(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

227. Como discar para fora usando um modem?

227.1 Requisitos de Hardware

Pode-se usar um modem interno ou externo. Modems internos são mais baratos e não usam espaço sobre a mesa. Mas os modems externos são mais simples de serem instalados e os indicadores luminosos fornecem uma dica sobre o que está acontecendo. Modems externos necessitam ser desligados quando não estejam sendo usados, e parecem consumir alguma eletricidade mesmo quando estejam desligados.

Modems Externos

Inicialmente esteja seguro de estar utilizando o cabo correto. Um modem requer cabos com fios diretos sem pinos cruzados. Qualquer loja de informática costuma tê-los. Esteja certo de escolher o gênero correto. Caso se esteja utilizando uma porta serial de padrão DB25, deve-se utilizar sempre DB25 macho. Tenha cuidado em não confundir com a porta paralela, a qual é DB25 porém fêmea. Conecte o modem em uma das portas seriais disponíveis. Por favor consulte o manual do modem para saber como fazê-lo caso você necessite de ajuda.

Modems Internos

Para um modem interno, não há necessidade de cabos adicionais, pois este tipo de modem não necessita de uma porta serial, ele tem uma construída em si. Tudo o que se necessita é configurá-lo para que ele utilize uma interrupção que não esteja sendo usada e configurar os endereços da porta de E/S. Consulte o manual do modem caso você esteja com dúvidas. Veja também a seção Posso Usar Mais de Dois Dispositivos Seriais? caso se necessite de ajuda na escolha de interrupções ou endereços.

Em algumas placas mãe será necessário desabilitar a porta serial que o modem esteja utilizando a fim de evitar conflitos. Isso pode ser feito através das chaves de configuração ou das configurações do BIOS, dependendo da placa mãe. Por favor consulte o seu manual.

Caso se esteja utilizando uma placa de vídeo IBM8514, então há um problema que você deve conhecer. Pode-se encontrar problemas caso se deseje utilizar um modem em ttyS3. Caso o Linux não detecte um modem interno em ttyS3, pode-se usar o utilitário setserial e o modem deverá funcionar normalmente. Modems internos em ttyS{0-2} não deverão causar nenhum problema para serem detectados. Linux não executa qualquer auto-configuração em ttyS3 devido ao problema da placa de vídeo.

227.2 Conversando Com Seu Modem

Pode-se usar kermit, minicom ou alguns outros programas de comunicação para testar a configuração do modem, antes de seguir em temas mais complexos como SLIP ou PPP. Pode-se encontrar a versão mais atual do kermit em http://www.columbia.edu/kermit/. Digamos, por exemplo, que o modem encontre-se na porta ttyS3 e sua velocidade é de 115200 bps. Deve-se proceder da seguinte forma:

linux# kermit
C-Kermit 6.0.192, 6 Sep 96, for Linux
Copyright (C) 1985, 1996, 
Trustees of Columbia University in the City of New York.
Modo de transferência padrão é BINÁRIO 
Digite ? ou HELP para ajuda.
C-Kermit>set line /dev/ttyS3
C-Kermit>set carrier-watch off
C-Kermit>set speed 115200
/dev/ttyS3, 115200 bps
C-Kermit>c
Conectando a /dev/ttyS3, velocidade 115200.
O caracter de fuga é Ctrl-\ (ASCII 28, FS)
Digite o caracter de fuga seguido de C para retornar ou seguido de ? para se visualizar outras opções. 
ATE1Q0V1                           ; digite estes comandos e pressione Enter.
OK                                 ; o modem deve responder desta forma. 

Caso o modem reconheça comandos AT, pode-se assumir que ele esteja funcionando adequadamente sob o Linux. Agora pode-se tentar a execução de uma discagem executando-se o seguinte comando:

ATDT7654321
onde 7654321 é o número do telefone de destino. Use ATDP no lugar de ATDT caso a linha seja configurada para pulso. Caso a discagem seja efetuada, o modem estará funcionando corretamente.

Para retornar para a linha de comando do kermit, pressione a tecla Ctrl e a tecla de barra reversa, solte a tecla Ctrl e pressione C:

Ctrl-\-C
(De volta ao Linux)
C-Kermit>quit
linux#

Isso foi um teste usando um primitivo método de comando manual. O método normal reside em deixar o kermit executar a discagem automaticamente a partir de uma base interna de modems e de funções de discagem, por exemplo usando um modem US Robotics (USR):

linux# kermit
C-Kermit 6.0.192, 6 Sep 1997, for Linux
Copyright (C) 1985, 1996,
Trustees of Columbia University in the City of New York.
Modo de transferência padrão é BINÁRIO 
Digite ? ou HELP para ajuda.
C-Kermit>set modem type usr        ; Seleciona o tipo de modem 
C-Kermit>set line /dev/ttyS3       ; Seleciona o dispositivo de comunicação 
C-Kermit>set speed 115200          ; Configura a velocidade de discagem
C-Kermit>dial 7654321              ; Discar
Número: 7654321
Dispositivo=/dev/ttyS3, modem=usr, velocidade=115200
Ligação completada.<BEEP>
Conectando a /dev/ttyS3, velocidade 115200
Conectando a /dev/ttyS3, velocidade 115200.
O caracter de fuga é Ctrl-\ (ASCII 28, FS)
Digite o caracter de fuga seguido de C para retornar ou seguido de ? para se visualizar outras opções. 

Bem Vindo ao Linux ...

login:

Veja a seção Programas de Comunicação sobre programas de comunicação caso sejam necessárias algumas informações adicionais sobre os passos acima.

Ao se discar com o modem local, deve-se configurar a velocidade da porta serial para a maior possível e suportada pelo modem (possivelmente não maior que 115200 bps). Isso não é o mesmo que as velocidades anunciadas de modems como por exemplo 56 Kbps. Versões do Linux com uma versão da biblioteca libc superior a 5.X têm suporte a velocidades maiores que 115200 bps. Mesmo velocidades maiores que esta estão em desenvolvimento no Linux.

227.3 Configuração de Discagem de Modem

Somente para discagens, pode-se configurar o modem da maneira que se deseje. Caso se pretenda configurar o modem para receber chamadas, então é obrigatório configurá-lo na mesma velocidade que se pretenda utilizar o programa getty. De qualquer forma, muitos modems atualmente configuram as suas velocidades automaticamente para a mesma que os comandos estejam utilizando. Ou seja, ao se ter getty sendo executado a 115,200 fará com que o modem automaticamente configure a sua velocidade para o valor utilizado pelo programa getty, a partir do momento que este envie os comandos de inicialização para a porta serial onde o modem se encontre. Em geral, padrões de fabricação que habilitem correções de erro e controle de fluxo por hardware são as melhores configurações para modems que executem chamadas externas. Consulte o manual do modem para conferir estas configurações.

227.4 Controle de Fluxo por Hardware

Caso o modem suporte controle de fluxo por hardware (RTS/CTS), recomendo fortemente o uso deste. Primeiro, deve-se habilitar o fluxo RTS/CTS da porta serial. Isso deve ser realizado na inicialização do Linux, por exemplo em /etc/rc.d/rc.local ou /etc/rc.d/rc.serial. Esteja seguro de que estes arquivos sejam executados a partir do programa rc.sysinit principal. Deve-se executar o seguinte comando para cada porta serial na qual se deseje habilitar o controle de fluxo por hardware:

stty crtscts < /dev/ttyS3
Caso isto não seja habilitado por padrão, deve-se habilitar ainda o fluxo RTS/CTS no modem. O programa de comunicação pode fazer isto. Consulte o manual do modem caso seja necessário e então salve as configurações do modem, caso ele suporte a guarda de arquivos de configuração.


Página seguinte Página anterior Índice