(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

625. Depurando o programa de controle ftape

625.1 O kernel ftape entra em colapso quando eu faço `...' - é um defeito?

Não, aquela é uma característica ;‐).

Falando sério, softwares de confiança não entram em colapso. Especialmente os kernels não entram em colapso ou não deveriam entrar em colapso. Se o kernel entrar em colapso sobre você quando estiver executando o ftape, e você puder mostrar que é o ftape que está atrapalhando as coisas, considere-o como um defeito que deve ser consertado. Envie os detalhes para o mantenedor (<kjj@pobox.com>) e para a lista de fita.

625.2 OK, é uma característica ...ehhh... de defeito - Como eu submeto um relatório?

Primeiro certifique-se de que você pode reproduzir o problema. Falsos erros são um pé no saco, pois são quase impossíveis de se conseguir encontrar :-/ Esta é uma lista de verificação rápida:

  • Versão do kernel, e ajustes aplicados.
  • ftape - versão.
  • modelo de unidade de fita / fabricante.
  • Expansão tipo barramento (EISA, ISA, PCI, ou VL-bus).
  • O que você fez para expor o problema.
  • O que deu errado em seu sistema.
  • Não apague o kernel e o arquivo ftape.o. Pode ser que eu queira que você tente executar alguns ajustes ou um teste diferente em seu sistema.

Aumente o nível de investigação para 7 (abaixo apenas da investigação máxima) e execute o comando offending novamente. Pegue os dados de investigação do registro do kernel ou /proc/kmsg, dependendo de onde você encontrou sua mensagem de erro. Tente olhar o que ftape expele para você. Pode parecer incompreensível a princípio, mas você pode conseguir informações valiosas do arquivo de registro. A maioria das mensagens têm uma função denominada pré-pendente, para tornar mais fácil a localização do problema. Examine a fonte, não grite ``LOBO!'', sem nem mesmo tentar. Se sua versão do kernel (ou ftape), for ``antiga'', se comparada a versão do kernel mais recente, tente conseguir uma versão de kernel mais nova (ou mesmo a mais nova) e veja se o problema desaparece com o uso do novo kernel. Quando você enviar seu relatório de problemas, inclua as informações sobre a versão ftape, a versão do kernel, expansão tipo barramento (ISA, VL-bus, PCI ou EISA), velocidade do barramento, controlador de disquete, e unidade de fita. Especifique exatamente o que você fez, e o que aconteceu no seu sistema. Algumas pessoas vivenciaram que ftape não executaria numa caixa baseada PCI, mas executou sem defeitos em um ISA normal baseado na máquina 386DX (ver a seção Placas mãe do PCI e o ftape nas máquinas PCI acima).

Também pense nas pobres almas que realmente pagam seu acesso a Internet (como eu): evite enviar um (imenso) registro da execução do ftape, sem motivo. Ao invés disso, você poderia descrever o problema, e oferecer para enviar o registro para as partes interessadas.

Envie seu relatório de defeito para <linux-tape@vger.rutgers.edu>. Você pode querer também enviar o defeito para <claus@momo.math.rwth-aachen.de>.


Página seguinte Página anterior Índice