(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

632. LEIAME.antes

NFS, o Sistema de Arquivos em Rede tem três importantes características:

  • Possibilita o compartilhamento de arquivos sobre uma rede local.
  • Funciona bastante bem.
  • Possibilita diversos problemas de segurança que são bem conhecidos por intrusos, e podem ser explorados na obtenção de acesso (leitura, gravação e remoção) de todos os arquivos de um sistema.

Abordaremos todos estes assuntos neste Como Fazer. Por favor, não deixe de ler os itens sobre segurança neste Como Fazer, o que tornará a rede menos vulnerável a riscos tolos de segurança. As passagens sobre segurança serão bastante técnicas e exigirão conhecimento sobre redes IP e sobre os termos usados. Caso não se reconheça algum dos termos aqui usados, verifique o Como Fazer - Redes ou obtenha um livro sobre administração de redes TCP/IP. Esta é uma boa idéia de qualquer forma, caso se esteja administrando máquinas Unix/Linux. Um livro muito bom é TCP/IP Network Administration de Craig Hunt, publicado pela O'Reilly & Associates, Inc. E após toda esta leitura, certamente você será mais valorizado no mercado de trabalho, e isso não se pode perder ;-)

Há duas seções de ajuda com problemas no NFS, chamadas Lista de Verificação e FAQs. Por favor, leia estas seções com atenção caso algo não funcione da maneira esperada.


Página seguinte Página anterior Índice