(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

182. Protocolos de Rede

Linux supporta vários diferentes protocolos de rede:

182.1 Protocolo TCP/IP

O protocolo TCP/IP foi origináriamente desenvolvido, duas décadas atrás, para o Departamento de Defesa (DoD) dos Estados Unidos, principalmente para o propósito de interligação de computadores de diferentes plataformas. O conjunto de protocolos TCP/IP disponibilizado, através de sua estrutura de níveis, para isolar as aplicações dos equipamentos de conectividade.

Apesar de ser baseado num modelo de níveis, ele é mais voltado para o provimento de interconectividade, não se prendendo rígidamente aos níveis funcionais. Esta é uma das razões pela qual o protocolo TCP/IP se tornou um protocolo de interconexão padrão de fato, ao contrário da OSI.

O protocolo TCP/IP esteve presente no Linux desde seu princípio. Ele foi implementado a partir do zero. É um dos mais robustos, rápidos e confiável implementação, e é uma dos fatores chave do sucesso do Linux.

Como Fazer relacionados: http://metalab.unc.edu/mdw/HOWTO/NET-3-HOWTO.html

182.2 Protocolo TCP/IP versão 6

IPv6, algumas vezes referenciado como IPng (IP Next Generation) é uma atualização do protocolo IPv4, d eforma a enfocar vários temas. Estes temas incluem: escassez de endereços I{ disponíveis, falta de mecanismos para manusear o tráfego em horas sensíveis, falta de um nível de segurança para a rede, etc.

O maior espeço para nomes será acompanhado por um mecanismo de endereçamento melhorado, o qual terá um garnde impacto na performance de roteamento. Uma implementação beta implementation já existe para o Linux, e uma versão d eproduçào é esperada para liberação da versão 2.2.0 do núcleo do Linux.

182.3 Protocolo IPX/SPX

IPX/SPX (Internet Packet Exchange/Sequenced Packet Exchange) é um protocolo proprietário desenvolvido pela Novell, e baseado no protocolo Xerox Network Systems (XNS). O IPX/SPX se tornou proeminente durante o início dos anos 80 como uma parte integrante do Netware, da Novell. O NetWare se tornou um padrão de fato para Sistema Operacional de Rede (SOR), da primeira geração de Redes Locais. A Novell complementou seu SOR com um conjunto de aplicações orientada para negócios, e utilitários para conexão das máquinas cliente.

O Linux tem uma implementação muito limpa do IPX/SPX, permitindo que seja configurado com um:

  • roteador IPX
  • ponte IPX
  • cliente NCP e/ou servidor NCP Server (para compartilhamento de arquivos)
  • Clente Novell para impressão, servidor Novell de impressão
E para:
  • Disponibilizar o PPP/IPX, permitindo que uma máquina Linux aja como um cliente/servidor PPP
  • Realizar o encapsulamento de IPX através do IP, permitindo a conexão de duasrede IPX através de uma ligação que use apenas o IP

Adicionalmente, Caldera oferece o suporte comercial para o Novell NetWare sob o Linux. A Caldera disponibiliza um completo cliente para Novell NetWare, criado a partir de tecnologia licenciiada pela Novell Corporation. O software permite o acesso completo do cliente a servidores dee arquivo Novell 3.x and 4.x incluindo características tais como NetWare Directory Service (NDS) e criptografia RSA.

182.4 Protocolo AppleTalk

Appletalk é o nome do protocolo para interconexão da Apple. Ele permite um modelo de rede ponto-a-ponto que provê funcionalidade básica tal como compartilhamento de arquivo e de impressora. Cada máquina pode, simultâneamente, agir como um cliente e servidor, e o “software” e “hardware” necessários estão incluídos em cada computador Apple.

O Linux provê uma completa interconexão Appletalk. Nettalk é uma implementação, a nível de núcleo, do ptocolo AppleTalk , originalmente para sistemas derivados do BSD. Inclui suporte para roteamento AppleTalk, servindo sistemas de arquivo Unix e AFS filesystems sobre AFP (AppleShare), servindo impressoras Unix e acessando impressoras AppleTalk através de PAP.

Veja a seção 5.1 para maiores informações.

182.5 Rede Metropolitanas (WAN), X.25, Frame-relay, etc...

Várias empresas proveêm produtos T-1, T-3, X.25 e Frame Relay products para o Linux. Geralmente é requirido “hardware” especial para esse tipo de conexão. Os vendedores que proveêm o “hardware” também proveêm os “drivers” com supote ao protocolo.

182.6 Protocolo ISDN

O ncleo do Linux tem capacidades ISDN embutidas. O Isdn4linux controla placas de PC para ISDN, e pode emular um modem com o conjunto de instruções Hayes (comandos "AT"). As possibilidades variam do simples uso de um programa de terminal, conexões via HDLC (usando equipamentos inclusos),até conexões completas com a Internet com PPP e aplicações de áudio.

182.7 Protocolos PPP, SLIP, PLIP

O núcleo do Linux tem suporte embutido para PPP (Point-to-Point-Protocol), SLIP (Serial Line IP) and PLIP (Parallel Line IP). PPP é o meio mais usual para usuários acessarem seus Provedores de Acesso a Internet (PAI). PLIP permite a ligação barata de duas máquinas usando a porta paralela e um cabo especial, alcançando velocidades de 10kBps a 20kBps.

182.8 Protocolo de Radio Amador

O núcleo do Linux tem suporte embutido para protocolos de rádio amador.

Especialmente interessante é o suporte ao protocolo AX.25. Este protocolo oferece tanto modo de operação conectado e não-conectado, é é usado tanto para ligações ponto-a-ponto, ou para o transporte de outros protocolos tais como o TCP/IP e o NetRom.

Ele é similar ao X.25 nível 2 em sua estrutura, com algumas extensões pata torná-lo mais útil no ambiente de rádio amadores.

182.9 Protocolo ATM

O suporte do Linux para o protocolo Atm ainda está correntemente no estágio pre- alpha. Existe uma versão experimental, que siuporta conexões brutas ATM(PVCs e SVCs), IP sobre ATM, emulação de Rede Local...


Página seguinte Página anterior Índice