(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

174. Como Construir o MILO

O MILO é construído separado do kernel. Como MILO requer partes do kernel para a função (por exemplo, gerenciamento de interrupções) deve-se inicialmente configurar e construir um kernel que coincida com o MILO que se deseje construir. Isso significa principalmente que se deva construir que o MILO e o kernel devam Ter a mesma versão. Então MILO-2.0.25.tar.gz deverá ser construído em conjunto com linux-2.0.25.tar.gz. MILO poderá ser construído com uma versão posterior do kernel, mas o contrário não é verdadeiro. Agora que as bibliotecas compartilhadas ELF são totalmente suportadas, há duas versões dos fontes do MILO. Para construi-lo sob o sistema ELF, deve-se inicialmente desempacotar os fontes do MILO padrão e então atualizar aqueles fontes com o mesmo número de versão da atualização ELF. No restantes deste documento, assumiremos que os fontes do kernel e os arquivos objeto estão armazenados na sub árvore de diretórios de /usr/src/linux e que o kernel do Linux foi totalmente construído com o comando make boot

Para construir o MILO, altere o diretório de trabalho para a árvore de diretórios de fontes do MILO e acione o utilitário make da seguinte forma:

$    make KSRC=/usr/src/linux config

Assim como no kernel do Linux, diversas perguntas serão apresentadas.

Ecoar a saída na porta serial (MINI_SERIAL_ECHO) [y]

É uma boa idéia ecoar a saída da instrução printk do kernel em /dev/ttyS0 caso seja possível. Em caso afirmativo pressione "y", caso contrário "n". Todas as imagens padrão pré construídas do MILO incluem E/S da porta serial utilizando a COM1.

Usar a emulação de código do Digital BIOS (não é livre) \
                                (MINI_DIGITAL_BIOS_EMU) [y]

Este código é incluído como uma biblioteca a qual é livremente distribuída desde que seja utilizada em um sistema baseado em Alpha. Os fontes não estão disponíveis. Caso se responda n então o software de livre distribuição alternativo disponível que emula o BIOS será ativado. Seus fontes estão incluído no MILO. Note-se que não é possível neste momento utilizar o código de emulação de BIOS da Digital em uma sistema ELF (a biblioteca ainda não está pronta), sendo que neste caso deve-se obrigatoriamente responder não.

Construir PALcode a partir do fontes (cuidado: isto pode ser perigoso) \
                                 (MINI_BUILD_PALCODE_FROM_SOURCES) [n]     

Isto somente deve ser feito caso os fontes do PALcode tenham sido alterados, de outra forma utilize o PALcode padrão pré construído com o MILO.

Pode-se agora construir a imagem do MILO:

$    make KSRC=/usr/src/linux

Quando a construção for finalizada com êxito, a imagem do MILO estará em uma arquivo denominado milo. Há uma série de imagens chamadas milo.*, que devem ser ignoradas.

174.1 Como carregar o MILO

Os métodos de suporte de carga do MILO mais comum é o realizado a partir do firmware ARC do Windows NT que muitos sistemas tem instalados de fábrica. De qualquer forma há uma variedade de formas de cargas, a saber:

  • um disquete de bloco de inicialização "falso"
  • firmware ARC do Windows
  • Windows NT AlphaBIOS,
  • Console SRM da Digital
  • Monitor de Depuração de Placa de Avaliação Alpha,
  • flash/ROM.

Carregando o MILO a partir do firmware ARC do Windows NT

Muitos, se não todos, os sistemas baseados em Alpha AXP incluem o firmware ARC do Windows NT e este é o método preferido de inicializar o MILO e por conseqüência o Linux. Uma vez que o firmware do Windows NT esteja sendo executado e se tenha a imagem correta do MILO para o sistema, o método será completamente genérico.

O firmware ARC do Windows NT é um ambiente no qual programas podem ser executados e podem executar chamadas de retorno ao firmware para que este execute determinadas ações. O Carregador de Sistemas do Windows NT é um programa que faz exatamente isto. Linload.exe é um programa muito mais simples que executa o estritamente necessário para carregar e executar o MILO. Ele carrega o arquivo imagem apropriado na memória no endereço 0x00000000 e então executa uma chamada de troca PAL. MILO, assim como o Linux, utiliza um diferente PALcode daquele utilizado pelo Windows NT, razão pela qual a troca é necessária. MILO coloca sua imagem no endereço 0x200000 e segue para o endereço de entrada do PALcode descrito acima.

Antes de se adicionar uma opção de inicialização do Linux, será necessário copia o programa linload.exe e o MILO apropriado que se deseje carregar para algum local que possa ser lido pelo firmware ARC do Windows NT. No seguinte exemplo, assumimos que a inicialização está sendo realizada de um disque em formato DOS:

  1. A partir do menu de inicialização, selecione ''Menu Suplementar''.

  2. A partir do menu suplementar, selecione ''Configurar o Sistema...''.

  3. No menu de configuração, selecione ''Gerenciamento de menu de seleção de inicialização...''.

  4. No menu de seleção de inicialização, escolha ''Adicionar uma seleção de inicialização''.

  5. Selecione ''Unidade de Disquetes 0''.

  6. Informe ''\linload.exe'' como o diretório de carga do sistema operacional e nome.

  7. Indique que o sistema operacional está na mesma partição que o carregador informando ''sim''.

  8. Informe ''\'' como o diretório raiz do sistema operacional.

  9. Forneça à opção de inicialização criada um nome significativo, como por exemplo ''CLinux''.

  10. Indique que não se deseja inicializar o depurador durante a inicialização, informando ''não''.

  11. Deve-se voltar ao menu de seleções de inicializações. Escolha a opção a opção ''Alterar as seleções de inicialização. Selecione a opção recém criada para edição.

  12. Usando as setas de direção, selecione ''OSLOADFILENAME'', e informe o nome da imagem do MILO que se deseja utilizar, por exemplo ''noname.arc''. Pressione [Enter].

  13. Pressione [Esc] para retornar ao ''Menu de Seleção de Inicialização''.

  14. Selecione ''Configuração do Menu'' (ou pressione ESC novamente) e escolha a opção ''Menu Suplementar, e salvar as mudanças ''.

  15. A tecla ESC provocará o retorno ao menu de inicialização e pode-se então tentar a inicialização do MILO. Caso não se deseje que o Linux seja a primeira opção, pode-se então alterar a ordem de opções de inicialização no menu de seleções de inicialização.

Ao final deste processo, as seleções de inicializações disponíveis devem se parecer com algo similar ao apresentado a seguir :

LOADIDENTIFIER=CLinux
SYSTEMPARTITION=multi(0)disk(0)fdisk(0)
OSLOADER=multi(0)disk(0)fdisk(0)\linload.exe
OSLOADPARTITION=multi(0)disk(0)fdisk(0)
OSLOADFILENAME=\noname.arc
OSLOADOPTIONS=

Pode-se agora inicializar o MILO ( e portanto o Linux). Pode-se carregar o linload.exe e o MILO diretamente de um sistema de arquivos que o Windows NT entenda como um disco rígido NTFS ou DOS.

O conteúdo de OSLOADOPTIONS é passado ao MILO, que o interpreta como um comando. Então, para se inicializar o Linux diretamente do Windows NT, sem a pausa do MILO pode-se utilizar as seguintes opções no OSLOADOPTIONS:

boot sda2:vmlinux.gz root=/dev/sda2

Veja a Interface de Usuário do MILO para maiores informações sobre os comandos disponíveis.

Outra forma (mais rateira) de inicializar o MILO via firmware ARC do Windows NT, é se colocar o MILO em um disquete MS-DOS e acionar o programa fwupdate.exe e escolher a opção "Atualizar Firmware".

174.2 Carregando o Linux a partir do Windows NT AlphaBIOS

Com a introdução das séries XLT, a Digital alterou a interface de console do sistema para os equipamentos com NT de ARC para AlphaBIOS. Este sistema é composto por uma interface orientada por telas que pode ser mais familiar para os usuários de PCs. Esta mudança na interface da console necessita de alterações no procedimento de configuração para aqueles que desejem executar sistemas Linux/Alpha baseados em AlphaBIOS.

O primeiro passo a ser executado é instalar a última versão do AlphaBIOS no sistema. Ela pode ser obtida na página Web "Atualizações de Programas de Controle e Softwares de Sistema" da Digital, localizada em http://www.windows.digital.com/support/sysoft.htp. Transfira o arquivo ZIP, descompacte-o e instale conforme as seguintes instruções:

  • Copie os arquivos para um disquete formatado como FAT
  • Ligue o equipamento e insira o disquete. Na tela de abertura pressione F2 para se obter o modo de configuração. e
  • Selecione "Atualizar AlphaBIOS"
  • Siga as instruções da tela.

Uma vez que o AlphaBIOS esteja em sua última versão, pode-se iniciar a configuração de inicialização do sistema, conforme o descrito a seguir:

  • Crie um disquete formatado como FAT com as seguintes linhas:
    • linload.exe (a partir deste diretório)
    • milo (a versão adequada ao sistema disponível)
  • Ligue o sistema e insira o disquete. Na tela de abertura, pressione F2 para acionar o modo de configuração.
  • Selecione "Utilidades->Configuração de Seleção de Sistema Operacional..."
  • Pressione INSERIR para adicionar a seleção de um novo sistema operacional.
  • Para "Nome de Inicialização", informe algo como "CLinux". Pressione TAB para ir para o próximo campo.
  • Pressione seta para baixo, até que a seleção para "Arquivo de Seleção" esteja sobre "A:". Tecle TAB para ir para o próximo campo.
  • Informe "linload.exe". TAB duas vezes (ou seja, ignore o dispositivo de carga do SO - é irrelevante)
  • Informe "\" no caminho do arquivo de carga do SO.
  • Pressione ENTER para adicionar a seleção.

Neste ponto, AlphaBIOS irá provavelmente apresentar um grande e nada amigável diálogo denominado "Atenção: Seleção do Sistema Operacional não é válida". Ignore este erro (é somente (mais um) problema com o NT) e pressione ENTER para continuar.

  • Pressione F10 para salvar as mudanças recém feitas; pressione ENTER para confirmá-las.
  • Pressione ESC duas vezes para retornar à tela de abertura.
  • Use as setas para cima e para baixo para selecionar a opção de inicialização recém configurada, e pressione ENTER para inicializá-la.
  • AlphaBIOS irá carregar linload, o qual irá acionar o MILO. Ao se obter o indicador de linha de comando do MILO, proceda como se estivesse em uma instalação baseada em sistemas ARC.

Caso se tenha dedicado a primeira partição do disco rígido como uma pequena partição FAT de inicialização (conforme o procedimento de instalação solicita), e uma vez que o Linux esteja instalado, deve-se então copiar o linload.exe e o milo para esta partição. Uma vez que se desligue o sistema, pode-se modificar o menu de seleção do Linux para carregar o MILO a partir desta partição da seguinte forma:

  • Na tela de abertura, pressione F2 para acionar o modo de configuração
  • Selecione "Utilidades->Configuração de Seleção de Sistema Operacional..."
  • Selecione a entrada para CLinux, e pressione F6 para editá-la.
  • Pressione TAB sobre a opção de dispositivo da linha "Arquivo de Inicialização". Use as teclas de setas para selecionar a partição do disco rígido onde linload e milo residem (tipicamente "Disco 0 Partição 1" ou "Disco 1 Partição 1"). Pressione ENTER para confirmar a seleção.
  • Caso se deseje auto inicializar o Linux após o MILO ser carregado, então pressione TAB sobre a linha de "Opções de OS " e informe o comando MILO para carregar o sistema, como por exemplo "boot sda2:vmlinux.gz". Pressione ENTER para confirmar a seleção.
  • Pressione F10 para salvar as mudanças. Pressione ENTER para confirmar.

Uma vez que isso tenha sido realizado, inicializar e executar o Linux em um sistema baseado em AlphaBIOS será muito similar aos procedimentos de um sistema ARC.

Carregando o MILO a partir do Monitor de Depuração de uma Placa de Avaliação

Placas de avaliação (e freqüentemente outros designs clonados a partir delas) incluem suporte ao Monitor de Depuração de uma Placa de Avaliação. Consulte a documentação do sistema disponível antes de tentar utilizar este método para carregar o MILO. Os seguintes sistemas são conhecidos por incluírem o suporte ao Monitor de Depuração de Placa de Avaliação:

Antes de prosseguir com este método, deve-se considerar que versões mais antigas do Monitor de Depuração de Placa de Avaliação não incluíam programas de controle de teclado e vídeo, devendo-se estar preparado para se conectar ao sistema através da porta serial para se poder usar o Monitor de Depuração. Esta interface é muito simples e ao se digitar o comando "help" é apresentada uma lista de comandos disponíveis. Os mais interessantes são aqueles que incluem a palavra boot ou load.

O Monitor de Depuração de Placa de Avaliação pode carregar uma imagem via rede (netboot) ou via disquete (flboot). Nestes casos, configure o endereço de inicialização em 0x200000 (> bootadr 200000) antes de inicializar a imagem.

Caso a imagem esteja em um disquete (note-se que somente disquetes em formato DOS são suportados), então o seguinte comando será necessário: nd:

     AlphaPC64> flboot <MILO-image-name>

174.3 Carregando o MILO a partir de um Disquete de Bloco de Inicialização

Somente o AxpPCI33 é conhecido por incluir suporte ao disquete de bloco de inicialização (Seção Informações Específicas).

Caso não se tenha uma imagem .dd padrão do MILO pré construída, então será necessário construir uma disquete de bloco de inicialização SRM. Uma vez que se tenha construído o MILO, será necessário executar os seguintes comandos no sistema Digital Unix disponível:

     fddisk -fmt /dev/rfd0a
     cat mboot bootm > /dev/rfd0a
     disklabel -rw rfd0a 'rx23' mboot bootm

ou em um sistema Linux:

     cat mboot bootm > /dev/fd0 

Caso se tenha uma imagem padrão do MILO disponível (digamos MILO.dd),pode-se então construir um disquete de bloco de inicialização através do seguinte comando:

     dd if=MILO.dd of=/dev/fd0 

174.4 Carregando o MILO a partir da Flash/ROM

Há diversos sistemas onde o MILO podem ser colocado em memória flash e inicializado diretamente (ao invés do firmware ARC Windows NT):

174.5 Carregando o MILO a partir da Console SRM

A Console SRM (Sistema de Referência Manual) não reconhece absolutamente nada sobre sistemas de arquivos ou partições de discos. Ele simplesmente espera que o carregador secundário de sistemas ocupe um conjunto de setores físicos iniciados a partir de um deslocamento inicial pré determinado. As informações descrevendo o carregador secundário de sistemas (seu tamanho e deslocamento) são fornecidas no primeiro bloco de 512 bytes. Para carregar o MILO via SRM deve-se gerar uma estrutura em um dispositivo que o SRM possa acessar (como por exemplo um disquete). Esta é a causa de existirem mboot e bootm, mboot está no primeiro bloco (ou descrição de inicialização) e mboot é a imagem de MILO contida nos limites de 412 bytes.

Para se carregar o MILO de um dispositivo de bloco de inicialização, deve-se construir mboot e bootm e colocá-lo em um dispositivo de inicialização usando-se o seguinte comando:

        $ cat mboot bootm > /dev/fd0

ou encontre o arquivo MILO.dd apropriado na Internet e o grave em um dispositivo de inicialização usando RAWRITE.EXE ou dd.

Uma vez que se tenha concluído esta etapa, pode-se carregar a console SRM e usar um dos muitos comandos de inicialização do MILO. Por exemplo, para iniciar o MILO de uma unidade de disquetes pode-se usar o seguinte comando:

        >>>boot dva0
        (boot dva0.0.0.0.1 -flags 0)
        block 0 of dva0.0.0.0.1 is a valid boot block
        reading 621 blocks from dva0.0.0.0.1
        bootstrap code read in
        base = 112000, image_start = 0, image_bytes = 4da00
        initializing HWRPB at 2000
        initializing page table at 104000
        initializing machine state
        setting affinity to the primary CPU
        jumping to bootstrap code
        MILO Stub: V1.1
        Unzipping MILO into position
        Allocating memory for unzip
        ####...

Os seguintes sistemas são conhecidos por suportar a Console SRM:

174.6 Informações Específicas

AxpPCI33 (Noname)

A placa Noname pode carregar MILO a partir do firmware ARC do Windows NT, da console SRM e a partir de disquetes de blocos de inicialização. Um utilitário de gerenciamento flash, executável sob MILO estará disponível quando o MILO estiver rodando e pode ser gravado em memória flash. De qualquer forma, esteja avisado de que ao fazer isso, a imagem anterior será completamente perdida, uma vez que há espaço para somente uma imagem.

A forma como uma placa Noname inicializa é controlada por um conjunto de chaves, denominadas J29 e J28:

                    4
        J29     2 x x x 6
                1 x x x 5

        J28     2 x x x 6
                1 x x x 5
                    3

As duas opções que nos interessam são J28, pinos 1-3, a qual inicializa a console e o carregador da memória flash e J29, pinos 1-3, que inicializa a console e o carregador da unidade de disquete. A segunda opção é a necessária para carregar primeiramente o MILO em uma placa Noname.

Uma vez que se tenha selecionado a opção de disquetes via chaves de configuração, coloque o disquete de bloco de inicialização SRM contendo o MILO na unidade e reinicialize o sistema. Em poucos segundos (após a luz da unidade de disquetes acender) será visualizadas uma tela branca e o MILO indicará o que está acontecendo.

Caso se esteja realmente interessado em questões técnicas, a placa Noname carrega imagens do disquete no endereço físico 0x104000 e imagens da memória flash em 0x100000. Por esta razão, MILO é construído com o PALcode iniciando em 0x200000. Quando ele é iniciado primeiro, ele move a si mesmo para a localização correta (veja relocate.S).

AlphaPC64 (Cabriolet)

AlphaPC64 inclui suporte ao firmware ARC Windows NT, a console SRM e ao Monitor de Depuração de Placa de Avaliação. Estas imagens estão em memória flash, podendo-se inicializar o MILO diretamente desta memória. Um utilitário de gerenciamento flash, executável a partir do MILO está disponível uma vez que o MILO esteja sendo executado e pode ser gravado em memória flash. O sistema suporta variáveis de ambiente MILO.

Pode-se selecionar as opções de inicialização (e MILO quando este estiver em memória flash) usando uma combinação de chaves de configuração e opções de inicialização que são salvas em BVRAM do relógio TOY.

A chave é J2, bits SP 6 e 7 têm o seguinte significado:

  • bit SP 6 deve estar sempre fora. Caso esta chave esteja configurada então o mini depurador SROM será inicializado,
  • bit SP 7 fechado significa a seleção da opção de inicialização no relógio TOY,
  • bit SP 7 aberto indica a inicialização através da primeira imagem da memória flash.

Entãom quando o 7 bit estiver aberto, o monitor de depuração será inicializado e também a primeira imagem disponível na memória flash. Com o bit 7 fechado, a imagem selecionada pela opção de inicialização no relógio TOY será selecionado. O monitor de depuração, o firmware ARC Windows NT e o MILO suportam este tipo de configuração, mas deve-se ser muito cuidadoso ao se usar esta opção. Em particular, não se pode configurar a opção de inicialização e então na próxima vez que o sistema iniciar o MILO quando se estiver executando o firmware ARC do Windows NT, ele somente permitirá a configuração do monitor de depuração ou do ARC do Windows NT como opções de inicialização.

Para se obter MILO em memória flash via Monitor de Depuração de Placa de Avaliação, será necessária uma imagem da memória flash. Os procedimentos de construção criam o MILO.rom, mas pode-se construir uma imagem rom usando a ferramenta makerom no software monitor de depuração que vem com a placa:

    > makerom -v -i7 -l200000 MILO -o mini.flash

(digite makerom para descobrir o que os argumentos significam, porém 7 é a identificação da imagem flash usada pela srom e -l200000 fornece o endereço de carga da imagem como 0x200000).

Carregue a imagem na memória (via o comando flload do monitor de depuração, netload, e assim por diante) no endereço 0x200000 e a seguir grave a imagem na memória flash:

     AlphaPC64> flash 200000 8

(200000 é onde a imagem deve ser gravada na memória e 8 é o número do segmento onde se deve colocar a imagem. Há 16 segmentos de 1024*64 bytes na memória flash, onde o monitor de depuração está no segmento 0 e o firmware ARC do Windows NT está no segmento 4).

Configure a imagem que o srom irá inicializar através da gravação do número da imagem no relógio TOY.

     AlphaPC64> bootopt 131

(131 significa a terceira imagem, 129 = a primeira, 130 = a segunda e assim por diante).

Desligue a máquina, feche a chave de configuração 7 e ligue a máquina para ver a inicialização do MILO ser acionada. Caso isso não ocorra retire a chave 7 novamente e reinicialize o monitor de depuração.

EB66+

A EB66+, assim como todas as placas de avaliação Alpha construídas pela Digital contendo o Monitor de Depuração de Placa de Avaliação, pode carregar o MILO. Freqüentemente (mas não sempre) as placas cujo design é derivado desta, incluem o monitor de depuração. Normalmente elas incluem também o firmware ARC do Windows NT. Um utilitário de gerenciamento flash, executável no MILO está disponível e pode ser gravado na memória flash. Este sistema suporta variáveis de ambiente MILO.

Estes sistemas tem diversas imagens de inicialização controladas por chaves de configuração. Os dois bancos de chave são J18 e J16 e estão localizadas na parte inferior e no meio da placa (considerando que o processador Alpha seja o topo). Pode-se selecionar entre as opções de inicialização (e o MILO quando este esteja presente na memória flash) usando uma combinação de chaves e uma opção de inicialização que é salva na NVRAM no relógio TOY.

Chaves 7-8 fechados de J18 significam que deve ser inicializada a imagem descrita pela opção de inicialização do sistema. Jumper 7-8 de J18 abertos significam que se deve inicializar o Monitor de Depuração da Placa de Avaliação.

Gravar-se uma imagem na memória flash via o Monitor de Depuração da Placa de Avaliação é exatamente igual ao procedimento adotado para placas AlphaPC64.

EB64+/Aspen Alpine

Este sistema é muito similar ao AlphaPC64 exceto pelo fato dele não conter memória flash a partir da qual o MILO pode ser carregado. A placa EB64+ tem duas ROMs, uma das quais contém o firmware ARC Windows NT e o outro contém o Monitor de Depuração da Placa de Avaliação.

A placa Aspen Alpine é um pouco diferente uma vez que contém somente uma ROM que contém o firmware ARC Windows NT.

Universal Desktop Box (Multia)

Este é um pacote muito compacto com um sistema baseado em 21066 pré empacotado que pode incluir uma dispositivo gráfico TGA 21030). Pode-se usar quase todas as placas gráficas PCI nesta máquina, mas pode ser uma opção mais interessante aguardar pelo suporte completo a Tga no XFree86. Ela inclui o firmware ARC Windows NT e inicialização pelo método de opção de preferência do administrador.

EB164

A EB164, assim como todas as placas de avaliação Alpha da Digital contém um Monitor de Depuração da Placa de Avaliação, o qual pode carregar o MILO. Freqüentemente (mas não sempre) placas derivadas deste desenho incluem o monitor de depuração também. Normalmente, estas placas incluem o firmware ARC Windows NT. A console SRM e um utilitário de gerenciamento flash, executável a partir do MILO, estão disponíveis. Este sistema suporta variáveis MILO de ambiente.

Este sistemas têm diversas imagens de inicialização controladas por chaves de configuração. Os dois bancos de chaves estão em J1 e estão localizados na base da placa, à esquerda (caso o processador Alpha esteja no topo). Pode-se selecionar entre as opções de inicialização (e MILO quando este estiver gravado na memória flash) usando uma combinação de chaves e a opção de inicialização que estiver presente na NVRAM do relógio TOY.

Chave SP-11 de J1 fechada significa que deve ser inicializada a imagem definida pela opção de inicialização. Estando aberta a chave SP-11 de J1 significa que deve ser inicializada o Monitor de Depuração da Placa de Avaliação.

Gravar-se uma imagem na memória flash via o Monitor de Depuração da Placa de Avaliação é exatamente igual ao procedimento adotado para as placas AlphaPC64.

PC164

A PC164, assim como todas as placas de avaliação Alpha da Digital contém um Monitor de Depuração da Placa de Avaliação, o qual pode carregar o MILO. Freqüentemente (mas não sempre) placas derivadas deste desenho incluem o monitor de depuração também. Normalmente, estas placas incluem o firmware ARC Windows NT. A console SRM e um utilitário de gerenciamento flash, executável a partir do MILO, estão disponíveis. Este sistema suporta variáveis MILO de ambiente.

Este sistemas têm diversas imagens de inicialização controladas por chaves de configuração. O bloco de chaves principal, J30, contém as chaves de configuração do sistema e a chave CF6 fechada significa que o sistema irá inicializar o monitor de depuração. O padrão é aberto.

Gravar-se uma imagem na memória flash via o Monitor de Depuração da Placa de Avaliação é exatamente igual ao procedimento adotado para as placas AlphaPC64.

XL266

a XL266 é uma placa da família de sistemas conhecida como Avante. Ele tem uma placa grande contendo um processador Alpha e cache que devem ser conectados à placa principal no ângulos corretos. Esta placa pode substituir uma placa Pentium equivalente.

Alguns destes sistemas são fornecidos com a console SRM, mas outros, especialmente o XL266 são disponibilizados somente com o firmware ARC Windows NT.

Minha lista de sistemas compatíveis:

  • AlphaStation 400 (Avanti),
  • AlphaStation 250,
  • AlphaStation 200 (Mustang),
  • XL. Há dois sabores, XL266 e XL233 cuja única diferença é a velocidade de processador e tamanho do cache.

Nota: o sistema que eu uso para desenvolver e testar o MILO é um XL266 e esse é o único que eu posso garantir que funcione. De qualquer forma, tecnicamente, todos os sistemas acima são equivalentes, eles tem os mesmos conjuntos de processadores de suporte e os mesmos mecanismos de gerenciamento de interrupções.

Platform2000

Este é um sistema baseado em um 21066 233Mhz.


Página seguinte Página anterior Índice