(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

629. Notas

Os comandos listados no arquivo /tape144/root/notes poderiam ser executados a partir de um programa. Quando tentei inicialmente obtive alguns erros de configuração rpc. Suspeito que a causa esteja no funcionamento muito rápido destes comandos e o programa "portmapper" não estava adequadamente instalado. Descobri que digitando-se a seqüência manualmente provocava um funcionamento adequado, e a partir de então tenho recomendado este método.

Esta configuração me parece segura. Note que alguém ainda pode ter acesso a todos os arquivos se eles forem ao dispositivo de fita e retirarem a fita antes que o administrador a retire. Dados muito sensíveis devem considerar o uso de criptografia na geração de cópias de segurança. Arquive em um formato padrão, redirecionando a saída da informação para um codificador, redirecionando agora a informação gerada pelo codificador para o /tmp/tapepipe conforme foi descrito acima. Note que erros no processo de recuperação resultarão na impossibilidade de recuperação de todos os arquivos após este ponto uma vez que todo o arquivo é agora um único arquivo codificado. É possível usar opções afio para primeiramente compactar cada arquivo através do gzip, depois codificá-los através de um programa DES, mas note que esta compactação inicial provê uma grande quantia de textos simples conhecidos para determinados quebradores de códigos. Uma opção mais segura seria a de evitar o passo gzip e simplesmente codificar todos os arquivos à custa de uma área de fita mais significativa. É desnecessário dizer que os arquivos DES não podem ser compactados eficientemente.

As instruções rc.inet1 incluídas permitirão a comunicação somente com a rede local e não com o resto do mundo através de um roteador.

Durante a recuperação total para um disco rígido vazio, o disco SAR #3 provê ftape.o para a máquina MS-DOS através de NFS. Isto se deve ao fato de alguma versão antiga do módulo ftape não poder controlar alguns dispositivos de fitas quando há um disco montado no dispositivo de disquetes. Com kernels mais novos, o conteúdo inteiro do NFS pode ser omitido.

Importante. ***TESTAR*** o processo de recuperação do SAR. Esteja certo de que se pode recuperar pelo menos um arquivo da fita para a máquina Linux usando somente os discos SAR (ou seja, sem montar o disco rígido). Caso não se possa reinicializar a máquina Linux sem perturbar vários usuários, troque a informação de configuração nos discos SAR para determinar a identidade ``linux'' para uma outra máquina MS-DOS e então inicialize as duas máquinas MS-DOS via disquete no modo Linux para estar seguro de que tudo funcione. Depois, troque a identidade ``linux'' novamente para que se tenha discos SAR usáveis.


Página seguinte Página anterior Índice