(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

 

--- Instalação

Instalar o Magnux Linux é uma tarefa simples e que não envolve muitos passos, desde que sua máquina preencha os requisitos mínimos abaixo. O sistema é instalado usando um programa simples e que acompanha o usuários em todos os passos necessários para se completar a instalação. Como o programa é auto-explicativo e só permite avançar se o passo atual estiver dado corretamente, qualquer problema de instalação pode ser facilmente identificado e consertado.

Os requisitos de hardware para se instalar o Magnux Linux são:

  • Computador compatível com o i386 ou superior
  • Dezesseis (16) megabytes de memória
  • Unidade de disco IDE ou SCSI com cerca de 90MB de espaço em disco para a instalação mínima ou 1,5GB para a instalação completa.
Para a instalação via rede também são necessários:
  • Placa de rede compatível
  • Unidade de disquetes
  • Um ou dois disquetes (dependendo da placa de redes).
Finalmente, para a instalação a partir do CD-ROM:
  • Leitor de CD-ROM suportado
  • Unidade de disquetes e 1 ou 2 disquetes, dependendo se a máquina suporta iniciar o sistema a partir do CD-ROM e se o leitor precisa de módulos adicionais.

Gerando os Disquetes de Instalação

Nota: você pode pular estes passos se possui o CD-ROM de Instalação do Magnux Linux e se o leitor de CD-ROM aceita iniciar o sistema a partir do CD.

A imagem dos disquetes de instalação do Magnux Linux se encontram no diretório "img" na árvore de diretórios dos arquivos de instalação. Os arquivos encontrados normalmente são:

  • magnux-floppy-en.img - imagem do disquete de instalação em inglês.
  • magnux-floppy-pt_BR.img - imagem do disquete de instalação em português do Brasil.
  • drv-net-cdrom.img - imagem do disquete de módulos de rede e CD-ROM adicionais.
Você deve usar o arquivo que corresponde à sua opção de idioma e o disquete de módulos adicionais (você pode optar por gerar esta disquete depois, somente no caso de ele ser realmente necessário).
Nota: a opção de idioma de instalação, tanto na instalação via rede quanto na via CD-ROM, define apenas o idioma default a ser usado pelo sistema. O Magnux Linux tem suporte a vários idiomas ao mesmo tempo e até o idioma default pode ser reconfigurado depois, sem a necessidade de nova instalação.
De posse dos arquivos você tem que gravá-los em disquete para que possam ser úteis. Se você já se encontra em um sistema Unix ou similar, você pode usar o comando dd(1) para fazer a transferência:

# dd if=magnux-floppy-pt_BR.img of=/dev/floppy bs=1k

Você deve substituir o /dev/floppy com o nome do dispositivo de acesso ao leitor de disquetes. Se você estiver no Magnux Linux ou outro sistema Linux este dispositivo é o /dev/fd0.

Se você se encontra em sistemas baseados no MS-DOS ou similar (Windows 95/98/ME) será necessário usar outras ferramentas. No diretório "ut" na árvore de diretórios dos arquivos de instalação você encontra o programa RAWRITE.EXE que pode ser usado nestes sistemas para gerar um disquete de instalação a partir de um imagem em arquivo. O programa é bem simples de usar: basta executá-lo e seguir as instruções (basicamente fornecer o nome do arquivo-imagem e o drive de destino). Note que o RAWRITE não funciona no Windows NT/2000. Para eles existe o programa NTRW.EXE, também disponível no diretório "ut", que funciona de forma similar ao RAWRITE.EXE.

Instalando a partir da Rede

O Magnux Linux pode ser instalado totalmente pela rede, incluindo da própria Internet. Instalar pela rede pode ser útil se você já dispõe dos arquivos de instalação (e.g. você possui o CD-ROM do Magnux Linux) em outro servidor e gostaria de utilizá-los para instalação em uma rede.

Note que, apesar de possível, não é recomendado fazer a instalação direta da Internet. Os motivos da não recomendação são muitos: pode ser um processo demorado e consumidor de banda de rede, principalmente se a instalação for interrompida. Nestes casos é muito mais conveniente baixar os arquivos de instalação ou, melhor, baixar a imagem ISO e gerar um CD-ROM ou montá-la e disponibilizar via rede.

Antes de iniciar a instalação via rede você tem que gerar os disquetes de instalação, conforme descrito na seção "Gerando os Disquetes de Instalação". De posse do disquete de instalação o próximo passo é iniciar o computador a partir dele.

Após a tela de boas-vindas será pedida a opção de forma de instalação. Você deve optar por CD-ROM, para a instalação usando o CD de Instalação do Magnux Linux ou uma das outras duas opções de instalações via rede: FTP ou HTTP.

Discussões técnicas à parte, não há muita diferença entre a instalação usando FTP ou HTTP (a não ser que você acesso o servidor usando um proxy, caso em que a instalação via HTTP pode ser mais fácil). Além disso os passos são comuns, de forma que neste pequeno guia será usado "FTP" mas o mesmo pode ser aplicado à instalação via HTTP, a não ser que indicado o contrário.

Na próxima tela é necessário informar os parâmetros de configuração IP para poder acessar o servidor. Esta configuração pode ser simplificada enormemente se você dispuser de um servidor DHCP em sua rede. Se não, será necessário preencher os valores corretos de endereço IP, máscara de rede, roteador default, DNS e domínio (você pode precisar contactar o administrador da rede para obter os valores corretos).

A partir daí o programa lhe perguntará se você precisa de um servidor proxy para acessar o servidor onde os arquivos de instalação se encontram. (Novamente, pode ser necessário contactar o administrador da rede para responder à pergunta e configurar o proxy.) Se você acessa o servidor normalmente sem precisar de proxies pode seguramente responder "não" à pergunta. Se você não sabe se precisa de um proxy, pode experimentar respondendo "não" já que isso não causa qualquer dano. Se não funcionar, no entanto, será necessário voltar e usar os valores corretos.

A próxima tela apresentará uma lista de servidores da Internet já previamente configurados para servirem de "servidores de instalação" do Magnux Linux. (Como dito anteriormente, a instalação via Internet só é recomendada se você possuir uma excelente conexão com a Internet.) Junto à lista você também tem a opção de indicar se quer usar um servidor próprio. Ao optar por um servidor próprio você terá, na próxima tela, que informar seu nome e o diretório onde os arquivos de instalação se encontram. Se optar por um servidor da Internet nenhuma outra informação será necessária. Em ambos os casos você será levado para uma tela de confirmação das opções. Ao prosseguir será iniciada a cópia da segunda fase da instalação, descrita na próxima página.

Instalando a partir do CD-ROM

Para instalar o Magnux Linux a partir do CD-ROM deve-se primeiro testar se a máquina é capaz de iniciar o sistema a partir do CD-ROM. A instalação é extremamente facilitada se isso for possível.

Testar se máquina é capaz de iniciar o sistema a partir do CD-ROM é simples. Basta inserir o CD-ROM no leitor e reiniciar a máquina. Pode ser necessário configurar o BIOS da máquina para usar o CD-ROM -- normalmente isto é feito usando a tecla Delete no inicio do teste e configuração do hardware para se entrar no programa de setup, e indicando que o CD-ROM deve ser usado para iniciar o sistema.

Se a máquina é capaz de iniciar o sistema a partir do CD-ROM a tela de apresentação da instalação do Magnux Linux deve ser mostrada. Nela você deve escolher o idioma de instalação e default do sistema a partir do que o programa de instalação iniciará a segunda fase da instalação, descrita na próxima página.

Se a máquina não é capaz de iniciar o sistema a partir do CD-ROM, você deve seguir os passos descritos na seção "Gerando os Disquetes de Instalação" para gerar os disquetes que serão usados para instalar o sistema. De posse dos disquetes você deve iniciar o sistema a partir do disquete com a opção de idioma preferida e escolher a opção de instalação usando o CD-ROM. Assim que o CD inserido seja reconhecido é iniciada a segunda fase da instalação, descrita na próxima página.