(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

599. Que índice de recuperação posso esperar?

Isso depende. Entre os problemas com a recuperação de arquivos em sistemas operacionais com alta qualidade, multitarefa e multiusário como o Linux, o maior reside no fato de que nunca se sabe quando alguém irá escrever no disco. Por isso quando se solicita ao sistema operacional para apagar um arquivo, presume-se que os blocos usados por aquele arquivo sejam somente os alocados e necessários para a criação do arquivo (este é um exemplo específico de um princípio geral para o Linux: o kernel e as ferramentas associadas presumem que os usuários não sejam leigos). Em geral, quando mais uso tenha a máquina, é menor a probabilidade de recuperar arquivos com sucesso.

Também, a fragmentação do disco pode afetar a facilidade da recuperação de arquivos. Se a partição contendo os arquivos apagados estiver fragmentada, é improvável que se possa ler todo o arquivo.

Caso a máquina, assim como a minha, é usada efetivamente como uma estação de trabalho de um único usuário (a minha nem mesmo tem ainda uma conexão de rede, talvez ano que vem...), e não se estava executando nenhuma tarefa de uso intensivo de disco no momento fatal da eliminação indevida de alguns arquivos, pode-se esperar um índice de recuperação como o descrito acima. Pude recuperar quase 94% dos arquivos (e estes eram arquivos binários, e por favor, repare) sem danos. Ao se conseguir 80% ou mais, pode-se sentir satisfeito consigo mesmo, eu acho.


Página seguinte Página anterior Índice