(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

181. Linux.

181.1 O que é o Linux?

O autor inicial do Linux foi Linus Torvalds. Desde sua versão original, ele foi melhorado por um número incontável de pessoas. Ele é um “clone”, escrito inteiramente a partir início, do sistema operacional Unix. Um dos fatos mais interessantes a respeito do Linux é que o seu desenvolvimento ocorre simultâneamente ao redor do mundo.

Linux foi registrado (copyright) sob os termos da Licença Pública Geral GNU(GPL). Esta é uma licença escrita pela Fundação do Software Livre FSF) que foi rojetada para evitar que as pessoas restringissem a distribuição de software. Em resumo, ela diz que embora possa ser cobrar por uma cópia, a pessoa que recebr a cópia não pode ser impedidad de dissemina-la gratuitamente. Também diz que o código fonte deve ser disponibilizado. Isto é útil para programadores. Qualquer um pode modificar o Linux e até mesmo distribuir suas modificações, contanto que le mantenha o código sob o mesmo registro (copyright).

181.2 O que faz o Linux diferente?

Porque trabalhar com o Linux? Linux é geralmente mais barato(ou elo menos n’ ao mais caro) que outros Sistemas Operacionais, e é frequentemente menos problemático do que vários sistemas comerciais. Mas o que torna o Linux diferente não é o preço(afinal de contas, porque alguém desejaria um S.O. - mesmo que ele seja gratuito – se ele não é suficientemente bom?) mas suas excepcionais capacidades:

  • Linux é um verdadeiro sistema operacional de 32 bits, multitarefa, robusto e suficientemente capaz para ser usado em organizações que variam de Universidades até grandes corporações.
  • Ele roda em máquinas que vão desde 386, até enormes máquina ultra- paralelas em centros de pesquisa.
  • Possui versões disponíveis para arquiteturas Intel, Sparc, e Alpha, e existe ainda o suporte experimental para Power PC e sistemas embutidos entre outros, tais como SGI, Ultra Sparc, AP1000+, Strong ARM, e MIPS R3000/R4000.
  • Finalmente, quando se pensa em interconexão, Linux é a escolha. Não sómente porque a interconexão é altamente integrada com o S.O própriamente dito e pelo fato das aplicações existentes estarem gratuitamente disponíveis, mas pela sua robustez sob pesadas cargas, que só pode ser alcançada depois de anos de testes e correções, em um projeto de Código Aberto.


Página seguinte Página anterior Índice