(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

75. Recursos e Endereços

Nesta seção, vvv é usado no lugar de versões dos nomes dos pacotes, a fim de evitar a referência a uma versão específica. Ao recuperar um pacote, deve-se procurar usar sempre a versão mais recente, a menos que haja alguma boa razão para fazer o contrário.

75.1 Discos de Inicialização Pré-Configurados

Há diversas fontes de discos de distribuições. Por favor use um dos sites espelhos para reduzir o tráfego nestas máquinas.

Em adição aos discos das distribuições, as seguintes imagens de discos de emergência estão disponíveis:

  • tomsrtbt, de Tom Oehser, é um único disco de inicialização e raiz, baseado no kernel 2.0.33, com uma grande lista de funcionalidades e programas de suporte. Suporta IDE, SCSI, fita, placas de rede, PCMCIA e mais. Mais de 100 utilitários e ferramentas estão inclusas para correção e restauração de discos. O pacote ainda inclui programas para desmontagem e reconstrução de imagens, permitindo que novos itens possam ser incluídos.

    http://www.toms.net/~toehser/rb/tomsrtbt-current.tar.gz

    http://sunsite.unc.edu/pub/Linux/system/recovery/

  • rescue02, de John Comyns, é um disco de emergência baseado no kernel 1.3.84, com suporte a IDE e Adaptec 1542 e NCR53C7,8xx. Usa binários ELF, porém contém comandos suficientes para ser utilizado em qualquer sistema. Há módulos que podem ser carregados após a inicialização do sistema para todas as placas SCSI. Provavelmente não funcionará em sistemas com 4 Mb de RAM, uma vez que utiliza um disco de 3 Mb.

    http://sunsite.unc.edu/pub/Linux/system/recovery/rescue02.zip

  • resque_disk-2.0.22, de Sergei Viznyuk, é um disco de inicialização e raiz baseado no kernel 2.0.22 com suporte a IDE, muitas controladoras SCSI e ELF/OUT. Inclui ainda diversos módulos e utilitários para reparar e restaurar discos rígidos.

    http://sunsite.unc.edu/pub/Linux/system/recovery/resque_disk-vvv.tar.gz

  • Imagens cramdisk baseado no kernel 2.0.33, disponível para máquinas com 4 e 8 Mb. Incluem emulador matemático e suporte à comunicação (PPP e programas de discagem, NE2000, 3C509), ou suporte a dispositivos ZIP paralelos. Estas imagens serão capazes de inicializar um 386 com 4 Mb de RAM. Suporte a MSDOS está incluso, podendo-se assim transmitir da Internet para uma partição DOS.

    http://sunsite.unc.edu/pub/Linux/system/recovery/images/

75.2 Discos de Emergência

Diversos pacotes de criação de discos de emergência estão disponíveis em sunsite.unc.edu. Com estes pacotes pode-se especificar um conjunto de arquivos para inclusão e o software automatiza (em vários níveis) a criação do disco de inicialização. Veja http://sunsite.unc.edu/pub/Linux/system/recovery/!INDEX.html para maiores informações. Verifique as datas dos arquivos cuidadosamente --- alguns destes pacotes podem estar desatualizados há vários anos e podem não suportar a criação de sistemas de arquivos raiz compactados carregados em discos em memória. Até onde conhecemos Yard é o único pacote que poderá fazer isso.

75.3 Programas de Lote de Graham Chapman

Graham Chapman escreveu um conjunto de programas que podem ser bastante úteis como exemplos de criação de discos de inicialização. Em versões anteriores deste tutorial os programas apareciam como um apêndice, mas foram apagados deste documento e colocados em uma página web: http://www.zeta.org.au/~grahamc/linux.html

Pode ser conveniente o uso destes programas, mas deve-se ler cuidadosamente as instruções -- por exemplo ao especificar uma área de troca incorreta, pode-se apagar o sistema de arquivos raiz definitivamente. Esteja seguro de que esteja bem configurado antes de usar os programas.

75.4 LILO --- O carregador Linux

Escrito por Werner Almesberger. Excelente carregador da inicialização do sistema, e a documentação inclui informações sobre o setor de inicialização e os estágios anteriores do processo de carga de um sistema.

Ftp em ftp://tsx-11.mit.edu/pub/linux/packages/lilo/lilo.vvv.tar.gz. Está também disponível no Sunsite e seus diversos sites espelhos.

75.5 Perguntas Mais Freqüentes e Como Fazer

Estão disponíveis em diversos locais. Pode-se verificar os grupos de notícias da Usenet em news.answers e comp.os.linux.announce.

Perguntas mais freqüentes em http://sunsite.unc.edu/pub/Linux/docs/faqs/linux-faq e Como Fazer em http://sunsite.unc.edu/pub/Linux/docs/HOWTO.

Mais documentação sobre o Linux pode ser encontrada em Página do Projeto de Documentação Linux.

Caso o problema seja seríssimo pode-se enviar uma mensagem em inglês para mail-server@rtfm.mit.edu com a palavra ``help'' na mensagem.

75.6 Uso do Disco em Memória

Uma excelente descrição de como funciona o novo código de disco em memória pode ser encontrada com a documentação do kernel do Linux. Veja em /usr/src/linux/Documentation/ramdisk.txt. Foi escrito por Paul Gortmaker e inclui uma seção sobre a criação de discos em memória compactados.

75.7 O processo de inicialização do Linux

Para maiores detalhes sobre o processo de inicialização do Linux, seguem algumas indicações:

  • O Guia de Administração do Sistema Linux contém uma seção sobre o processo. Veja em http://sunsite.unc.edu/LDP/LDP/sag-0.5/node68.html
  • Visão Geral do LILO http://sunsite.unc.edu/pub/Linux/system/boot/lilo/lilo-t-20.ps.gz tem uma visão tecnicamente detalhada e definitiva sobre o processo de inicialização e como o kernel é carregado.
  • O código fonte é o último guia. Abaixo seguem alguns arquivos do kernel relacionados com o processo de inicialização. Caso se tenha à disposição os fontes do Linux, que podem ser encontrados em /usr/src/linux em sistemas Linux; ou alternativamente Shigio Yamaguchi (shigio@wafu.netgate.net) tem um kernel em hipertexto em http://wafu.netgate.net/linux/.

    arch/i386/boot/bootsect.S,setup.S

    Contém o código Assembler para o setor de inicialização.

    arch/i386/boot/compressed/misc.c

    Contém o código para descompactar o kernel.

    arch/i386/kernel/

    Diretório contendo o código de inicialização do kernel. setup.c contém a palavra de configuração do disco em memória.

    drivers/block/rd.c

    Contém o arquivo de controle do disco em memória. Os procedimentos rd_load e rd_load_image carregam os blocos de um dispositivo em um disco em memória. O procedimento identify_ramdisk_image determina o tipo do sistema de arquivos encontrado e se ele é compactado.


Página seguinte Página anterior Índice