Página seguinte
Página anterior
Índice
 
Configure o modem para discar corretamente. Caso não se tenha lido a seção 
Como Discar Com Um Modem, por favor leia agora! Ela contém informações muito importantes de configuração. Não é necessário ler esta seção caso se deseje utilizar o modem somente para discar.
 
 
Para discar e receber chamada, é obrigatório configurar o modem de uma maneira específica (novamente usando comandos AT de modem):
 
 
E1              modo ECO ativo  
Q0              códigos de retorno ativos        
V1              modo de resposta ativo
S0=0    jamais responder (uugetty lida com isto através da opção WAITFOR) 
 
 
Caso isso não seja configurado corretamente, os comandos INIT no arquivo de configuração podem falhar, perdendo-se todo o processo. Mas temos mais detalhes sobre arquivos de configuração: 
 
&C1 DCD estará ativo somente após a conexão. 
&S0 DSR estará sempre ativo. 
DTR on/off reinicializa o modem (dependendo do fabricante - RTFM).
 
 
Este parâmetros afetam o comportamento do modem quando uma chamada é iniciada ou finalizada. 
Caso o modem não suporte o armazenamento de configurações, pode-se definir estes parâmetros através dos comandos especificados em INIT no arquivo de configuração. Veja a seguir maiores detalhes. Alguns modems vêm com chaves de configuração que afetam os conteúdos dos registradores. Esteja seguro de configurá-los corretamente, também. 
      
Iniciei uma lista de configurações específicas para diferentes tipos de modems. Até aqui eu tenho alguns disponíveis e caso você queira adicionar algumas outras configurações funcionais, por favor faça isto. A lista pode ser encontrada em 
ftp://ftp.cc.gatech.edu/pub/people/gregh/modem-configs.
 
 Nota: para conseguir com que meu modem USR Courier V.34 reinicializasse corretamente quando DTR caía, tive que configurar &D2 e S13=1 (isto configura o bit 0 do registrador S13). Seguramente isto funciona bem também com modems USR Sportster V.34. 
 
 Nota: alguns modems supra tratam DCD diferentemente de outros modems. Caso se esteja utilizando um Supra, tente configurar &C0 e não 
&C1. Deve-se também configurar &D2 para lidar corretamente com DTR. 
 
 
Obtenha a última versão em 
metalab.unc.edu:/pub/Linux/system/serial. Particularmente caso se deseje utilizar velocidades altas (57600 e 115200 bps), deve-se utilizar a versão 2.0.7j ou posterior. Deve-se usar ainda a libc 5.x ou superior. 
 Por padrão, getty_ps será configurado para estar compatível com o Linux FSSTND  (Padrão de Sistema de Arquivos), o que significa que os binários estarão em /sbin e os arquivos de configuração serão denominados /etc/conf.{uu}getty.ttySN. Isso pode não estar evidente na sua documentação! Deve-se ter ainda arquivos de reserva de recursos no diretório /var/lock.
 Caso não se utilize a compatibilidade FSSTND, os binários residirão em /etc, os arquivos de configuração estarão em /etc/default/{uu}getty.ttySN e os arquivos de reserva de recursos estarão localizados em  /usr/spool/uucp. Recomendo fazê-lo desta forma caso se deseje utilizar o modem em conexões tipo UUCP, uma vez que este terá problemas em mover os arquivos de reserva de recursos para um local onde eles não sejam monitorados. 
      
getty_ps pode usar também o  syslogd para o registro de ocorrências. Veja as páginas de manual on-line de syslogd(1) e syslog.conf(5) para configurar o syslogd caso ele ainda não esteja sendo executado. Mensagens são adicionadas com a prioridade definida em LOG_AUTH, erros usam LOG_ERR e depuração utiliza LOG_DEBUG. Caso não se deseje utilizar syslogd pode-se editar o arquivo tune.h nos arquivos de fontes de  getty_ps para utilizar um arquivo próprio para o registro de ocorrências, denominado por padrão /var/adm/getty.log.
      
Decida se deseja utilizar a compatibilidade FSSTND e as capacidades de registros do syslog. Pode-se escolher por uma combinação dos dois. Edite o Makefile,
tune.h e config.h para estarem de acordo com as suas decisões. Após compile e instale de acordo com as instruções incluídas no pacote. 
 A partir deste ponto, todas as referências a getty estão relacionadas com 
getty_ps. Referências  a uugetty indicam o programa uugetty que vem com o pacote getty_ps. Estas instruções não funcionarão com mgetty ou agetty.
 
  
Página seguinte
Página anterior
Índice
 |