(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

563. NE2000+ ou AT/LANTIC Cards

Algumas implementações DP83905 da Nat Semi (como a AT/LANTIC e a NE2000+) são software configuráveis (note que estas placas podem também emular uma placa wd8013!). Você pode conseguir o arquivo /pub/linux/setup/atlantic.c do servidor ftd de Donald cesdis.gsfc.nasa.gov para configurar esta placa. Além disso, a configuração de programas para as placas DP83905 Kingston parecem funcionar com todas as placas, pois não verificam um endereço de vendedor específico antes de permitir que você use-as. Siga a seguinte URL: Kingston Software e obtenha o 20XX12.EXE e o INFOSET.EXE.

Cuidado quando configurar as placas NE2000+, pois você pode dar a elas valores de configuração ruins que podem causar problemas. Um exemplo típico é capacitar acidentalmente a inicialização ROM na EEPROM (mesmo que não haja ROM instalado) para uma configuração que entre em conflito com a placa VGA. O resultado é um computador que só apita para você (AMI apita oito vezes por uma falha do VGA) quando você liga e nada aparece na tela.

Você pode tipicamente recuperar disto fazendo o seguinte: Remova a placa da máquina, e então inicialize e entre a configuração CMOS. Mude o Adaptador de ` Exposição' para `Não Instalado' e mude o padrão do dispositivo de inicialização para `A:' (seu dispositivo de disquete). Também mude a `Espera do F1 se qualquer Erro' para `Incapacitado'. Desta maneira, o computador deve inicializar sem intervenção do usuário. Agora crie uma unidade de disquete DOS inicializável (`formatação a: /s /u') e copie o programa default.exe do arquivo 20XX12.EXE acima para aquela unidade de disquete. Então digite padrão echo > a:autoexec.bat para que o programa configure a placa de volta para sanar os padrões que rodarão automaticamente quando você inicializar a partir desta unidade de disquete. Desligue a máquina, reinstale a placa ne2000+, insira sua nova unidade de disquete de inicialização, e ligue novamente. Ela provavelmente ainda sinalizará, mas eventualmente você deve ver a luz da unidade de disquete acender quando ela inicializar a partir da unidade de disquete. Espere um minute ou dois para que a unidade de disquete pare, indicando que terminou de rodar a programa default.exe, e então desligue o computador. Quando você ligá-lo novamente, você deve ter uma exposição operante novamente, permitindo que você mude suas configurações CMOS de volta, e mude as configurações EEPROM da placa de volta aos valores que você queira.

Note que se você não tiver o DOS à mão, você pode fazer o método completo acima com um disco de inicialização Linux que automaticamente roda o programa do Donald atlantic (com a linha de comando certa, ela troca) ao invés do disco de inicialização do DOS que automaticamente roda o programa default.exe.


Página seguinte Página anterior Índice