(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

292. Configuração do Beep pelo console

Assim como o Linux 1.3.43, Martin Mares adicionou a capacidade de configurar a densidade e a duração do Beep, modificando o console.c. Cada console pode ser configurado para caracterizar uma duração diferente de densidade do som do sinal; a tarefa é realizada pelo uso de seqüências de escape para o dispositivo do console. Você pode configurar o seu próprio arquivo ~/.profile ou ~/.login para selecionar um diferente som associado a cada console (ou sem som, se necessário).

As seqÜências de escape trabalham como a seguir:

  • ESC-[10;xx] seleciona a freqüência do som em Hertz. O valor deve estar na faixa de 21-32766, caso contrário o resultado não é definido. Se o argumento `xx' está faltando, o valor padrão (750Hz) será aplicado, como em `ESC-[10].
  • ESC-[11;xx] seleciona a duração do sinal, em milisegundos. Se você especificar mais que 2 segundos, o padrão é aplicado (125ms). Novamente, se o argumento `xx' está faltando, o valor padrão será usado (ESC-[11]).

Para selecionar, por exemplo, uma densidade de 50Hz para a duração de um segundo, você pode usar "echo -e "\\33[10;50]\\33[11;1000]"" com o bash (onde "-e" significa `compreensão das seqüências de escape'). Se você usa o tcsh, o mesmo comando forma "echo "\\033[10;50]\\033[11;1000]"".

Embora eu não conheça qualquer versão do comando setterm que suporta tal configuração, uma versão futura do comando poderá suportar uma opção da linha de comando para configurar um som de campainha.

Se está executando o Linux-1.3.43 ou um mais novo, você pode estar satisfeito com as seqüências de escape e permitir a leitura posterior. Se você está executando um kernel velho, ou se quer um sinal sonoro, você apreciará o resto deste documento.


Página seguinte Página anterior Índice