(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

175. Interface de Usuário MILO

Uma vez que se tenha instalado, carregado e executado o MILO corretamente, será apresentado o indicador de linha de comando na tela. Há uma interface muito simples que pode ser usada para inicializar uma imagem do kernel do Linux em particular. Digitar-se "help" é uma boa idéia para se obter um sumário dos comandos disponíveis.

175.1 O Comando Help

Provavelmente o comando mais útil do MILO:


MILO> help
MILO command summary:

ls [-t fs] [dev:[dir]] 
                 - Lista os arquivos em um diretório ou dispositivo
boot [-t fs] [dev:file] [boot string] 
                 - Inicializa o Linux a partir do arquivo ou dispositivo 
                   especificado.
run [-t fs] dev:file 
                 - Executa um programa em modo individual 
show             - Lista todos os dispositivos e sistemas de arquivos conhecidos
set VAR VALOR    - Configura a variável VAR para o VALOR informado
unset VAR        - Apaga a variável especificada
reset            - Apaga todas as variáveis
print            - Lista as configurações atuais das variáveis
help [var]       - Lista este texto de ajuda

Dispositivos são especificados como: fd0, hda1, hda2, sda1...
Use a opção '-t nome_do_sistema_de_arquivos' caso se deseje usar algo diferente do sistema de arquivos padrão ('ext2'). Use o comando 'show' para listar os sistemas de arquivos e dispositivos conhecidos. 
Digite 'help var' para obter uma lista da variáveis do MILO.

Nota: o comando bootopt funciona somente em sistemas AlphaPC64 (e similares). Verifique a documentação da placa para verificar o seu significado.

Dispositivos. a menos que se utilize um comando que necessite fazer uso de um dispositivo, nenhum dispositivo de inicialização será utilizado. Os primeiros comando show, ls, boot ou run farão com que os dispositivos presentes no MILO sejam inicializados. Dispositivos são nominados exatamente da mesma forma que o Linux o faz. Logo o primeiro disco IDE será chamado 'hda' e a sua primeira partição será 'hda1'.Use o comando show para mostrar os dispositivos disponíveis.

Sistemas de Arquivos MILO suporta três tipos de sistemas de arquivos: MSDOS, EXT2 e ISO9660. Assim que o dispositivo esteja disponível, MILO poderá executar os comandos list,boot ou run em uma imagem armazenada em algum dos sistemas de arquivos disponíveis. O sistema de arquivos padrão do MILO é denominado EXT2 e deve-se indicar ao MILO caso se esteja utilizando um sistema diferente. Todos os comandos que usem nomes de arquivos permitem que o parâmetro seja passado no formato -t [nome_de_arquivo]. Então, caso se deseje a lista de arquivos contidos em um CD ROM SCSI, pode-se digitar o seguinte comando:

     MILO> ls -t iso9660 scd0:

Variáveis. MILO contém algumas variáveis configuráveis que auxiliarão o processo de inicialização. Caso se esteja carregando o firmware ARC Windows NT, então o MILO fará uso das variáveis de ambiente de opção de inicialização informadas pelo firmware. Para alguns sistemas, o MILO (por exemplo o AlphaPC64) mantém o seu próprio conjunto de variáveis de ambiente que não são alteradas a cada inicialização. Estas variáveis são:


MILO> help var
Variáveis controlada pelo MILO:
MEMORY_SIZE  - Tamanho da memória do sistema, em megabytes
BOOT_DEV     - Especifica o dispositivo padrão de inicialização
BOOT_FILE    - Especifica o arquivo padrão de inicialização
BOOT_STRING  - Especifica o texto a ser passado ao kernel na inicialização
SCSIn_HOSTID - Especifica a identificação da máquina da controladora SCSI n.
PCI_LATENCY  - Especifica a latência do dispositivo PCI master
AUTOBOOT     - Caso configurado, MILO tentará inicializar-se automaticamente
               quando o equipamento for ligado e acionará o comando loop em caso 
               de falha.
AUTOBOOT_TIMEOUT - Segundos de espera antes de inicialização automática quando a 
                   máquina é ligada.

CUIDADO ao configurar AUTOBOOT sem um tempo de espera, pois pode-se ter uma inicialização automática imediatamente após a máquina ser ligada, ou seja tempo de espera igual a zero segundos, o que pode ser algo indesejável.

PCI_LATENCY é o número de ciclos de barramento PCI que o master PCI executa a cada vez que ele obtém o controle. O valor padrão é igual a 32 e o valor máximo é igual a 255. Configurar um valor maior significa que cada vez que o dispositivo obtenha o controle do barramento PCI ele pode transferir uma maior quantidade de dados. De qualquer forma, configurar esta variável para um valor maior significa que o dispositivo poderá esperar mais para obter este controle.

175.2 Inicializando o Linux

O comando boot inicia o Linux a partir de um dispositivo. Será necessário ter-se uma imagem do kernel do Linux em um disco com o sistema de arquivos padrão ext2 (SCSI, IDE ou disquete) ou um CD formatado no padrão ISO9660 disponível para o MILO. A imagem pode ser compactada com gzip e neste caso o MILO irá descompactá-la automaticamente. Versões antigas reconheciam um arquivo compactado pelo sufixo .gz, porém as versões atuais utilizam o número mágico para determinar o tipo de arquivo.

Deve-se notar que a versão do MILO não deve conferir com a versão do kernel do Linux que está sendo carregado. Pode-se inicializar o Linux usando-se a seguinte sintaxe:

     MILO> boot [-t sistema_de_arquivos] nome_dispositivo:nome_arquivo \
                       [[opção] [opção] ...]

Onde nome_dipositivo é o nome do dispositivo que se deseja utilizar e nome_arquivo é o nome do arquivo que contém o kernel do Linux. Todos os argumentos disponibilizados após um nome de arquivo serão passados diretamente para o kernel do Linux.

Caso se esteja instalando o Conectiva ou Red Hat Linux, então será necessário especificar um dispositivo raiz, devendo-se usar o seguinte formato:

     MILO> boot fd0:vmlinux.gz root=/dev/fd0 load_ramdisk=1

MILO irá automaticamente conter os blocos de dispositivos que foram configurados no vmlinux. Eu testei um programa de controle de uma unidade de disquetes e alguns programas de dispositivos SCSI (por exemplo, o NCR 810) e este funcionaram perfeitamente. Também é importante configurar a identificação de máquina da controladora SCSI para valores razoáveis. Por padrão, MILO irá inicializá-la com o maior valor possível (7) o qual normalmente funciona perfeitamente. De qualquer forma, caso se deseje, pode-se explicitamente configurar a identificação da controladora SCSI n no sistema através da variável SCSIn_HOSTID para outro valor apropriado. Por exemplo, para configurar a identificação da primeira controladora SCSI para 7, basta digitar o seguinte comando na linha de comando do MILO:

     setenv SCSI0_HOSTID 7

175.3 Reinicializando o Linux

Pode-se reinicializar o sistema Linux usando-se o comando shutdown -r now. Neste caso, o kernel do Linux retorna o controle para o MILO (via o ponto de entrada da instrução HALT CallOPAL). MILO deixará uma cópia comprimida de si próprio em memória por essa razão e detecta que o sistema está sendo reinicializado a partir da informação presente no HWRPB (Bloco de Parâmetros de Reinicialização de Hardware). Neste caso ele inicia a reinicialização usando exatamente o mesmo comando usado para acionar o Linux na última vez. Há um tempo de espera de 30 segundos que permite que se interrompa o processo e se inicie qualquer kernel que se deseje.

175.4 O comando ''bootopt''

Para sistemas baseados em memória flash como AlphaPC64, EB164 e EB66+, há um número de opções de inicialização possíveis e estas são alteradas pelo comando bootopt. Ele tem um argumento, um número decimal que o tipo de imagem a ser inicializada na próxima vez que o sistema for inicializado.:

0 Inicializar o Monitor de Depuração de Placas de Avaliação

1 Inicializar o firmware ARC Windows NT

A fim de indicar para o código de inicialização que ele deve usar o firmware MILO a partir da memória flash deve-se utilizar a opção de inicialização igual a N-ésima imagem. Para tanto, é necessário calcular 128 mais N, onde, se por exemplo MILO for a terceira imagem da memória flash, deve-se usar o comando:

     MILO> bootopt 131

Nota: seja muito cuidadoso com este comando. Uma boa regra é nunca configurar o bootopt para 0 (o Monitor de Depuração de Placas de Avaliação), mas ao invés disso usar as chaves de configuração do sistema para se obter o mesmo resultado.


Página seguinte Página anterior Índice