenas ou levemente descentralizadas) não são problema, pois se terá a chance de corrigi-las imediatamente no modo de sintonia fina.

E, quando o programa apresentar xvidtune para permitir que você determine o modo de vídeo, não deixe que a caixa inicial de advertência deixe você nervoso. Monitores multisync modernos (diferentes de seus predecessores de freqüência fixa) não são fáceis de danificar desta maneira.

O XF86Config pode supor que seu dispositivo do mouse está em /dev/mouse. Caso isto não funcione, deve-se criar uma ligação de /dev/mouse para o arquivo /dev/ca[01] que o mouse esteja utilizando. Caso o XFree86 apresente um erro de "mouse ocupado" quando o


gpm

estiver rodando, deve-se estabelecer a ligação com /dev/ttyS[01].

O processo de configuração opera selecionando um servidor correspondente para o tipo geral da placa de vídeo (como XF86_VGA16, XF86_Mach64, ou XF86_S3) e configurando um XF86Config que o servidor lerá no início de sua execução para obter os parâmetros específicos para sua instalação. A localização do XF86Config varia dependendo do sistema operacional, mas um lugar indicado para pesquisa é /etc/X11.

Em versões mais antigas do XFree86, o XF86Setup estabelece uma ligação entre o comando `X' diretamente com o servidor escolhido. Em versões recentes, ''X'' é conectado a um programa de invólucro com execução à nível de usuário chamado Xwrapper. A idéia é que todos as configurações de identificação de usuário de superusuário sejam localizado no Xwrapper, para que o servidor não tenha que ser executado como superusuário.

308.2 Defeitos Mecânicos

Ocasionalmente algo não estará certo quando se iniciar o Servidor X. Isto é quase sempre causado por um problema no arquivo de configuração. Geralmente, os valores de tempos do monitor estão desligados, ou a velocidade da placa de vídeo está configurada incorretamente. Problemas menores podem ser consertados com xvidtune. Uma tela realmente estranha usualmente significa que se precisa voltar para XF86Setup e escolher um tipo de monitor de menor potência.

Caso o mostrador pareça girar ou as margens estejam confusas, esta é uma indicação clara que os valores dos tempos do monitor ou a velocidade indicada estão errados. Certifique-se também que se está especificando corretamente o chipset da placa de vídeo, bem como as outras opções para a seção Device do XF86Config. Esteja absolutamente certo que está usando o Servidor X correto e que /usr/X11R6/bin/X é uma ligação simbólica para este Servidor.

Se tudo o mais falhar, tente iniciar o X `` simples '', ou seja, use um comando como:

X > /tmp/x.out 2>&1 

Pode-se então interromper o Servidor X (usando a combinação de teclas ctrl-alt-backspace) e examinar o conteúdo do arquivo /tmp/x.out. O Servidor X reportará qualquer advertência ou erro --- por exemplo, se sua placa de vídeo não tiver a velocidade correspondente a um modo suportado pelo seu monitor.

Lembre-se que se pode usar ctrl-alt-numeric + e ctrl-alt-numeric - para trocar entre os modos de vídeo listados na linha Modes da seção Screen do XF86Config. Caso o modo de resolução mais alto não pareça ser muito adequado, tente trocar para resoluções mais baixas. Isto permitirá que pelo menos aquelas partes da configuração X funcionem corretamente.

Verifique também o tamanho/controle dos deslocamentos verticais e horizontais no seu monitor. Em muitos casos é necessário ajustá-las ao se iniciar o X. Por exemplo, se o mostrador parecer estar levemente deslocado para um lado, você pode corrigir isto usando os controles do monitor.

O grupo de notícias da USENET comp.windows.x.i386unix é destinado à discussões sobre o XFree86, como também o comp.os.linux.x. Pode ser uma boa idéia ao observar o grupo de notícias para postagens relativas à sua configuração de vídeo --- você pode se deparar com alguém com os mesmos problemas.

308.3 Configuração Padrão

Será necessário configurar manualmente o X para se obter um ótimo desempenho caso o monitor puder suportar 1600x1200 - a maior resolução suportada pelo XF86Setup é 1280x1024.

Caso se queira configurar manualmente o vídeo por esta ou qualquer outra razão, veja como fazê-lo no COMO FAZER XFree86 Video Timings da LDP, http://metalab.unc.edu/LDP/HOWTO/XFree86-Video-Timings-HOWTO.html (esta é a versão atualizada do arquivo HTML do 'Videomodes.doc' da XFree86).

308.4 Usando Cores de 16 bits

Por padrão, o X usa profundidade de cor igual a 8 bits disponibilizando 256 cores. Para eliminar esta restrição, muitos aplicativos definem seus próprios mapas de cores, resultando em saltos de cores repentinos quando o cursor se move entre as duas janelas, cada uma tenha um mapa de cor próprio diferente da outra. O navegador WWW Arena tem esta característica.

Caso se queira usar aplicativos gráficos avançados, 256 cores podem não ser suficientes. Devendo-se usar profundidade de cores de 16 bits (65.536 cores). Mas cuidado, nem todos os aplicativos funcionarão com cores de 16 bits.

Pode-se usar uma profundidade de cor de 16 bits com 65K cores diferentes simplesmente iniciando o X com o seguinte parâmetro:


    startx -- -bpp 16

ou colocando:


    exec X :0 -bpp 16

no arquivo .xServerrc. Para que isto funcione, porém, é necessário ter uma seção


screen

no arquivo XF86Config com o seguinte conteúdo:


    DefaultColorDepth 16

Caso se esteja utilizando o xdm, pode ser necessário mudar o arquivo XServers que está provavelmente localizado em /etc/X11/xdm/. Uma configuração típica tem apenas uma linha não comentada, que é algo assim:


      :0 local /usr/X11R6/bin/X

Acrescenta-se


-bpp 16

às opções de iniciação:


      :0 local /usr/X11R6/bin/X -bpp 16

Será necessário também acrescentar à seção 'screen' da configuração X um item Display com um valor de profundidade de 16. Geralmente pode-se apenas duplicar a seção de Display de 8 bits e mudar o campo Profundidade.

Mais cores fazem a placa de vídeo transferir mais dados durante o mesmo tempo. Se a placa de vídeo não suportar, então, ou a resolução ou o índice de atualização tem que ser reduzido. Por padrão, o Xfree reduz a resolução. Caso se queira manter a resolução e reduzir o índice de atualização, é necessária a inserção de uma linha Modelo apropriada no arquivo XF86Config que defina aquela resolução com um índice de atualização mais baixo. Por exemplo, pode-se substituir o antigo valor:

Modeline "1024x768"  75  1024 1048 1184 1328 768 771 777 806 -hsync -vsync

por:

Modeline "1024x768"  65  1024 1032 1176 1344 768 771 777 806 -hsync -vsync.

Os números mágicos 75 e 65 são as velocidades respectivas que se encontram reportadas pelo X em seu arquivo .X.err. Consulte o arquivo de monitores na documentação XF86 para linha Modelo adequada ao índice máximo de velocidade que a placa de vídeo pode suportar numa profundidade de cor de 16 bits.


Página seguinte Página anterior Índice